O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Aluno de Zaha Hadid propõe um porto para turismo e pesquisa na Antártida

Aluno de Zaha Hadid propõe um porto para turismo e pesquisa na Antártida

Aluno de Zaha Hadid propõe um porto para turismo e pesquisa na Antártida
Aluno de Zaha Hadid propõe um porto para turismo e pesquisa na Antártida, Cortesia de Sergiu-Radu Pop
Cortesia de Sergiu-Radu Pop

Icebergs que se transformam em hubs multifuncionais para pesquisa, transporte e alojamento é a nova proposta desenvolvida no estúdio liderado por Zaha Hadid na University of Applied Arts in Vienna. Concebido pelo estudante de arquitetura Sergiu-Radu Pop, o projeto propõe um ponto de chegada na última fronteira do desenvolvimento mundial e emprega o biomimetismo como ferramenta primária, replicando os contornos assimétricos da costa continental.

Saiba mais sobre essa instalação de pesquisa na Antártida, a seguir.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop Cortesia de Sergiu-Radu Pop Cortesia de Sergiu-Radu Pop Cortesia de Sergiu-Radu Pop + 17

Cortesia de Sergiu-Radu Pop
Cortesia de Sergiu-Radu Pop

A proposta é inegavelmente influenciada pelas estruturas de Zaha Hadid, remetendo aos trabalhos de arquitetura náutica desenvolvidos pela arquiteta. O edifício se projeta sobre a água e para o alto, com uma torre revestida de vidro. Enormes teias de aço se entrelaçam sobre as plataformas abertas da instalação, harmonizando com a topografia do local.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop
Cortesia de Sergiu-Radu Pop

A estrutura abriga dois programas distintos: espaços calmos e silenciosos destinados à pesquisa; e grandes espaços abertos que recebem o setor turístico em expansão. O edifício está engastado nas imensas escarpas costeiras, o que proporciona grandes oportunidades de pesquisa e, ao mesmo tempo, uma forte conexão entre os visitantes e a natureza. O ambicioso programa do edifício inclui alojamento permanente, espaços públicos de exposição, áreas de lazer e exercício, salões de conferência, plataformas de observação, docas para transporte marítimo e helipontos.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop
Cortesia de Sergiu-Radu Pop

O projeto incorpora um componente horizontal sobre a água e uma torre construída sobre a costa irregular. Os dois componentes são projetados para maximizar as oportunidades de construção no continente de gelo e proporcionar as condições ambientais ideais em seus interiores. Mutabilidade é o ponto central nessa instalação dinâmica devido à natureza experimental de sua localização - o edifício é capaz de resistir a mudanças em suas fundações congeladas e permanecer funcionando normalmente.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop
Cortesia de Sergiu-Radu Pop

O autor do projeto, Sergiu-Radu Pop, enfatiza a melhoria nas instalações de pesquisa, que tradicionalmente abrem não da qualidade de vida dos pesquisadores para priorizar os espaços de trabalho. Pop argumenta que ao invés dos pesquisadores trabalharem em micro comunidades exclusivamente de pesquisa, em sua proposta eles estão cercados por uma diversidade de atividades vibrantes.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop
Cortesia de Sergiu-Radu Pop

O projeto, desenvolvido no Studio Hadid Vienna, faz parte de um interesse da arquiteta no desenvolvimento da Antártida, como mostrado na Bienal de Veneza deste ano. Saiba mais sobre o Studio Hadid Vienna aqui.

Cortesia de Sergiu-Radu Pop
Cortesia de Sergiu-Radu Pop

Ver a galeria completa

Cita: MacLeod, Finn. "Aluno de Zaha Hadid propõe um porto para turismo e pesquisa na Antártida" [Zaha Hadid's Student Envisions an Antarctic Port For Tourism and Research] 07 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628244/aluno-de-zaha-hadid-propoe-um-porto-para-turismo-e-pesquisa-na-antartida> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários