O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. figueroa.arq
  6. Casa VRP / Figueroa.ARQ

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa VRP / Figueroa.ARQ

Casa VRP / Figueroa.ARQ
Casa VRP / Figueroa.ARQ, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon Cortesia de Figueroa.ARQ © Nelson Kon + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Brasil
  • Autores

    Mario Figueroa, Marcus Vinicius Damon, Leticia Tamisari
  • Colaboradores

    Guilherme Bravin, Marcelo Venzon, Clayton Matos, Oma Rodrigues.
  • Fotografias

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da solicitação de reforma de uma casinha de vila dos anos 40, na Barra Funda. A casa em questão já apresentava um estado de grande descaraterização e de má conservação. Externamente, consideramos que o mais adequado seria interferir de maneira contemporânea, marcando as novidades, porém, tentando recuperar proporções que valorizam a vila, dando a possibilidade aos vizinhos de repensar o que estão fazendo nesse processo de descaracterização do conjunto da vila.

Cortesia de Figueroa.ARQ
Cortesia de Figueroa.ARQ

Como pode ser visto nas plantas do existente, a casa era extremamente compartimentada. Isso tornava a casa pouco iluminada e, consequentemente, úmida. A nossa proposta parte da liberação máxima do térreo, transformando o modesto lote de 4x16m em um lugar generoso, iluminado e ventilado. Optamos por desenhar e qualificar um vazio integrador que permeia toda a casa.

A cozinha passa de uma condição compartimentada e de serviço para uma condição integradora, de sentido comum e social. Optamos por organizar a cozinha de maneira linear, paralela a divisa, promovendo uma grande integração com o pátio.

Pablo Neruda já tinha escrito sobre a poética do Pátio: “O Pátio é um lugar maravilhoso, é onde a Terra e o Sol se encontram ao meio-dia”. O que torna um pátio um lugar especial passa pela escolha adequada da proporção espacial e pelo sentido integrador ao qual ele é idealizado.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O andar superior é composto por dois dormitórios nas extremidades do terreno e um banheiro generoso no meio. Entre eles, temos dois vazios: um interno e outro externo. O vazio interno recebe a escada que conecta os dois pavimentos da casa. No externo, pátio e jardim vertical.

A conexão entre os quartos e o banheiro se dá por passarelas metálicas leves e vazadas que fortalecem a ideia de termos o vazio como elemento integrador.

Diagrama
Diagrama

A luz para nós é sempre um elemento de desenho, seja ela natural ou artificial. Os Vazios em nossos projetos possuem sempre estas duas condições lumínicas.

O quarto principal foi tratado com a mesma generosidade e simplicidade do restante do projeto.

A conexão com o quarto de hospedes se dá por uma passarela aberta e integrada ao Pátio e ao Jardim Vertical. Como nas casas de Tadao Ando, o hóspede se relaciona com as condições da natureza para ter acesso aos seus aposentos.

Ao mesmo tempo, ter a passarela aberta neste Vazio Exterior que é o Pátio também garante uma condição muito melhor também para o jardim e para quem usufrui do próprio pátio.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
figueroa.arq
Escritório
Cita: "Casa VRP / Figueroa.ARQ" [VRP House / Figueroa.ARQ] 24 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757909/casa-vrp-figueroa-dot-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.