Teatro Everyman de Haworth Tompkins vence o RIBA Stirling Prize 2014

O projeto do Teatro Everyman, do escritório Haworth Tompkins, venceu o RIBA Stirling Prize 2014, superando obras de Zaha Hadid, Renzo Piano, Mecanoo, O'Donnell + Tuomey e Feilden Clegg Bradley. O resultado foi anunciado pelo Presidente do RIBA, Stephen Hodder, num evento realizado na sede do RIBA em Londres, com Hodder dizendo que "Haworth Tompkins atingiu um equilíbrio perfeito entre continuidade e mudança", e chamando a proposta de "um exemplo inovador de como construir um edifício público de grande escala, ousado e altamente sustentável dentro do centro histórico de uma cidade."

O Stirling Prize – considerado o prêmio de arquitetura mais prestigiado do Reino Unido - é concedido anualmente ao "edifício que fez a maior contribuição à evolução da arquitetura no ano anterior." A vitória do Teatro Everyman foi um tanto surpreendente, com a Biblioteca de Birmingham, do Mecanoo levando o prêmio "escola do público".

Vencedor do 2014 Stirling Prize: Teatro Everyman / Haworth Tompkins. Imagem © Philip Vile

Esta é a primeira vez que o escritório Haworth Tompkins vence o Stirling Prize, já tendo sido finalista em 2007, com seu teatro Young Vic em Londres, e em 2009, com seu Liverpool One Masterplan. A receber o prêmio, o diretor do Haworth Tompkins, Steve Tompkins, descreveu a honraria como "uma importante aprovação do ethos de nosso estúdio e um estímulo a continuar trabalhando da forma como fazemos, apesar das pressões as quais estamos submetidos."

Vencedor do 2014 Stirling Prize: Teatro Everyman / Haworth Tompkins. Imagem © Philip Vile

O prêmio teve como jurados Spencer de Grey (Foster + Partners), MJ Long (Long and Kentish Architects), Cindy Walters (Walters and Cohen), Stephen Kieran (Kieran Timberlake), e Sir Timothy Sainsbury.

Na cerimônia o RIBA também apresentou os seguintes prêmios nacionais:

Stephen Lawrence Prize: House no.7 / Denizen Works

Vencedor da 2014 Stephen Lawrence Prize: House No.7 / Denizen Works. Imagem © David Barbour

"A House No 7vem de uma rica tradição britânica de edifícios que são definidos pelo lugar e por métodos construtivos vernaculares", disse o fundador do Stephen Lawrence Prize, Marco Goldschmied. "Esse projeto é uma resposta inteligente e aos desafios funcionais e logísticos impostos pela localização, orientação e isolamento."

Manser Medal: Stormy Castle / Loyn & Co. Architects

Vencedor da 2014 Manser Medal: Stormy Castle / Loyn & Co Architects. Imagem © Charles Hosea

"Este é um projeto ousado numa região de Gales onde, indiscutivelmente, soluções mais conservadoras costumam prevalecer", comentou Michael Manser, Presidente da Manser Medal. "Fiquei impressionado com as estratégias de sustentabilidade, eficiência energética, reciclagem e aquecimento incorporadas ao projeto."

Cliente do Ano: Manchester Metropolitan University / Cliente da Manchester School of Art, por Feilden Clegg Bradley

Prêmio Cliente do Ano 2014: Manchester Metropolitan University for the Manchester School of Art. Imagem © Hufton + Crow

"Estou muito contente pela Manchester Metropolitan University ter sido reconhecida por seus esforços", disse o Diretor Executivo do RIBA, Harry Rich. "Os edifícios que eles estão encomendando contribuirão para este e as próximas gerações de estudantes que forem estudar em Manchester."

A cerimônia também anunciou o International Awardm, que substituirá o RIBA Lubetkin Prize e um novo "test of time award", ambos com estreia marcada para 2015.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Teatro Everyman de Haworth Tompkins vence o RIBA Stirling Prize 2014" [Haworth Tompkins' Everyman Theatre Wins the 2014 RIBA Stirling Prize] 27 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756086/teatro-everyman-de-haworth-tompkins-vence-o-riba-stirling-prize-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.