Aluno de Zaha Hadid propõe um porto para turismo e pesquisa na Antártida

Icebergs que se transformam em hubs multifuncionais para pesquisa, transporte e alojamento é a nova proposta desenvolvida no estúdio liderado por Zaha Hadid na University of Applied Arts in Vienna. Concebido pelo estudante de arquitetura Sergiu-Radu Pop, o projeto propõe um ponto de chegada na última fronteira do desenvolvimento mundial e emprega o biomimetismo como ferramenta primária, replicando os contornos assimétricos da costa continental.

Saiba mais sobre essa instalação de pesquisa na Antártida, a seguir.

Aluno de Zaha Hadid propõe um porto para turismo e pesquisa na Antártida - Mais Imagens+ 12

Cortesia de Sergiu-Radu Pop

A proposta é inegavelmente influenciada pelas estruturas de Zaha Hadid, remetendo aos trabalhos de arquitetura náutica desenvolvidos pela arquiteta. O edifício se projeta sobre a água e para o alto, com uma torre revestida de vidro. Enormes teias de aço se entrelaçam sobre as plataformas abertas da instalação, harmonizando com a topografia do local.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop

A estrutura abriga dois programas distintos: espaços calmos e silenciosos destinados à pesquisa; e grandes espaços abertos que recebem o setor turístico em expansão. O edifício está engastado nas imensas escarpas costeiras, o que proporciona grandes oportunidades de pesquisa e, ao mesmo tempo, uma forte conexão entre os visitantes e a natureza. O ambicioso programa do edifício inclui alojamento permanente, espaços públicos de exposição, áreas de lazer e exercício, salões de conferência, plataformas de observação, docas para transporte marítimo e helipontos.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop

O projeto incorpora um componente horizontal sobre a água e uma torre construída sobre a costa irregular. Os dois componentes são projetados para maximizar as oportunidades de construção no continente de gelo e proporcionar as condições ambientais ideais em seus interiores. Mutabilidade é o ponto central nessa instalação dinâmica devido à natureza experimental de sua localização - o edifício é capaz de resistir a mudanças em suas fundações congeladas e permanecer funcionando normalmente.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop

O autor do projeto, Sergiu-Radu Pop, enfatiza a melhoria nas instalações de pesquisa, que tradicionalmente abrem não da qualidade de vida dos pesquisadores para priorizar os espaços de trabalho. Pop argumenta que ao invés dos pesquisadores trabalharem em micro comunidades exclusivamente de pesquisa, em sua proposta eles estão cercados por uma diversidade de atividades vibrantes.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop

O projeto, desenvolvido no Studio Hadid Vienna, faz parte de um interesse da arquiteta no desenvolvimento da Antártida, como mostrado na Bienal de Veneza deste ano. Saiba mais sobre o Studio Hadid Vienna aqui.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop
  • Arquitetos

    Studio Hadid Vienna and Sergiu-Radu Pop
  • Localização

    Antártida
  • Autor

    Sergiu-Radu Pop
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Courtesy of Sergiu-Radu Pop

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: MacLeod, Finn. "Aluno de Zaha Hadid propõe um porto para turismo e pesquisa na Antártida" [Zaha Hadid's Student Envisions an Antarctic Port For Tourism and Research] 07 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628244/aluno-de-zaha-hadid-propoe-um-porto-para-turismo-e-pesquisa-na-antartida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.