Casa Thao Dien / MM++ architects

Casa Thao Dien / MM++ architects - Mais Imagens+ 25

Thảo Điền, Vietnã
  • Arquitetos: MM++ architects; MM++ architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki OKI
© Hiroyuki OKI

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma reforma de uma casa localizada no subúrbio leste da Cidade de Ho Chi Minh, Distrito 2. A intenção era transformar a construção existente, um pastiche de art deco em uma casa contemporânea com linhas claras e limpas, enaltecendo os espaços abertos e mantendo a estrutura de concreto existente em sua totalidade. A economia de custos, o que representa em torno de 30% dos custos total e de tempo no cronograma de construção foi um grande benefício para o cliente, um investidor. Portanto, balanceando os custos, foi possível adicionar novos elementos à obra.

© Hiroyuki OKI

O edifício foi reduzido à sua expressão mínima, um volume branco com duas paredes verticais vegetalizadas adicionadas na fachada principal e dos fundos para trazer privacidade aos banheiros e permitir grandes aberturas para ventilação natural sem vistas cruzadas. Os jardins verticais estendem a vegetação do entorno nas paredes e faz a casa desaparecer na paisagem. Cria uma forte conexão visual entre a casa e os jardins, além de gerar uma identidade ao local.

© Hiroyuki OKI

No pavimento térreo, a sala de estar, de jantar e a cozinha são mescladas em um único espaço completamente aberto ao exterior em três laterais, trazendo os jardins para dentro da casa. Uma piscina e um deck foram redesenhados como uma extensão dos espaços internos. A escadaria foi relocada para uma melhor redistribuição do primeiro pavimento e cria uma característica de destaca para a sala de estar com os degraus que parecem flutuar. No primeiro pavimento, três dormitórios ao invés dos quatro existentes surgem para ganhar espaço e criar uma grande suíte principal. 

© Hiroyuki OKI
Planta Baixa - Térreo
© Hiroyuki OKI

A partir de um espaço existente de pobre qualidade espacial, enclausurado e sem conexão com os jardins, este projeto é um experimento para demonstrar quanto pode ser versátil e divertido "brincar" com a estrutura existente e a transformar em  um layout completamente diferente, revelando espaços melhores planejados, agregando valor ao imóvel e propondo um estilo de vida com uma relação mais próxima com a natureza.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Dezembro 08, 2014

© Hiroyuki OKI

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Thao Dien / MM++ architects" [Thao Dien House / MM++ architects] 17 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756839/casa-thao-dien-mm-plus-plus-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.