Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos

Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos - Mais Imagens+ 38

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: spbr arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  183
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Concresteel, Desmobilia, Legno Nibile, Life Fitness, Neobambu, Sanfor, Sarrep, Spinelli Glass, Sólido Gart, thyssenkrupp
  • Autor: Angelo Bucci
  • Equipe De Projeto: Nilton Suenaga, Tatiana Ozzetti, Ciro Miguel, Eric Ennser, João Paulo Meirelles de Faria, Juliana Braga, Fernanda Cavallaro, Victor Próspero
  • Engenharia Estrutural: Ibsen Puleo Uvo
  • Fundações: Apoio Assessoria e Projeto de Fundações - José Luiz de Paulo Eduardo
  • Sondagem: Engesolos Engenharia de Solos e Fundações
  • Instalações: JPD Projetos de Instalações - Jairo Paixão Daniel, Joel Paixão Daniel, Jamir Paixão Daniel, Jaime Paixão Daniel Filho
  • Paisagismo: Raul Pereira
  • Iluminação: Reka - Ricardo Heder
  • Construtor: José Antonio Queijo Felix
  • Construção: Theobaldo Bremenkamp, Reinaldo Francisco Ramos [Renner]
  • Marcenaria: Móveis AEME - Agostinho Alves Moreira
  • Serralheria: Carlos Augusto Stefani
  • área Do Terreno: 269,50 m2
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon

Escavada no ar - Uma piscina em São Paulo

Nuvens, garoa, chuva, neve ou granizo, em todos os seus estados físicos a água está relacionada com céu.

No entanto, se somos convidados a pensar sobre uma piscina, nossa imaginação automaticamente começa a cavar o chão. Mares, lagos e lagoas explicam a razão pelo motivo que reagimos nessa direção. Faz sentido, a imagem corresponde à palavra, a água que repousa suavemente sobre o solo. Água define a superfície.

Planta Níveis 0 / +1.40

Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos - Mais Imagens+ 38

Mas se eu falar de um tipo específico de piscina, um tanque de água ou uma torre de água, primeiro imagina-se um volume elevado de água, uma piscina separada do nível do solo. Neste caso, a pressão hidrostática é uma exigência do cumprimento de tubos para fornecer água. O nível de água possui uma possibilidade potencial.

Enquanto caminhamos, poderíamos perguntar: onde está a superfície? No sentido específico da palavra, a superfície não tem camadas ou espessura. No entanto, se alguém anda em uma cidade como São Paulo [ou Nova York], o nível do solo não corresponde à superfície. Existem algumas pedaços do solo que não são tocados pela luz do sol durante décadas desde que os edifícios os sombreiam permanentemente.

© Nelson Kon

Neste local específico, a altura média da área é definida pelo código de zoneamento: 6 metros. Não são necessários contratempos secundários. O edifício vizinho do leste faz sombra no nosso terreno durante toda a manhã, enquanto o vizinho oeste começa a nos sombrear durante a tarde. Portanto, se há uma piscina a ser construída, exposta à luz natural durante todo o dia, é crucial para definir sua superfície que ela esteja seis metros acima do nível do solo.

A suposição aqui é como nadar numa torre de água e desfrutar desse potencial como uma possibilidade de projeto.

© Nelson Kon

Uma casa de fim de semana na cidade

São Paulo, metrópole de 20 milhões de habitantes, situa-se a cerca de uma hora do litoral. Seus habitantes passam horas em congestionamentos intensos durante a semana e, nos finais de semana, especialmente no verão, milhares de pessoas vão às praias causando congestionamento também nas estradas.

Trata-se de um local bastante central, entre uma avenida arterial, Avenida Brigadeiro Faria Lima, e um eixo de infraestrutura metropolitana [via expressa e ferrovia] construída nas margens do Rio Pinheiros. Além disso, o terreno se situa exatamente sob a zona cônica do aeroporto, ou seja, todos os voos provenientes do Rio de Janeiro constantemente sobrevoam a área.

© Nelson Kon

A fim de evitar ficarem presos ao volante durante os finais de semana, nossos clientes desenvolveram este inesperado, porém lógico, programa: uma casa de fim de semana na região central de São Paulo.

Uma piscina, um solário e um jardim são os principais elementos deste projeto. O resto do programa é complementar: um quarto, um pequeno apartamento para o caseiro e um espaço para cozinhar e receber os amigos.

© Nelson Kon

A altura máxima permitida pela legislação nessa região da cidade é de 6 m. Sendo assim, o nível a 6 m de altura foi considerado o novo “nível térreo”, pois aqui sempre receberá luz do sol e, portanto, será o espaço mais atraente para estar.

A piscina e o solário foram dispostos como volumes paralelos, e dois pilares foram locados no vão de 1 m entre esses volumes. Estruturalmente, a piscina funciona como contrapeso do solário. O vão de 12 m entre os dois apoios principais se depara de um lado com vigas que suportam a piscina e, de outro, com vigas que suportam o solário, que também penduram o piso inferior.

© Nelson Kon

O nível do solo fica livre de qualquer construção, a fim de alcançar o máximo de área ajardinada possível. Como resultado, há três camadas diferentes e três atmosferas diferentes: o nível do solo [jardim], o nível do apartamento e a cobertura [piscina].

Este edifício e o seu programa se diferem do foco dos projetos arquitetônicos tradicionais de duas formas: a metrópole se torna um lugar possível para estar e desfrutar dos fins de semana, e os elementos geralmente considerados secundários em uma casa tornam-se os principais. 

© Nelson Kon

*Este projeto foi publicado originalmente em 28 de abril de 2014.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos" [Weekend House in Downtown São Paulo / SPBR Arquitetos] 05 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758595/casa-de-fim-de-semana-em-sao-paulo-spbr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.