Bernard Tschumi apresenta o projeto final do Centro Cultural de Grottammare

Em preparação para o início das obra, o escritório Bernard Tschumi Architects divulgou o projeto final para o ANIMA (Arts, Nature, Ideas, Music, Action) Cultural Center em Grottammare, Itália. O "quadrado perfeito" de 30 metros de lado oferecerá à região de Piceno e à costa Adriática um centro público para reunir e cultivar as mais variadas manifestações da cultura artística, criativa e produtiva.

Veja, a seguir, uma animação, algumas imagens e a descrição do arquiteto.

Átrio central. Imagem © Bernard Tschumi Architects

Dos arquitetos:

Um quadrado perfeito e um envelope permeável. Localizado nos limites do tecido urbano, entre o mar e as colinas que caracterizam a paisagem, o edifício e claramente visível e imediatamente acessível a partir da rodovia Adriática. De fora parece um corpo compacto, um quadrado perfeito que, embora aludindo de alguma forma à noção de fechamento e proteção, rompe com isso imediatamente, demonstrando um alto nível de permeabilidade.

Uma reflexão sobre a definição de fachada é, na realidade, o que levou Bernard Tschumi a criar uma solução informar para as grandes superfícies verticais que envolvem o edifício. Essas paredes encontram sua maior expressão no lado sul, onde o interior do edifício é acessado.

“O envelope externo", disse Bernard Tschumi, "consiste em um único material, concreto levemente texturizado. Suas aberturas profundas recebem as entradas e janelas. ANIMA é uma cordial 'fortaleza' da cultura."

Sudeste (noite). Imagem © Bernard Tschumi Architects

O sistema de fachadas. As fachadas são os elementos que imediatamente caracterizam a proposta de Tschumi e representam um dos temas em torno do qual seu pensamento teórico orbita. Cada um dos quatro lados, além da cobertura do edifício, compreendida como uma quinta fachada, explora um vocabulário de aberturas, estabelecendo uma mediação entre os espaços internos e o território. As fachadas desenvolvem uma linguagem que tende a negar os conceitos de arbitrariedade e autorreferenciação que, segundo Tschumi, não estão em sintonia com a sobriedade imposta por esses tempos de crise nem com a história do território italiano e, em particular, de Piceno.

“O tempo do 'icônico' parece ter acabado, juntamente com a formas escultóricas arbitrárias do passado recente, frequentemente feitas sem consideração pelo contexto, conteúdo ou orçamento."

Croquis. Imagem © Bernard Tschumi Architects

O sistema de pátios e o salão principal. Ao entrar no corpo quadrangular, o visitante se encontra em um espaço parcialmente rompido: o que significa que este é entendido tanto como interior quanto exterior. A complexidade do espaço é determinada pela rotação de um grande volume retangular que ocupa o centro do edifício e contém o salão principal com 1.500 assentos, configurado de acordo com as diferentes necessidades de capacidade. A rotação do volume cria quatro grandes pátios, para os quais o salão principal pode se abrir, criando uma série de trajetos fluidos e dinâmicos que podem ser percorridos tanto pelos olhos como pelos visitantes.

Além disso, um sistema articulado de rampas permite o movimento, criando perspectivas em diferentes alturas que ilustram novas formas de compreender o espaço. Adjacente ao hall principal, conectados a uma variedade de caminhos, há uma série de laboratórios, escritórios, um café e espaços complementares que constituem o restante do edifício.

O programa. A processualidade com a qual o projeto como um todo é abordado se baseia na participação de todas as partes envolvidas. Cada decisão é compartilhada durante uma série de encontros com as pessoas e operadores envolvidos no projeto. A ambição que guiou a Fondazione Cassa di Risparmio di Ascoli Piceno no desenvolvimento do projeto era a de incitar a comunidade a trabalhar para uma causa comum, visando se identificar através e uma extraordinária obra de arquitetura.

ANIMA será o primeiro projeto de Tschumi na Itália e tem previsão de conclusão para 2017.

O edifício, comissionado pela Fondazione Cassa di Risparmio di Ascoli Piceno e recebido pela Prefeitura de Grottammare, fará parte de uma retrospectiva que o Centro Georges Pompidou dedicará à obra de Bernard Tschumi.

  • Arquitetos

  • Localização

    Grottammare Ascoli Piceno, Itália
  • Gestão de projeto

    Marco Marcucci - Prefeitura de Grottammare
  • Coordenador Geral

    Alfonso Giancotti / Studio Associato di Architettura Elia-Giancotti (Roma)
  • Cliente

    Fondazione Cassa di Risparmio di Ascoli Piceno
  • Engenharia estrutural

    Michele Tiberi / CAED International Srl (Roma)
  • Acústica, iluminação e multimídia

    Enrico Moretti / BIOBYTE Srl (Milão)
  • Engenharia elétrica

    Alessandro Federici / Studio Tecnico ing. Alessandro Federici (Ascoli Piceno)
  • Engenharia mecânica e hidráulica

    Giuseppe Puglia / Studio Tecnico ing. Giuseppe Puglia (Ascoli Piceno)
  • Coordenadore de segurança

    Fabio Giannini / Studio di consulenza e progettazione ing. Fabio Giannini (Comunanza, AP)
  • Geólogo

    Vittorio Marucci / Studio Associato di Geologia e Geotecnica Marucci (Ascoli Piceno)
  • Supervisor

    Antonio Morganti / Studio Tecnico Associato Morganti (Spinetoli, AP)
  • Consultor de Comunicaçã

    Marco Brizzi / Image MEDIA AGENCY (Florença)
  • Área

    10000.0 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Bernard Tschumi Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Bernard Tschumi apresenta o projeto final do Centro Cultural de Grottammare" [Bernard Tschumi Presents Final Design for Grottammare Cultural Center] 09 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734195/bernard-tschumi-apresenta-o-projeto-final-do-centro-cultural-de-grottammare> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.