Casa Jardins / CR2 Arquitetura

Casa Jardins / CR2 Arquitetura

Casa Jardins / CR2 Arquitetura - Jardim, JanelaCasa Jardins / CR2 Arquitetura - Janela, EscadaCasa Jardins / CR2 Arquitetura - Janela, FachadaCasa Jardins / CR2 Arquitetura - Escada, Fachada, Corrimão, JanelaCasa Jardins / CR2 Arquitetura - Mais Imagens+ 47

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: CR2 Arquitetura; CR2 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Lot Of, Aquecebem, By Kamy, Calhas Sassayuki, Casa Franceza, Deca, Dpot, Elemento V, Engemix, Etel, Gaiotto, Grohe, JRS pisos, Lumini, Micasa, Ovo, Portobello, STR, Sumaré Vidros, Unibox, +2
  • Construtora: Foz Engenharia
  • Projeto Estrutural: Benedicts Engenharia
  • Projeto De Paisagismo: Rodrigo Oliveira Paisagismo
  • Projeto De Elétrica E Hidráulica: Engeplot
  • Projeto De Iluminação: CR2 Arquitetura
  • área Do Terreno: 380 m² (10x38m)
  • Autores: Cecilia Reichstul e Clara Reynaldo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jardins / CR2 Arquitetura - Janela, Fachada
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência em São Paulo é um projeto para um casal de meia idade e uma filha. Moradores do bairro queriam seguir vivendo ali, mas não mais em um apartamento. O terreno encontrado, numa pequena rua, abrigava uma cozinha industrial que ocupava 100% do lote. Essa construção não tinha nenhum valor arquitetônico e nenhuma preocupação com insolação e ventilação. Partiu daí a ideia de um projeto que seria um mini respiro na paisagem urbana.

Plantas

Casa Jardins / CR2 Arquitetura - Mais Imagens+ 47

A grande caixa de concreto do primeiro pavimento é o conceito da casa. Nessa caixa foram feitos rasgos, criando vazios que iluminam, sem devassar a intimidade dos moradores dessa casa, que fica no coração de um bairro predominantemente de prédios.  Os vazios são preenchidos por jardins exuberantes e contemplativos, que podem ser vistos de todos os ambientes, criando uma conexão visual entre térreo e primeiro pavimento. Outro ponto importante nessa conexão é o pé direito duplo da sala de estar, que permite uma compreensão clara da casa.

Casa Jardins / CR2 Arquitetura - Fachada, Corrimão
© Fran Parente

O uso de vigas invertidas foi a solução estrutural encontrada para que a laje do primeiro pavimento fosse vista do térreo, reforçando a identidade da caixa em concreto. Essa escolha também permitiu que toda a tubulação do segundo pavimento passasse entre piso e laje.

A locação da casa no lote visa aproveitar ao máximo a insolação, já bastante limitada pelo entorno. No andar inferior está a parte social da residência: de um lado o bloco fechado do lavabo. Do outro o bloco da cozinha e área de serviço. Entre eles, abertos, sala de estar e jantar. Todo o pavimento tem piso de granilite, abandonando a sensação de estar dentro ou fora da casa. Uma parede de cobogó amarelos faz a separação da garagem para o jardim. No andar superior tem três suítes e uma sala de televisão, além de uma varanda com pergolado, resultado de um desses recortes na caixa de concreto flutuante.

Casa Jardins / CR2 Arquitetura - Mesa, Janela
© Fran Parente

A escada, no meio da sala, foi adotada como um elemento plástico e escultural em si, solta de tudo, servindo como uma proteção visual de quem ingressa na residência, bloqueando parcialmente a visão do que está acontecendo na sala.

Casa Jardins / CR2 Arquitetura - Escada, Corrimão
© Fran Parente

Trata-se de um projeto com fortes referências modernistas, pelo concreto, planta livre e elementos vazados, mas com uma pegada mais contemporânea e atual.

Casa Jardins / CR2 Arquitetura - Fachada, Corrimão, Janela
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jardins / CR2 Arquitetura" 09 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758753/casa-jardins-cr2-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.