Casa Malva / BLOCO Arquitetos

Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 2 de 26Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 3 de 26Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 26Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 5 de 26Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 21

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  366
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  By Silva, Concresteel, Dessine, Indusparquet, Palimanam Pedras, Vidraçaria Planalto
  • Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
  • Co Autora: Tatiana Lopes
  • Colaboradores: Guilherme Mahana, Bruno Pessoa, Luciana Ribeiro, Victor Machado
  • Cálculo Estrutural: André Torres
  • Projeto De Instalações: Nelso Kunrath
  • Paisagismo: Rosalba Paisagismo
  • Construção: Daniella Malva e Gilmar Guimarães
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 15 de 26
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se localiza no interior de um condomínio fechado em Brasília, fora do contexto urbano da cidade e ladeado por outras casas. Utilizamos a taxa máxima de ocupação permitida de modo a possibilitar a implantação da casa em um só nível, conforme o desejo dos clientes. Procuramos explorar as vistas para os espaços internos do lote e criamos um pátio central à volta do qual gravitam os espaços programáticos. As áreas sociais se abrem diretamente para o pátio enquanto os quartos dão as costas para ele e se abrem para as laterais do lote. Os ambientes sociais da casa se organizam em um espaço contínuo, organizados por um jardim central descoberto.

Planta Baixa

Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 21

Procuramos ressaltar as diferenças entre os principais materiais de construção da casa de modo a não criar um volume monolítico. Procuramos obter a expressão da arquitetura através de uma composição de diferentes peças.  

Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 14 de 26
© Joana França

A parede de tijolo maciço aparente tem apenas a função de vedação e não possui estrutura ou instalações embutidas. No corredor íntimo parte dos tijolos foi substituída por tijolos maciços de vidro, confeccionados especialmente para a obra. Estes tijolos trazem luz natural e permitem pequenas visuais para o pátio pátio. A vedação da torre que abriga caixa d´água e condensadoras de ar é composta pelos mesmos tijolos maciços, porém sua paginação é como um "trançado" que deixa espaços vazios entre as peças e promove ventilação e iluminação naturais.  

Isométricas

As paredes de alvenaria pintada assumem as funções de embutir instalações e parte da estrutura de concreto, além de delimitar os espaços secundários da casa tais como muros laterais e garagem. As vigas de cobertura em concreto são aparentes ao redor de todo o exterior da casa, coroando a composição. Os pilares de concreto são ora aparentes junto às paredes de tijolo maciço, ora embutidos nas paredes de alvenaria. 

Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 18 de 26
© Joana França

O forro de madeira natural (cumaru) sobre os espaços sociais é uma superfície estruturada internamente por vigas de madeira e aço. O forro faz o embutimento dos aparelhos de ar-condicionado, instalações e iluminação nos trechos da mesa de jantar e circulação. Na área dos sofás e poltronas o forro fica mais alto, fixando-se diretamente à laje de cobertura e deixando à mostra parte das vigas de sua estrutura interna. Estas vigas formam uma pérgola onde se fixa o sistema de iluminação indireta. 

Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 16 de 26
© Joana França

Os tijolos de vidro foram desenhados pelo escritório e confeccionados através da colagem de várias lâminas de vidro transparente. 

Casa Malva / BLOCO Arquitetos - Imagem 17 de 26
© Joana França

Originalmente publicado em 22 de maio de 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Malva / BLOCO Arquitetos" 24 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626497/malva-house-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.