Casa da Malaca / Mario Martins Atelier

Casa da Malaca / Mario Martins Atelier - JardimCasa da Malaca / Mario Martins Atelier - Imagem 3 de 30Casa da Malaca / Mario Martins Atelier - JanelaCasa da Malaca / Mario Martins Atelier - Mesa, Iluminação, CadeiraCasa da Malaca / Mario Martins Atelier - Mais Imagens+ 25

Lagos, Portugal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre uma construção pré-existente, pouco interessante, e sem condições de habitabilidade, mas com interessantes muros de alvenaria de pedra, estruturou-se o desenho desta nova habitação.

Casa da Malaca / Mario Martins Atelier - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

É sobre um muro de alvenaria de pedra, que pousa o piso geral, na cota superior do terreno. Aí organizam-se três quartos, e um escritório através de um corredor generosamente iluminado.

Planta 2o. Pavto.

Das características naturais do suporte físico, surge naturalmente um espaço inferior, “entalado” pelo muro de pedra, por onde se propõe a entrada principal para uma zona de pé-direito, aberto para uma sala, contígua à cozinha aberta. Neste espaço comum abre-se um envidraçado para o terreno que vislumbra o espaço natural envolvente, onde ainda prevalece um ambiente rural.

Casa da Malaca / Mario Martins Atelier - Janela, Fachada, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

A habitação é redesenhada com uma linguagem contemporânea, mas com recurso a uma escala, formas, elementos e materiais presentes na arquitectura local. Pretende-se principalmente manter um compromisso entre a cultura arquitectónica vernacular e um desenho actual, simples com uma presença discreta onde predomina a vegetação espontânea, de amendoeiras e alfarrobeiras que caracterizam o Barrocal Algarvio.

Casa da Malaca / Mario Martins Atelier - Jardim
© Fernando Guerra | FG+SG

Por isso, as formas são sóbrias e os materiais naturais: a pedra natural que reveste paredes e todos os pavimentos, o betão aparente e o branco das paredes rebocadas, que reflecte o sol intenso e constante do Algarve.

Casa da Malaca / Mario Martins Atelier - Mesa, Sofá, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Malaca / Mario Martins Atelier" 02 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626279/casa-da-malaca-mario-martins-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.