Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira

Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Imagem 2 de 48Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Imagem 3 de 48Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Imagem 4 de 48Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - FachadaEdifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Mais Imagens+ 43

Descrição enviada pela equipe de projeto. A inauguração da obra chamada de “Edifício sobre a Água”, que faz parte do complexo fabril Shihlien Chemical na cidade de Huai’An, Província de Jiangsu, acontecerá no dia 30 de agosto deste ano. Esta é a primeira obra de Álvaro Siza construída na China. Você pode ver outras imagens exclusivas deste projeto aqui.

Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Orla, Costa
© Fernando Guerra | FG + SG

Localizado no New Salt Industrial Park, a Shihlien Chemical Industrial Jiangsu Co. é uma das maiores produtoras de cloreto de amônio e carbonato de sódio combinado do mundo. A fábrica cobre uma área de dois quilômetros quadrados e emprega os mais avançados processos e tecnologias de produção.

Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Orla
© Fernando Guerra | FG + SG

Em 2009, o diretor da Shihlien Chemical, Por-Shih Lin, imaginou a criação de um edifício de escritórios sobre um lago artificial (que também funcionam como reservatório de água) de 100.000 m² do vasto complexo industrial. Para concretizar este plano convidou o arquiteto português Álvaro Siza para liderar a equipe de projeto. O projeto previa a construção de um edifício que se mesclasse perfeitamente com o elemento mais importante no processo de produção de vidro: a água.

Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Imagem 27 de 48
© Fernando Guerra | FG + SG

Construir sobre a água era um desafio completamente novo para Álvaro Siza. O projeto levou quatro anos para ser concebido e concretizado. Meticulosamente construída em concreto aparente branco, a forma curvilínea do edifício tem mais de 300m de comprimento, compreendendo dois pavimentos acima da água e uma área construída de aproximadamente 11.000m².

Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Imagem 4 de 48
© Fernando Guerra | FG + SG

Como se evocasse um dragão, pousado elegantemente sobre a água, os contornos da edificação parecem se mover gentilmente. Contorcendo-se, a forma escapa à convenção formal, uma entidade autônoma que contrasta com as formas ortogonais do complexo fabril. Cruzando as geometria curvas, pontes conectam os diferentes espaços, pavimentos e volumes.

Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Urbano, Orla, Viga
© Fernando Guerra | FG + SG

O projeto tira proveito de seu cenário poético e da iluminação natural. Em constante interação com o ambiente - seja na mudança de tons e reflexos da água ou nos níveis de luz e sombra – o edifício incorpora as mudanças externas. Visto a partir da terra, água ou ar, o elegante edifício transmite uma beleza silenciosa alcançada em sua plenitude quando o concreto – substancial - entra em contato com o fluido – etéreo. 

Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira - Imagem 3 de 48
© Fernando Guerra | FG + SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huai'an, Jiangsu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira" 29 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626132/edificio-sobre-a-agua-alvaro-siza-mais-carlos-castanheira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.