O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Passarela
  4. Peru
  5. OOIIO
  6. 2013
  7. Puente Peatonal Miraflores / OOIIO Architecture

Puente Peatonal Miraflores / OOIIO Architecture

  • 17:00 - 11 Novembro, 2013
  • por
  • Traduzido por Gica Fernandes
Puente Peatonal Miraflores / OOIIO Architecture
Puente Peatonal Miraflores / OOIIO Architecture, Cortesía de OOIIO Arquitectura
Cortesía de OOIIO Arquitectura

A equipe OOIIO Arquitetctura, com base em Madrid, projetou uma ponte de pedestres para a cidade de Lima, Peru. A proposta define a conexão dos bairros limítrofes de Mirafolores e Barranco através de uma ponte sobre o imponente declive natural apresentado na Baixada de Armendáriz que acaba em frente ao oceano Pacífico.

Cortesía de OOIIO Arquitectura
Cortesía de OOIIO Arquitectura


Cortesía de OOIIO Arquitectura
Cortesía de OOIIO Arquitectura

Trata-se de dois bairros muito particulares da capital peruana. Por um lado, Miraflores, imponente, residencial, de onde surgem importantes centros comerciais que atuam como novos focos de atração urbana, local onde costumam hospedar-se os turistas que chegam a Lima. Barranco é um bairro boêmio da cidade. Antiga zona de recreação da Época Colonial, sempre soube conservar seu encanto e, atualmente, concentra vários museus e intensa vida cultural. Passeando pelo bairro durante o dia vemos vários músicos de rua, atuações espontâneas e, ao cair da noite, é o lugar da moda pra sair com os amigos.

Cortesía de OOIIO Arquitectura
Cortesía de OOIIO Arquitectura

São dois bairros com características próprias que, se unidos, poderiam ambos beneficiarem-se de suas diferenças. No entanto, são separados pelo declive natural de Armendáriz, que se apresenta como rota mais lógica para a praia, portanto a existencia de uma das vias mais importantes da cidade, aumentando ainda mais a sensação de ruptura urbana.

Planta
Planta

Propomos uma ponte que seja um marco na cidade, um convite aos habitantes de Lima para cruzar de um bairro à outro graças, que, exibindo uma forma peculiar e marcante consegue incentivar o passeio de turistas e provocar atividades urbanas espontâneas.

Cortesía de OOIIO Arquitectura
Cortesía de OOIIO Arquitectura

A ponte poderá ser um local de descanso para deitar-se ao sol, para sentar-se e ver o trafego de carros e pessoas. Um pequeno anfiteatro é gerado para promover a interação urbana. A ponte é ainda um jardim, uma praça, um gazebo, uma escultura, um terraço, um item de reativação da cidade.

É uma chance de recuperar cenograficamente o grande vazio da cidade que é a Baixada de Armendáriz, já que, devido a sua forma singular, este novo objeto urbano poderá ser visto a partir de vários pontos de percepção e servirá, por sua vez, para olhar para todos os lugares. Dá uso, recupera e adere personalidade ao corte natural do terreno.

Elevación
Elevación
Cita: Castro, Fernanda. "Puente Peatonal Miraflores / OOIIO Architecture" [Puente Peatonal en Miraflores / OOIIO] 11 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/707062/puente-peatonal-miraflores-slash-ooiio-architecture> ISSN 0719-8906