Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 1 de 35
© Aryeh Kornfeld
  • Arquitetos: Gabriel Bendersky , JBA, Richard von Moltke
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10218
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aryeh Kornfeld

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 2 de 35Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 3 de 35Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 4 de 35Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 5 de 35Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos Responsáveis: JBA (Jaime Bendersky Arquitectos), Gabriel Bendersky, Richard von Moltke
  • Colaboradores: Eugenio Lagos, Rodrigo Ulloa, Antonia Figueroa, Ian Hsu
  • Engenharia: Enzo Valladares
  • Construção: Bravo & Izquierdo
  • Instalações Hidráulicas: Fernández y Rojas
  • Climatização: Budnik & Laissle, Matec
  • Instalações Elétricas: Concha y Gana
  • ITO: Coz & Cía. Ltda.
  • Illumination: Bordoni + Palacios
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Comunidade Judaica de Santiago que operou por quase cinquenta anos na Grande Sinagoga na Rua Serrano no sul da cidade, decide mudar sua sede para o zona oeste, abrigando uma comunidade maior do que a anterior, com atividades social e culturais além daquelas ligadas à religião. A missão não apenas consistiu combinar um programa híbrido de diferente tipo e tamanho, categoria e uso, mas também pediu uma alta cota de simbolismo à promenade e à experiência espacial.

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 4 de 35
© Aryeh Kornfeld

O terreno, com 6038,7 m², possui uma importante massa verde de árvores antigas de nogueiras e castanheiras e com vistas impressionantes para a cadeia de montanhas dos Andes ao sul.

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 33 de 35
Corte AA

O partido aposta em agrupar peças programáticas em distintos edifícios, categorizando assim os diferentes usos e impondo ordens e hierarquias temáticas dentro de um mesmo conjunto espacial. Se constrói então uma composição com base em volumes salientes e depressões que determinam um vazio essencial: um núcleo central capaz de articular e mediar as aproximações e as perspectivas. Nele está uma escultura de concreto armado estrategicamente colocada nos eixos visuais. A escultura é uma abstração da Menora, (candelabro de sete velas), símbolo ritual mais importante no judaísmo.

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 26 de 35
© Aryeh Kornfeld

Um primeiro edifício, de culto, descansa sobre um grande espelho d'água de cinquenta por cinquenta metros, abrigando uma sinagoga principal com capacidade para oitocentas pessoas e ainda uma sinagoga menor, para usos diários. Estes são volumes arredondados, com revestimentos de diferentes madeiras, rotacionadas em 4º, procurando a exata orientação em direção à Jerusalém, são formalmente ligadas por uma terceira identidade espacial que as conecta: uma estrutura de concreto aparente com aberturas que emolduram certas vistas para a cordilheira. Sob o plano do espelho d'água, acessos discretos do exterior e do interior está uma Mikve, um recinto destinado à rituais de banhos de purificação.

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 17 de 35
© Aryeh Kornfeld

A água representa um papel fundamental no simbolismo judio, significa 'vida' e é usada como um elemento arquitetônico que atua como suporte das atividades religiosas, destacando-as das outras ao mesmo tempo enobrece e destaca o edifício oculto.

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 16 de 35
© Aryeh Kornfeld

Um segundo volume, denominado de edifício da cultura, reúne os usos comunitários: biblioteca, cafeteria, salas de aulas e oficinas administrativas. É um volume alongado de 111 metros de largura em um dos limites do terreno, configurando uma nova borda. Uma das pontas deste edifício concentra os fluxos de acesso, é uma praça coberta que comemora as doze tribos de Israel, através de doze pilares metálicos posicionados de acordo com a distribuição histórica dos territórios, mapeados como pavimentos da mesma praça;

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 19 de 35
© Aryeh Kornfeld

Um Centro de Eventos com salões multiuso e equipamento de apoio, está num subsolo num edifício sem presença volumétrica mas sim simbólica, a superfície superior desta atividade programática se constitui como uma grande praça de cerimônias, o epicentro de articulação espacial de todo o complexo.

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke  - Imagem 11 de 35
© Aryeh Kornfeld

O edifício de estacionamentos com capacidade para 224 carros, virtualmente desaparece por sob uma grande laje jardim com um gramado que permite as mais variadas atividades de lazer e jogos, mas simultaneamente permite configurar um vazio silencioso que destaca os volumes significantes do projeto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Comandante Malbec 13210, Lo Barnechea, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke " [Synagogue and Community Center C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke ] 30 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626186/sinagoga-e-centro-comunitario-cis-jba-mais-gabriel-bendersky-mais-richard-von-moltke> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.