15 finalistas do concurso "Place By Design" promovido pela SXSW Eco

A South by Southwest Eco (SXSW Eco) anunciou os finalistas da segunda edição de seu concurso anual "Place by Design", que celebra "ideias de inovadoras para a reinvenção do espaço público." Realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, esse evento paralelo ao festival SXSW explora soluções para os desafios da sustentabilidade.

Entre os finalistas do Place by Design estão algumas propostas muito interessantes, como a +Pool e a Lowline, ambas de Nova Iorque, mas também algumas iniciativas menos conhecidas como o Granby Park temporário de Dublin. Saiba mais sobre os 15 finalistas, a seguir.

15 finalistas do concurso Place By Design promovido pela SXSW Eco  - Mais Imagens+ 10

+Pool (Nova Iorque, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

Um dos maiores projeto em escala urbana já financiados através de crowdfunding, +Pool é um ambicioso projeto que permitirá aos nova-iorquinos nadarem novamente nas águas do Rio Hudson, pois a piscina agirá como um filtro que purifica a água que passa em seu interior. O projeto necessitou de diversas fases de teste e prototipagem, que até agora foram financiadas através de campanhas no Kickstarter.

Bagby Street Infographics (Austin, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

O escritório Design Workshop, localizado em Austin, criou esta instalação temporária simples para a recém renovada Bagby Street, em Houston, para ajudar os usuários a entenderem as técnicas e benefícios do projeto sustentável. A instalação, com sinais visuais marcantes que atraem a atenção dos transeuntes, explicam os aspectos sustentáveis do redesign, como, por exemplo, o fato de que ele proporciona uma redução de 33% no escoamento de águas pluviais, ou uma redução de 300 toneladas em emissões de CO2 graças a utilização de concreto de cinza volante.

Brooklyn (Williamsburg) Pop-up Bike Park (East Stroudsburg, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

Em um pequeno terreno no Brooklyn, o Dellavalle Designs criou um estacionamento de bicicletas multiuso, com uma loja de bicicletas, uma pista para ciclismo ou caminhada, trilhas com rampa para ciclistas iniciantes ou avançados, e locais onde ciclistas podem aprender ou treinar para ciclismo downhill.

HOPE Outdoor Gallery (Austin, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

Transformando uma propriedade abandonada em um "paint park" de três pavimentos para grafiteiros e muralistas deixarem suas obras e mensagens positivas, este espaço é, agora, uma das dez atrações turísticas mais visitadas de Austin e um local de inspiração para a comunidade local.

Granby Park (Dublin, Irlanda)

Cortesia de SXSW Eco

Este parque temporário em Dublin conta com - além de outros elementos - um espaço educacional, 30 instalações de arte e um anfiteatro para 300 pessoas. Em seu curto período de atividade (cerca de um mês), ele atraiu mais de 400.000 visitantes, mostrando-se um modelo efetivo para usos alternativos de espaços vazios na cidade.

Libros Libres (Dallas, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

Libros Libres é um projeto comunitário de alfabetização que envolve projetistas e moradores locais para criar pequenos abrigos de livro que proporcionem um espaço de encontro comum em áreas onde a alfabetização é uma questão essencial.

North Austin Community Garden (Austin, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

Na nova instalação do YMCA em North Austin, o projeto do jardim de Thoughtbarn permite o acesso do público a uma horta comunitária. Todos os 50 espaços disponíveis para o público na primeira fase foram vendidas no primeiro dia que se tornaram disponíveis.

Pavegen (Londres, Reino Unido)

Cortesia de SXSW Eco

A Pavegen Systems criou uma tecnologia de pavimentação que absorve a energia dos passos para gerar eletricidade, permitindo que locais com pouca oportunidade para geração de energia através do vento ou do sol tenham, por exemplo, iluminação pública.

Poppy Seed (Xangai, China)

Cortesia de SXSW Eco

Desenvolvido pela Gensler, Poppy Seed é um aplicativo que permite aos usuários associarem áreas específicas da cidade com emoções ou sentimentos; essas informações podem ser úteis para futuras decisões de projeto urbano, por exemplo. Ele também permite aos usuários procurarem por áreas que possuam sentimentos específicos, aperfeiçoando o acesso a diferentes locais da cidade.

Rabalder Parken (Roskilde, Dinamarca)

Cortesia de SXSW Eco

Este parque em Roskilde conta com uma pista de skate que também funciona como um sistema integrado de drenagem contra inundações, combinando elementos de espaço público e uma infraestrutura necessária.

Resilient Modular Systems [RMS] (Cambridge, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

Criado como uma resposta ao Harvard Dean's Design Challenge, este sistema modular metálico de cobertura procura combinar o baixo custo de coberturas metálicas com características de resiliência, proteção térmica e baixa emissão de CO2, criando um produto que melhora a qualidade e tem um preço mais acessível.

The 'T' House: Experiments in Microbial Architecture (Albuquerque, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

Inspirado pela função e estrutura das tradicionais casas de chá, a "T" House é uma estrutura temporária projetada para permitir a exploração da microbiologia e cultura através de projeções, debates, oficinas e performances.

The Lowline by Raad Studio (Nova Iorque, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

Outro projeto que fez seu nome através de uma campanha de crowdfunding, o Lowline é uma tentativa de trazer o sucesso do Highline de Nova Iorque para uma estação de bonde subterrânea abandonada. A proposta prevê a utilização de tubos de luz solar para criar um parque subterrâneo com vegetação.

The Transformation of Waller Creek (Austin, EUA)

Cortesia de SXSW Eco

O Conservatório Waller Creek está alavancando a oportunidade proporcionada por um grande projeto de infraestrutura - que manterá constante o fluxo de água, além de prevenir alagamentos futuros e a erosão do Waller Creek - ao transformar o riacho em um espaço público conectando East Austin ao centro da cidade, ao passo que preserva o micro ecossistema local.

Urban Skyfarm (Los Angeles, EUA)

Urban Skyfarm, do Estúdio Aprilli Design, propõe uma aproximação radical à agricultura urbana no coração de Seul, proporcionando alimentos orgânicos, mas também espaço público e melhor qualidade do ar onde a cidade mais precisa.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "15 finalistas do concurso "Place By Design" promovido pela SXSW Eco " [SXSW Eco Names 15 "Place By Desgn" Finalists] 14 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627238/15-finalistas-do-concurso-place-by-design-promovido-pela-sxsw-eco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.