Roomroom / Takeshi Hosaka

Roomroom / Takeshi Hosaka - Mais Imagens+ 31

Itabashi, Japão
© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa para um casal com problemas de audição e duas crianças.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

O terreno localiza-se em uma área residencial densa em Itabashi-ku, Tóquio, e suas laterais confrontam-se com ruas estreitas. Três gerações viviam na casa principal construída há cinco anos, mas esta tornou-se muito pequena, então uma segunda casa, em um terreno próximo, foi projetada.

Corte 1

A casa é uma "caixa" simples que compreende dois pavimentos acima do solo: duas pequenas salas no primeiro pavimento, uma ampla sala no segundo pavimento e uma cobertura. Pequenas janelas de 20x20 centímetros foram colocadas aleatoriamente nas paredes, pisos e telhado. Estas pequenas aberturas também servem para que os ocupantes possam se comunicar uns com os outros pelo piso e pelas paredes. Através destas pequenas aberturas, as crianças podem conversar entre si, e os pais e as crianças podem conversar em língua de sinais.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Às vezes, as crianças jogam carrinhos de brinquedo para alertar os pais. As aberturas nas paredes traz iluminação e ventilação natural para o interior e funciona como uma "ferramenta de comunicação" entre o pequeno jardim e a casa. 

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Além disso, algumas destas aberturas são agrupadas para permitir que plantas cresçam desde o primeiro pavimento e ramifiquem-se até o segundo pavimento. 

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Estas pequenas perfurações funcionam como canais para a família, plantas, ventilação, iluminação e comunicação, livremente expandindo-se por todo o interior e o exterior desta pequena casa retangular.

© Koji Fujii / Nacasa&Partners Inc.

Originalmente publicado em 11 Novembro, 2014

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Roomroom / Takeshi Hosaka" [Roomroom / Takeshi Hosaka Architects] 07 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757021/roomroom-takeshi-hosaka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.