KAMJZ divulga proposta de masterplan para a baía de Shenzhen

Um dos mais impressionantes exemplos do crescimento urbano chinês dos últimos 30 anos, Shenzhen em breve terá seu próprio distrito financeiro. O Shenzhen Bay Super City Masterplan pretende criar um novo centro urbano que abrigará grandes corporações e contará com espaços para conferências internacionais, exposições e programas culturais. O escritório KAMJZ Architects divulgou recentemente sua proposta para a região, defendendo um centro urbano mais sustentável através da concepção de uma nova tipologia de torres corporativas. Saiba mais sobre esse masterplan a seguir.

KAMJZ divulga proposta de masterplan para a baía de Shenzhen  - Mais Imagens+ 10

Cortesia de KAMJZ Architects

As cidades chinesas estão em expansão; as redes de transporte e centros urbanos devem ser concebidos para lidar com as consequências ambientais que vêm com o dramático crescimento populacional. A área conhecia como Shenzhen Bay Ring se tornará o centro urbanizado mais proeminente da região e o escritório KAMJZ Architects propôs um masterplan que prioriza a vida urbana e a sustentabilidade em vez do modelo tradicional que incentiva a construção de enormes arranha-céus. Sua proposta não pretende criar um ícone ou símbolo para a cidade, mas espera atrair atenção para a paisagem singular de Shenzhen e criar uma infraestrutura para a escala do pedestre em toda a cidade.

Cortesia de KAMJZ Architects

As torres de escritórios que estão sendo construídas em inúmeras cidades em todo o mundo apresentam muitos pontos negativos e, muitas vezes, não são sustentáveis econômica e ambientalmente. Por ter sido construída sobre um aterro que outrora era água, torres altas e delgadas em Shenzhen necessitam de fundações mais profundas e caras. Além disso, elevadores e escadas ocupam grandes porções da área útil de cada pavimento. Essas torres também contribuem para tornar o nível da rua menos vibrante, pois seus térreos são ocupados em geral por grandes halls e rampas de automóveis. Essa nova proposta busca aliviar muitos dos problemas ligados às torres convencionais de escritórios através do uso de passarelas elevadas, rampas para ciclistas e espaços públicos integrados no projeto das torres.

Cortesia de KAMJZ Architects

O plano foca na criação de um espaço útil máximo para as pessoas, ao invés de competir pelo título de edifício mais alto. Um traço característico desse projeto é a presença de terraços e balcões externos que definem a forma dos edifícios. Os terraços externos proporcionarão espaço para estabelecimentos comerciais e encontro de pessoas, e são elementos fundamentais do masterplan, tornando mais eficiente a coleta de água pluvial e a geração de energia a partir do sol. Por estarem elevados em relação ao nível da rua, esses terraços proporcionam sombra para os espaços abaixo e agem como grandes jardins públicos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rawn, Evan. "KAMJZ divulga proposta de masterplan para a baía de Shenzhen " [KAMJZ Reveals Proposal for Shenzhen Bay Super City Masterplan] 23 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627581/kamjz-divulga-proposta-de-masterplan-para-a-baia-de-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.