Edifício Itaim / FGMF

Edifício Itaim / FGMF - Fachada, Janela
Cortesia de FGMF Arquitetos

Prêmio AsBEA 2012. O projeto foi premiado na categoria: edifícios e conjuntos residenciais.

Em um dos locais mais valorizados da Cidade, o edifício tem vista permanente para o parque à sua frente e para o Morumbi. Com apartamentos dúplex e tríplex entre 882 e 1066 m², é composto de dois volumes: a torre sul, sóbria, com área íntima e serviços; a torre norte, livre, possui pelos planos horizontais que se alternam em fatias de diferentes tamanhos e formatos para formar os espaços sociais e criar a percepção de continuidade entre interior e paisagem.

Edifício Itaim / FGMF - Janela, Fachada, Balcão
Cortesia de FGMF Arquitetos

 Os planos funcionam como um enorme de brise-soleil, sombreando a fachada norte e minimizando o impacto do oeste, onde há a melhor vista. Assim, as salas são espaços fluidos abertos para a paisagem. Manipulados a fim de obter o máximo aproveitamento e obedecendo ao recuo progressivo, tiram partido de um condicionante legal e de uma necessidade comercial: maximizar a área de venda, sem comprometer a arquitetura. 

Edifício Itaim / FGMF - Janela, Fachada
Cortesia de FGMF Arquitetos

A torre sul é um monólito de concreto, com abas que funcionam como beirais e varandas. Sob este enorme volume, uma raia projeta-se em balanço sobre o térreo, junto às demais áreas de lazer. 

Edifício Itaim / FGMF - Janela, Fachada, Cadeira, Aido
Cortesia de FGMF Arquitetos

Esses elementos suspensos fazem a torre sul flutuar sobre o jardim e sobre os vãos que iluminam o acesso para os veículos, no subsolo.

  • Architects

  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

    Courtesy of FGMF Arquitetos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Edifício Itaim / FGMF" 06 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/704687/edificio-itaim-slash-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.