Cabana Queimada / DRAA

Cabana Queimada / DRAA

© Felipe Camus © Felipe Camus © Felipe Camus © Felipe Camus + 21

Olmué, Chile
  • Arquitetos: DRAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Felipe Camus
  • Equipe De Projeto:Nicolas del Rio, Felipe Camus
  • Colaboradores:Gonzalo Pulgar, Magdalena Besomi, Freddy Alvarez
  • Construtores:Hector, Felipe and Matias Molina, Tito Lizana, Sergio Ramirez Sr&Jr.
  • Cidade:Olmué
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Camus
© Felipe Camus

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Queimada é um refúgio mínimo localizado num lugar isolado da Cordilheira da costa nas proximidades de Santiago. Este é acessado por um caminho sinuoso, anterior às rodovias e automóveis, que conectava a capital com o porto de Valparaíso, e que cruza diversos lugares históricos, de batalhas e minas abandonadas.

© Felipe Camus
© Felipe Camus

Imerso neste ambiente, um casal de acadêmicos pediu esta habitação para desfrutar da melancolia local.

© Felipe Camus
© Felipe Camus

O habitar mínimo

Para que o projeto fosse factível dentro de um orçamento delimitado optou-se pelo mínimo: um lugar para que duas pessoas pudessem comer, ler e dormir. Decidiu-se medir cuidadosamente as relações da cabana com a paisagem imediata em dois momentos da experiência do habitar. 

Croqui
Croqui

Em contraste com a amplitude do exterior, no nível de acesso (1) uma única janela sugere a maneira de utilizar um estar de altura inusitada, enquanto a cozinha e o banheiro são comprimidos sob um sótão. Isto leva a uma escada de metal disposta no centro da planta e onde (2) se contrapõe uma altura livre de 1,20 m, apenas o suficiente para se sentar de maneira cômoda, com uma vista panorâmica da paisagem mediante a linha dupla das janelas horizontais que emolduram o recorte do céu contra as montanhas.

© Felipe Camus
© Felipe Camus

Construção

A cabana é feita de painéis SIP. Estes módulos pré-fabricados proporcionam rapidez na construção, considerada essencial. Assim, a estrutura foi rapidamente armada por uma equipe de três pessoas.

© Felipe Camus
© Felipe Camus

Para evitar produtos químicos utilizou-se a técnica de queimar a camada superior da madeira de revestimento, segundo indicam as técnicas tradicionais. Esta camada fina de fuligem deve proteger a cabana do deterioramento e permitir um envelhecimento natural. No interior, o revestimento dos painéis de madeira compensada ocultam os tubos e instalações, enquanto aportam um acabamento aconchegante para o lar.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Originalmente publicado em 29 Outubro, 2014

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cabana Queimada / DRAA" [Charred Cabin / DRAA] 25 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756279/cabine-queimada-nicolas-del-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.