Este final de semana Lisboa abre suas portas com a 3ª edição do "Lisboa Open House"

Neste final de semana, 11 e 12 de outubro, acontece a terceira edição do Lisboa Open House, uma iniciativa que promove a abertura de edifícios e espaços para visitação. A edição deste ano conta com 70 espaços abertos ao público, localizados em diversas regiões da cidade.

A organização do evento propôs para esta edição um extenso programa de percursos de visitas comentadas. A seleção dos espaços baseia-se não só na importância cultural e arquitetônica, mas também na diversidade de tipologias e épocas. Os percursos exteriores e visitas também fazem parte do roteiro e oferecem uma perspectiva integrada do crescimento e desenho urbano de Lisboa em diferentes fases da sua história.

Os espaços abertos foram divididos em categorias que compreendem lugares do centro histórico da cidade, de sua parte ocidental, do centro mais recente, das avenidas novas, da região norte de Lisboa e da porção oriental da cidade.

Biblioteca Nacional de Portugal © Duarte Belo. Image Cortesia de Lisboa Open House

Entre os edifícios que abrirão suas portas estão a Torre de Controle Marítimo, o Museu da Eletricidade, o Palácio do Loreto, o Convento de São Francisco, o Palácio de Justiça, a Casa da Moeda, a Biblioteca Nacional de Portugal, o Teatro Thalia, o Teatro Camões, a Roca Lisboa Gallery e muitos outros.

Todos os espaços tem acesso gratuito e compõem um conjunto arquitetonicamente significante da história da capital portuguesa. O evento conta com uma grande equipe para informar e acompanhar as visitas.

Museu da Eletricidade © Fundação EDP. Image Cortesia de Lisboa Open House

A maioria dos locais não exige reservas e as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem agendamento, o qual deverá ser feito por telefone, e-mail ou online segundo as informações na ficha de cada espaço.

Palácio da Justiça de Lisboa © DGAJ. Image Cortesia de Lisboa Open House

Sobre o Open House

Acolhida por cidades como Londres, Nova Iorque ou Buenos Aires, a iniciativa foi criada em 1992 por Victoria Thornton com o objetivo promover o amplo conhecimento dos espaços de valor arquitetônico e cultural. O Open House Worldwide conta um número cada vez maior de cidades por todo o mundo sempre com a mesma premissa: abrir as portas de edifícios e instituições durante um fim de semana, repetindo o evento anualmente.

Em 2012 chegou a Lisboa por iniciativa da Trienal e desde então o evento estabeleceu-se na cidade, recebendo cada vez mais adeptos e entusiastas.

Cortesia de Lisboa Open House

Na primeira edição todas as expectativas foram superadas: 13.918 visitas num roteiro que incluiu 54 locais. Em 2013 foi organizada a segunda edição, que aumentou o roteiro para 60 espaços e totalizou 15.731 visitas.

Esta é uma oportunidade única de visitas e descobrir espaços que demonstram o papel decisivo da arquitetura na vida dos cidadãos e expõem o valor do patrimônio edificado. Um evento para o grande público que difunde a história da cidade através de visitas comentadas por uma equipa dedicada de voluntários ou pelos próprios autores.

Para mais informações sobre o Lisboa Open House 2014, por favor, acesse a página oficial do evento.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Este final de semana Lisboa abre suas portas com a 3ª edição do "Lisboa Open House"" 09 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755065/este-final-de-semana-lisboa-abre-suas-portas-com-a-3a-edicao-do-lisboa-open-house> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.