Passeios de Arquitetura IAB/SP

O Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP) elaborou uma série de passeios arquitetônicos pelo centro da capital paulista, trata-se de sugestões de caminhadas passando por edifícios e locais interessantes que fazem parte da memória urbana ou representam marcos importantes na arquitetura paulistana.

Os passeios, que têm como ponto de encontro e partida o edifício sede do IAB/SP, localizado na Rua Bento Freitas, número 306, têm como objetivo divulgar a arquitetura do centro de São Paulo para turistas, estudantes e qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o assunto.

A primeira fase desse projeto abrange um raio de 600 metros em torno do Edifício IAB/SP, com cerca de cinquenta pontos de interesse, porém, a ideia é que mais locais sejam acrescentados aos passeios e novas rotas sejam criadas.

A página da iniciativa conta com um inventário das obras visitadas com imagens, textos, a localização exata e a indicação da presença de outras obras importantes nas proximidades.

Veja a seguir alguns dos passeios sugeridos pelo IAB/SP:

Passeio República

Passeio República. © Rafael Schimidt. Image Cortesia de IAB/SP

Destacam-se neste passeio o Edifício Esther (marco da arquitetura modernista brasileira), o Edifício do Instituto de Educação Caetano de Campos (uma das primeiras escolas públicas de São Paulo) e a Galeria Califórnia (projeto de Oscar Niemeyer, que conta com um mural de Portinari no térreo).

Na Praça da República existe um espaço livre entre o Caetano de Campos e o jardim público recentemente restaurado, onde vez ou outra ocorrem manifestações, apresentações de rua, festas, etc. Aos sábados e domingos acontece ali uma feira de artesanato que conta também com tendas de alimentação, nas quais são servidas comidas típicas de várias origens, nacionais e internacionais.

Passeio Dom José Gaspar

Passeio Dom José Gaspar. © Rafael Schimidt. Image Cortesia de IAB/SP

Conheça o histórico Largo da Memória próximo ao metrô Anhangabaú (antigo ponto de encontro e descanso de viajantes, foi sendo modelado ao longo do tempo, sendo a última intervenção mais marcante de projeto de Vitcor Dubugras e José Wasth Rodrigues), a Biblioteca Municipal Mario de Andrade (recentemente restaurada), além do “Estadão” (edifício projetado por Adolf Franz Heep, marcante na paisagem da cidade) e que tem, logo no outro lado da rua, o tradicional sanduiche de pernil.

Na Praça Dom José Gaspar sempre têm roda de samba aos sábados e a clássica feijoada com joelho de porco. Ali também se localiza a Galeria Metrópole que conta com vários pavimentos de circulação livre durante os dias úteis onde encontram-se lojas, restaurantes e escritórios de arquitetura.

Passeio Roosevelt

Passeio Roosevent. © Rafael Schimidt. Image Cortesia de IAB/SP

Passe pelos edifícios das três esquinas projetados por Oswaldo Bratke em períodos distintos de sua carreira, e atravesse por dentro do Edifício Copan (projeto icônico de Niemeyer pela permeabilidade do publico no térreo e pela alta densidade e tamanhos variados de apartamentos). Veja também as ruínas do Teatro Cultura Artística (projetado por Rino Levi) incendiado em 2008, mas que ainda carrega em sua fachada um mural de Di Cavalcanti.

Durante o dia a Praça Roosevelt atrai jovens que manobram bicicletas, skates e patins, devido à pavimentação propícia. À noite ficam abertos os diversos bares e teatros pela madrugada adentro. Na praça encontra-se também a Igreja da Consolação, cujo projeto de 1907 é de Maximiliano Emil Hehl, mesmo autor da Catedral da Sé. 

Passeio Rotary

Passeio Rotary. © Rafael Schimidt. Image Cortesia de IAB/SP

A Praça Rotary é bastante frequentada por crianças e turmas escolares devido à Biblioteca Infantil Mario de Andrade e das áreas para jogos e brincadeiras.

Nas proximidades, destacam-se as dependências do complexo hospitalar da Santa Casa da Misericórdia, além dos edifícios históricos da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. A Rua Maria Antônia, palco de batalhas politicas entre estudantes da USP e do Mackenzie durante a ditadura militar, hoje abriga bares movimentados pela juventude universitária.

Passeio Arouche

Passeio Arouche. © Rafael Schimidt. Image Cortesia de IAB/SP

Encontram-se por esse caminho vários edifícios residenciais projetados por Adolf Franz Heep, Rino Levi e Henrique Mindlin e Oscar Niemeyer. Por ele pode-se ter uma pequena ideia do antigo glamour da Avenida São João e seus belos edifícios, bastante prejudicados após a construção do Elevado Costa e Silva, o Minhocão.

O Largo do Arouche é referência como ponto de encontro LGBT e também é reconhecido pelas floriculturas e bons restaurantes das redondezas.

Referência: IAB/SP

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Passeios de Arquitetura IAB/SP" 27 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758042/passeios-de-arquitetura-iab-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.