Residência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura

Residência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - VigaResidência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - Janela, CorrimãoResidência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - Fachada, Corrimão, TerraçoResidência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - ConcretoResidência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - Mais Imagens+ 28

Santana de Parnaíba, Brasil
  • Arquitetos: Apiacás Arquitetos, Brito Antunes Arquitetura; Apiacás Arquitetos, Brito Antunes Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACFC4 Aquecedores, Lajes Pioli, Life Engenharia, Marcenaria Tronco, Nicom, Planeta Ferragem
  • Colaboradores: Beatriz Matuck, Caroline Endo, Chloé Morin, Cibele Mion, Francisco Veloso, Gabriela Uchida, Julia Borges, Otávio Filho, Thais Pimenta, Yuri Faustinoni
  • Construção: Apiacás Arquitetos
  • Autores: Anderson Fabiano Freitas e Juliana Antunes
  • Co Autores: Acácia Furuya, Pedro Barros e Cristina de Brito
  • Cidade: Santana de Parnaíba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para ser implantada em um lote de um condomínio na cidade de Santana do Parnaíba, foi possível desenvolver o projeto desta casa com a contribuição de seu futuro morador que, de uma maneira pouco usual nestas situações, concordou com uma casa que estabelecesse uma relação mais franca com a rua.Outro ponto importante e desejado foi a intenção de estabelecer um maior contato possível com o terreno. Desta maneira o projeto foi constituído de prismas sobrepostos e perpendiculares entre si que, conforme sua orientação, ora estão em contato com o terreno, ora conformam pequenos pátios.

Residência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - Mais Imagens+ 28

Dois pórticos paralelos entre si são cortados por um volume retangular que está implantado no sentido longitudinal ao lote. Esta disposição configura novas situações de permanência em um terreno de acentuado declive.

Residência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - Janela
© Leonardo Finotti

O volume longitudinal, que na verdade abriga toda a área intima, quartos, lavanderia e sala de TV, está conectado em nível com a garagem e possui sua circulação voltada para o pátio que dá acesso a área de lazer, piscina e sauna. Sua cobertura determina o nível da sala de estar e se estende, em nível, até o passeio público, literalmente como uma rua interna.  

Residência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - Escada, Janela, Fachada, Corrimão, Viga
© Leonardo Finotti

Já os pórticos perpendiculares ao volume dos quartos abrigam o restante do programa. A frente do pórtico marca a entrada como um abrigo para quem chega do passeio público e contém a cozinha. Nesta situação desenvolvemos um sistema de brise, que deverá ser construído em madeira e terá, além da função de proteção contra radiação solar, o papel de preservar, quando necessário, a vida cotidiana da casa. 

Residência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - Vidro, Cerca, Fachada, Corrimão, Janela
© Leonardo Finotti

O segundo pórtico, em outra extremidade do prisma e ao fundo do lote, contém a sala de estar e jantar conectados à cozinha por uma passagem suspensa fechada por vidros. 

Perspectiva

O hiato entre o estar e a cozinha conforma um pátio suspenso, voltado para a principal vista do condomínio: uma grande área de preservação natural que emoldura a paisagem.

Residência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura - Madeira, Janela, Cerca, Fachada, Terraço, Corrimão
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Itahye / Apiacás Arquitetos + Brito Antunes Arquitetura" 10 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/705509/residencia-itahye-slash-apiacas-arquitetos-plus-brito-antunes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.