O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. SPBR Arquitetos
  6. 2013
  7. Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos

Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos

Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos
Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 43

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Brasil
  • Autor

    Angelo Bucci
  • Equipe de Projeto

    Nilton Suenaga, Tatiana Ozzetti, Ciro Miguel, Eric Ennser, João Paulo Meirelles de Faria, Juliana Braga, Fernanda Cavallaro, Victor Próspero
  • Área

    183.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Engenharia Estrutural

    Ibsen Puleo Uvo
  • Fundações

    Apoio Assessoria e Projeto de Fundações - José Luiz de Paulo Eduardo
  • Sondagem

    Engesolos Engenharia de Solos e Fundações
  • Instalações

    JPD Projetos de Instalações - Jairo Paixão Daniel, Joel Paixão Daniel, Jamir Paixão Daniel, Jaime Paixão Daniel Filho
  • Paisagismo

    Raul Pereira
  • Iluminação

    Reka - Ricardo Heder
  • Construtor

    José Antonio Queijo Felix
  • Construção

    Theobaldo Bremenkamp, Reinaldo Francisco Ramos [Renner]
  • Marcenaria

    Móveis AEME - Agostinho Alves Moreira
  • Serralheria

    Carlos Augusto Stefani
  • Área do Terreno

    269,50 m2
  • Mais informações Menos informações
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Escavada no ar - Uma piscina em São Paulo

Nuvens, garoa, chuva, neve ou granizo, em todos os seus estados físicos a água está relacionada com céu.

No entanto, se somos convidados a pensar sobre uma piscina, nossa imaginação automaticamente começa a cavar o chão. Mares, lagos e lagoas explicam a razão pelo motivo que reagimos nessa direção. Faz sentido, a imagem corresponde à palavra, a água que repousa suavemente sobre o solo. Água define a superfície.

Planta Níveis 0 / +1.40
Planta Níveis 0 / +1.40

Detalhe 1 Corte 3 Corte  2 Planta Níveis +5.60 / 6.475 + 43

Mas se eu falar de um tipo específico de piscina, um tanque de água ou uma torre de água, primeiro imagina-se um volume elevado de água, uma piscina separada do nível do solo. Neste caso, a pressão hidrostática é uma exigência do cumprimento de tubos para fornecer água. O nível de água possui uma possibilidade potencial.

Enquanto caminhamos, poderíamos perguntar: onde está a superfície? No sentido específico da palavra, a superfície não tem camadas ou espessura. No entanto, se alguém anda em uma cidade como São Paulo [ou Nova York], o nível do solo não corresponde à superfície. Existem algumas pedaços do solo que não são tocados pela luz do sol durante décadas desde que os edifícios os sombreiam permanentemente.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Neste local específico, a altura média da área é definida pelo código de zoneamento: 6 metros. Não são necessários contratempos secundários. O edifício vizinho do leste faz sombra no nosso terreno durante toda a manhã, enquanto o vizinho oeste começa a nos sombrear durante a tarde. Portanto, se há uma piscina a ser construída, exposta à luz natural durante todo o dia, é crucial para definir sua superfície que ela esteja seis metros acima do nível do solo.

A suposição aqui é como nadar numa torre de água e desfrutar desse potencial como uma possibilidade de projeto.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Uma casa de fim de semana na cidade

São Paulo, metrópole de 20 milhões de habitantes, situa-se a cerca de uma hora do litoral. Seus habitantes passam horas em congestionamentos intensos durante a semana e, nos finais de semana, especialmente no verão, milhares de pessoas vão às praias causando congestionamento também nas estradas.

Trata-se de um local bastante central, entre uma avenida arterial, Avenida Brigadeiro Faria Lima, e um eixo de infraestrutura metropolitana [via expressa e ferrovia] construída nas margens do Rio Pinheiros. Além disso, o terreno se situa exatamente sob a zona cônica do aeroporto, ou seja, todos os voos provenientes do Rio de Janeiro constantemente sobrevoam a área.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

A fim de evitar ficarem presos ao volante durante os finais de semana, nossos clientes desenvolveram este inesperado, porém lógico, programa: uma casa de fim de semana na região central de São Paulo.

Uma piscina, um solário e um jardim são os principais elementos deste projeto. O resto do programa é complementar: um quarto, um pequeno apartamento para o caseiro e um espaço para cozinhar e receber os amigos.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

A altura máxima permitida pela legislação nessa região da cidade é de 6 m. Sendo assim, o nível a 6 m de altura foi considerado o novo “nível térreo”, pois aqui sempre receberá luz do sol e, portanto, será o espaço mais atraente para estar.

A piscina e o solário foram dispostos como volumes paralelos, e dois pilares foram locados no vão de 1 m entre esses volumes. Estruturalmente, a piscina funciona como contrapeso do solário. O vão de 12 m entre os dois apoios principais se depara de um lado com vigas que suportam a piscina e, de outro, com vigas que suportam o solário, que também penduram o piso inferior.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O nível do solo fica livre de qualquer construção, a fim de alcançar o máximo de área ajardinada possível. Como resultado, há três camadas diferentes e três atmosferas diferentes: o nível do solo [jardim], o nível do apartamento e a cobertura [piscina].

Este edifício e o seu programa se diferem do foco dos projetos arquitetônicos tradicionais de duas formas: a metrópole se torna um lugar possível para estar e desfrutar dos fins de semana, e os elementos geralmente considerados secundários em uma casa tornam-se os principais. 

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
SPBR Arquitetos
Escritório
Cita: "Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos" [Weekend House in Downtown São Paulo / spbr arquitetos] 11 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758595/casa-de-fim-de-semana-em-sao-paulo-spbr> ISSN 0719-8906