O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sinagoga
  4. Chile
  5. JBA
  6. Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld
  • Arquitetos

    JBA, Gabriel Bendersky , Richard von Moltke
  • Localização

    Comandante Malbec 13210, Lo Barnechea, Santiago, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    JBA (Jaime Bendersky Arquitectos), Gabriel Bendersky, Richard von Moltke
  • Área

    10218.0 m²
  • Fotografias

© Aryeh Kornfeld	© Aryeh Kornfeld	© Aryeh Kornfeld	© Aryeh Kornfeld	+ 35

  • Colaboradores

    Eugenio Lagos, Rodrigo Ulloa, Antonia Figueroa, Ian Hsu
  • Engenharia

    Enzo Valladares
  • Construção

    Bravo & Izquierdo
  • Instalações Hidráulicas

    Fernández y Rojas
  • Climatização

    Budnik & Laissle, Matec
  • Instalações Elétricas

    Concha y Gana
  • Iluminação

    Bordoni + Palacios
  • ITO

    Coz & Cía. Ltda.
Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke , © Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Comunidade Judaica de Santiago que operou por quase cinquenta anos na Grande Sinagoga na Rua Serrano no sul da cidade, decide mudar sua sede para o zona oeste, abrigando uma comunidade maior do que a anterior, com atividades social e culturais além daquelas ligadas à religião. A missão não apenas consistiu combinar um programa híbrido de diferente tipo e tamanho, categoria e uso, mas também pediu uma alta cota de simbolismo à promenade e à experiência espacial.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

O terreno, com 6038,7 m², possui uma importante massa verde de árvores antigas de nogueiras e castanheiras e com vistas impressionantes para a cadeia de montanhas dos Andes ao sul.

Corte AA
Corte AA

O partido aposta em agrupar peças programáticas em distintos edifícios, categorizando assim os diferentes usos e impondo ordens e hierarquias temáticas dentro de um mesmo conjunto espacial. Se constrói então uma composição com base em volumes salientes e depressões que determinam um vazio essencial: um núcleo central capaz de articular e mediar as aproximações e as perspectivas. Nele está uma escultura de concreto armado estrategicamente colocada nos eixos visuais. A escultura é uma abstração da Menora, (candelabro de sete velas), símbolo ritual mais importante no judaísmo.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Um primeiro edifício, de culto, descansa sobre um grande espelho d'água de cinquenta por cinquenta metros, abrigando uma sinagoga principal com capacidade para oitocentas pessoas e ainda uma sinagoga menor, para usos diários. Estes são volumes arredondados, com revestimentos de diferentes madeiras, rotacionadas em 4º, procurando a exata orientação em direção à Jerusalém, são formalmente ligadas por uma terceira identidade espacial que as conecta: uma estrutura de concreto aparente com aberturas que emolduram certas vistas para a cordilheira. Sob o plano do espelho d'água, acessos discretos do exterior e do interior está uma Mikve, um recinto destinado à rituais de banhos de purificação.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

A água representa um papel fundamental no simbolismo judio, significa 'vida' e é usada como um elemento arquitetônico que atua como suporte das atividades religiosas, destacando-as das outras ao mesmo tempo enobrece e destaca o edifício oculto.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Um segundo volume, denominado de edifício da cultura, reúne os usos comunitários: biblioteca, cafeteria, salas de aulas e oficinas administrativas. É um volume alongado de 111 metros de largura em um dos limites do terreno, configurando uma nova borda. Uma das pontas deste edifício concentra os fluxos de acesso, é uma praça coberta que comemora as doze tribos de Israel, através de doze pilares metálicos posicionados de acordo com a distribuição histórica dos territórios, mapeados como pavimentos da mesma praça;

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Um Centro de Eventos com salões multiuso e equipamento de apoio, está num subsolo num edifício sem presença volumétrica mas sim simbólica, a superfície superior desta atividade programática se constitui como uma grande praça de cerimônias, o epicentro de articulação espacial de todo o complexo.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

O edifício de estacionamentos com capacidade para 224 carros, virtualmente desaparece por sob uma grande laje jardim com um gramado que permite as mais variadas atividades de lazer e jogos, mas simultaneamente permite configurar um vazio silencioso que destaca os volumes significantes do projeto.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
JBA
Escritório
Gabriel Bendersky
Escritório
Richard von Moltke
Escritório
Cita: "Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke " [Synagogue and Community Center C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke ] 30 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626186/sinagoga-e-centro-comunitario-cis-jba-mais-gabriel-bendersky-mais-richard-von-moltke> ISSN 0719-8906