Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura

Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 2 de 22Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 3 de 22Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 4 de 22Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 5 de 22Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: 23 SUL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 6 de 22
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reforma em um apartamento num prédio dos anos 1950, em Higienópolis, para um jovem casal com um bebê.

Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 20 de 22
Planta Baixa

A oportunidade de interferir num apartamento de 60 anos de uso nos abriu a possibilidade de interpretar a planta da casa dos anos 50 com a sensibilidade da arquitetura do século XXI. Procuramos interferir no arranjo privativo do apartamento não através do expediente de abrir o espaço todo, mas modulando as visadas, criando frestas, estabelecendo níveis de sociabilidade distintos.

Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 5 de 22
© Pedro Kok

Mantivemos a distribuição original dos cômodos e transformamos o hall dos quartos em banheiro, o quarto-de-empregada em closet e adicionamos uma pequena biblioteca. Alteramos a lógica de circulação, minimizando ao máximo o uso de corredores, vestíbulos e afins. A sala, o espaço central, é ponto de saída/entrada para todos os ambientes. Essa operação foi realizada de modo a criar uma série de espaços intercomunicantes de onde se percebe a simultaneidade das atividades da casa.

Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 22 de 22
Axonométrica

Informando esse procedimento: um importante atributo deste apartamento é sua localização de esquina, com fachadas norte (fundos), oeste (quartos) e sul (sala). Essa qualidade permitiu que manejássemos as aberturas internas de modo a trazer diferentes matizes de luz para cada ambiente, reforçados pelo uso integral da cor branca nas paredes.  O resultante é uma arquitetura cuja força é um comentário sutil sobre a transformação dos espaços domésticos em São Paulo.

Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura - Imagem 19 de 22
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Alagoas / 23SUL Arquitetura" [Subtle Modernization of 1950´s Apartment in São Paulo / 23 SUL Arquitetura] 07 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628216/apartamento-alagoas-23sul-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.