Love Project / Guto Requena + D3

Love Project / Guto Requena + D3 - Mais Imagens+ 26

“Histórias de amor esculpindo objetos de design”

O LOVE PROJECT é uma experiência de design, ciência e tecnologia que transforma emoções captadas em narrativas de amor em objetos do cotidiano. O projeto sugere um futuro em que produtos únicos carreguem histórias íntimas e pessoais, de modo que o seu ciclo de vida seja muito mais longo, num conceito de sustentabilidade afetiva.

© Otávio Pacheco

A complexidade envolvida no desenvolvimento deste projeto só o tornou possível graças a uma equipe multidisciplinar, num processo colaborativo de design compartilhado: São muito os autores desse projeto. LOVE PROJECT busca incluir o consumidor final no próprio processo de criação, democratizando e desmistificando o uso de tecnologias numéricas. Ele investiga novas possibilidades advindas com a Era Digital explorando horizontes da Indústria do Design, e sua nova lógica de criação, produção, transporte e venda. Este projeto foi pensado para acontecer em três etapas principais, sempre conectadas pelo amor.

© Otávio Pacheco

ETAPA 1. PRIMEIROS EXPERIMENTOS

Resumo: Sensores são conectados a convidados que devem narrar sua maior história de amor. Os sensores coletam dados da emoção desse convidado e uma interface gráfica, criada pela D3, faz a leitura desses dados e os utiliza para moldar peças de design, através de uma programação desenvolvida no software Grasshoper. Os objetos resultantes deste processo são fabricados por impressão 3D.

Infográfico

Como? Após inúmeros testes com diferentes sensores, 3 tipos foram escolhidos: Sensor de leitura da atividade cerebral, sensor de batimento cardíaco e sensor de voz. Cada um destes sensores é plugado no convidado, coletando dados das alterações físicas contidas na emoção de sua narrativa. Para estes sensores captarem os dados com maior precisão, os convidados ficam isolados, de modo que possam expor seus sentimentos mais intimamente.

Interface Processing

Utilizando o ambiente computacional Processing, uma interface foi criada pela D3 para interpretar os dados coletados pelos sensores, transformando os diferentes inputs numa única linguagem, e permitindo a visualização em tempo real da emoção dos convidados.

Interface Grasshopper

Em seguida esses dados são enviados para o Software Paramétrico Grasshoper, onde desenvolvemos uma programação que modela objetos tridimensionais. Essa modelagem é feita através de um sistema de partículas. Casa partícula tem um comportamento diferente, que é alterado pelos dados dos sensores. Por exemplo, o sensor de voz é responsável pela velocidade das partículas, o batimento cardíaco responde pela alteração de espessura e as ondas cerebrais fazem as partículas se atraírem ou se repelirem entre si.

Experimentos

Para guiar estas partículas, de modo que a forma final fosse um objeto funcional, criamos um grid de forças que norteia o caminho que as partículas devem seguir durante o seu percurso. Assim, esse primeiro experimento modela 3 objetos diferentes, um vaso, uma luminária e uma fruteira. Para criarmos esse grid de forças, pesquisamos o formato universal mais simples e geométrico destes objetos.

Grid

O objeto final é visualizado no computador e em seguida enviado para uma impressora 3D, que pode imprimir os objetos em diferentes materiais, como ABS, Poliamida, Vidro, Cerâmica ou Metal. Cada peça é única, e contém as emoções mais íntimas da narrativa de amor.

Experimentos

ETAPA 2. APLICATIVO PARA CELULAR

Nesse momento estamos desenvolvendo um aplicativo que busca democratizar o experimento, de modo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa narrar sua história e visualizar em tempo real no seu próprio celular um objeto de sua escolha. Esse objeto poderá ser impresso numa impressora 3D.

ETAPA 3. WORKSHOPS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Para 2015, iremos desenvolver uma série de atividades educacionais que buscam popularizar processos de design com uso de tecnologias digitais interativas, como softwares paramétricos, escâner 3D, arduíno e outros micro-controladores, sensores e impressão 3D. Com foco em crianças e adolescentes de famílias de menor renda, essa etapa pretende ampliar seu universo de referências culturais além de desmistificar tais tecnologias, estimulando-as a desenvolverem seus projetos pessoais no campo do design.

(Texto enviado pelo arquiteto)

FICHA TÉCNICA

Criado por: Guto Requena
Colaboração: D3 Studio
Equipe de desenvolvimento Estudio Guto Requena: Mariana Schetini e Vitor Reis
Equipe de desenvolvimento D3 Studio: Edson Pavoni, Creative Director com Diego Spinola, Luka Brajovic, Luiz Gustavo Zanotello
Impressão das 3 peças finais: Anacom
Impressão em tempo real na performance: Akad
Figurino: João Pimenta

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Love Project / Guto Requena + D3" 05 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628151/love-project-guto-requena-mais-d3> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.