O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estação Do Metrô
  4. França
  5. Elizabeth de Portzamparc Architecte
  6. Elizabeth de Portzamparc vence concurso para projetar a estação Le Bourget do metrô de Paris

Elizabeth de Portzamparc vence concurso para projetar a estação Le Bourget do metrô de Paris

Elizabeth de Portzamparc vence concurso para projetar a estação Le Bourget do metrô de Paris
Elizabeth de Portzamparc vence concurso para projetar a estação Le Bourget do metrô de Paris, Uma fachada semitransparente e grandes claraboias iluminam os espaços internos. Imagem © Elizabeth de Portzamparc Architecte
Uma fachada semitransparente e grandes claraboias iluminam os espaços internos. Imagem © Elizabeth de Portzamparc Architecte

Elizabeth de Portzamparc venceu um concurso internacional para projetar a nova estação de metrô em Le Bourget, França. A estação Le Bourget é uma das quatro novas que serão construídas como parte do ambicioso projeto Grand Paris Express (GPE), que busca modernizar a rede de transporte existente e criar um metrô automático que conectará novos bairros ao centro de Paris.

A proposta vencedora de Elizabeth de Portzamparc servirá a três municípios: Le Bourget, Drancy e La Courneuve. Flexibilidade para futuros programas, visibilidade e a presença da natureza são os aspectos que mais influenciaram o projeto.

Mais informações sobre o projeto vencedor, a seguir.

© Elizabeth de Portzamparc Architecte
© Elizabeth de Portzamparc Architecte

A pedido dos clientes, imagens do exterior da estação ainda não foram divulgadas, no entanto, como descreve Elizabeth de Portzamparc, o projeto contará com uma estrutura "totêmica" que aumentará a visibilidade da estação em meio à comunidade. Espaços de pé-direito duplo e as plataformas subterrâneas serão iluminadas por uma fachada semitransparente de madeira e grandes claraboias.

A estação será organizada em dois pátios e em dois níveis. As plataformas subterrâneas foram concebidas sob o princípio "total flex", onde as estruturas internas são flexíveis e permitem a apropriação com futuros novos programas.

© Elizabeth de Portzamparc Architecte
© Elizabeth de Portzamparc Architecte

Em 2030 espera-se que projeto Grand Paris Express atenda diariamente dois milhões de passageiros, acrescentando 320 quilômetros de trilhos e 72 novas estações que conectarão os três aeroportos de Paris e o trem de alta velocidade (TGV). O vencedor da estação Saint-Denis Pleyelserá anunciado no final de outubro.

O projeto está atualmente em fase de concepção, portanto, as imagens internas provavelmente sofrerão alterações com o passar do tempo.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Elizabeth de Portzamparc vence concurso para projetar a estação Le Bourget do metrô de Paris" [Elizabeth de Portzamparc Wins Competition to Design Le Bourget Metro Station in Paris] 21 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755731/elizabeth-de-portzamparc-vence-concurso-para-projetar-a-estacao-le-bourget-do-metro-de-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.