WAF anuncia o Edifício do Ano: The Chapel / A21 studio

O World Architecture Festival (WAF) 2014 elegeu o projeto The Chapel do escritório A21 studio como Edifício do Ano [Building of the Year]. Todos os vencedores dos dias 1 e 2 tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para o renomado júri composto por Richard Rogers, Rocco Yim, Julie Eizenberg, Enric Ruiz Geli e Peter Rich. Após as apresentações os jurados, então, elegeram o Building of the Year. Os vencedores do Small Project of the Year, Landscape of the Year and Future Project of the Year também foram divulgados hoje, além de dois novos prêmios: o Colour Prize (patrocinado pela AkzoNobel) e o Wood Excellence Prize (patrocinado pelo American Hardwood Export Council).

Saiba mais sobre os projetos vencedores a seguir.

BUILDING OF THE YEAR: The Chapel / A21 studio (Hochiminh, Vietnã)

Cortesia de a21 studio

The Chapel é um espaço comunitário localizado numa área de expansão urbana nos arredores de Ho Chi Minh, Vietnã. Como resultado da crise imobiliária, a região carecia de centros comunitários, portanto, the Chapel foi projetada para ser um espaço de conferências, casamentos, exposições e outros tipos de eventos que envolvem os habitantes da região. 

Cortesia de a21 studio

Elogiando o projeto vencedor em nome do júri, Paul Finch, Diretor do Programa do WAF, disse: "Os jurados sentiram que esse é um projeto que abraçou a história e a modernidade, criando um diálogo nesse processo. O edifício causou o máximo de impacto com o mínimo de materiais e produziu uma mudança de ritmo inesperada em seu contexto urbano. A oportunidade foi aproveitada para reciclar e repensar os materiais e o terreno, e uma série de questões de projeto foram abordadas, o que gerou um pequeno projeto que tem muito a dizer."

SMALL PROJECT OF THE YEAR: THE PINCH / Tianxing Town Government China Department of Architecture, The University of Hong Kong

Cortesia de WAF

The Pinch é parte da iniciativa do governo de reconstrução após um terremoto em setembro de 2012 ter destruído a maioria das casas da vila de Shuanghe, na Província de Yunnan, China. Localizada em uma nova praça pública, o projeto serviria para ativar a comunidade e serviria como um memorial do terremoto. O projeto se estende em diferentes níveis e age como uma ponte entre a vila reconstruída e a nova praça. 

Cortesia de WAF

O júri elogiou o projeto dizendo que se trata de uma proposta "elegante que demonstrou pesquisa em relação ao material e sistema construtivo utilizado, criando uma praça urbana que responde à necessidade vital de fechamento, congregação e cultura em uma região assolada por terremotos."

WORLD LANDSCAPE OF THE YEAR: National Arboretum Canberra / Taylor Cullity Lethlean and Tonkin Zulaikha Greer (Canberra, Austrália)

© Brett Boardman

O National Arboretum Canberra redefine o significado de jardim público no século XXI. Compreendendo 100 florestas de espécies arbóreas ameaçadas de diversas partes do mundo em uma área de 250 hectares, o projeto aborda questões reais de sustentabilidade, biodiversidade e consciência ambiental.

© Brett Boardman

O projeto foi escolhido entre outras 10 propostas e foi elogiado pelo júri por oferecer um contraste com a cidade de Camberra - uma cidade jardim -  e por tratar de questões tão importantes como a preservação de espécies de árvores, deixando um legado para as futuras gerações.

© Brett Boardman

FUTURE PROJECT OF THE YEAR: Art Gallery of Greater Victoria / 5468796 Architecture + number TEN architectural group (Victoria, Canadá)

Cortesia de WAF

A equipe de projeto foi finalista de um concurso para a renovação e expansão da galeria. O concurso pedia que as propostas trouxessem a presença do centro da cidade ao museu, localizado no subúrbio, visando criar ambientes mais vibrantes.

Cortesia de WAF

O edifício superou outras 12 propostas e o júri o elogiou por ser criativo e por respeitar o antigo edifício com o qual se relacional.

WOOD EXCELLENCE PRIZE: Alex Monroe Studio / DSDHA

© Dennis Gilbert

Em 2009 o DSDHA foi convidado a desenvolver um novo ateliê de joalheria para o designer Alex Monroe em Snowsfields, em Londres. A proposta acrescenta um elemento de três pavimentos sobre o estabelecimento em estilo eduardiano preexistente, criando espaços de venda, oficina, estúdio, reuniões e jantar, além de um terraço com vistas para a Ponte de Londres.

© Dennis Gilbert

O júri do festival elogiou a proposta dizendo: "Adensamento urbano é uma necessidade futura. Madeira é a solução para o problema que vem com o adensamento, devido à velocidade da constrição e eficiência da pré-fabricação. Arquitetonicamente o projeto se adequa a seu contexto urbano e se torna uma peça de 'mobiliário urbano'."

COLOUR PRIZE: Departments of Law and Central Administration, University of Economics and Business / Cook Robotham Architectural Bureau

© Ronald Kreimel

Patrocinado pela AkzoNobel, que também é parceira do festival, esse prêmio é o primeiro do gênero a fazer parte do programa de premiações do WAF, se único critério é que a cor seja uma parte integral do exterior do projeto.

O projeto consistem em um par de edifícios de 200 metros de comprimento implantados no sentido leste-oeste que apresentam uma série de estrias coloridas que animam o céu normalmente cinza de Prater, no Vietnã.

© Ronald Kreimel

Os jurados elogiaram o projeto dizendo que ele "demonstra como instituições de ensino deveria ser divertidas e inspiradoras. Esse projeto usou a cor com energia e convicção."

Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "WAF anuncia o Edifício do Ano: The Chapel / A21 studio " [World Building of the Year: The Chapel / A21 studio ] 03 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628116/waf-anuncia-o-edificio-do-ano-the-chapel-a21-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.