Primeiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil

O Arquideas convidou estudantes de arquitetura e jovens arquitetos a participar do concurso de ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA), que buscava soluções para a criação de um centro de aprendizagem e observação do ecossistema através do contato íntimo com a natureza em uma das regiões de maior biodiversidade do mundo: a Amazônia.

Com 189 propostas apresentadas e um júri composto por Beatriz Colomina (acadêmica da Universidade de Princeton) e Ariadna Cantis (arquiteta e curadora), entre outros jurados, foram selecionadas cinco menções honrosas e três propostas vencedoras.

A seguir, apresentamos a proposta de José Maria Ordovás (Politécnica de Madri, Espanha) e Alejandro Alejandro Fernández-Linares García (Illinois Institute of Technology), que ficaram em primeiro lugar no concurso internacional de ideias.

Estação. Cortesia da equipe vencedora

Dos arquitetos: Visitar o Amazonas é iniciar um caminho, não se trata de fazer uma excursão. O Amazonas não pode ser reduzido a um lugar específico e nesse sentido decidimos nos adaptar à exuberante riqueza da região e propor um sistema que pudesse ser implementado ao longo de todo o rio.

O Sistema de Canoas para o Amazonas ("Amazon Canoeing Station System ") é concebido como uma rede de cabos de aço pré-instalados onde cada um funciona como uma "estação"  - refúgio - para a jornada distante até o ponto seguinte, encarnando o espírito do amante da natureza e aventureiro refletido em uma única estrutura tensionada construída a partir de materiais utilizados no montanhismo. Um sistema semi-efêmero de 6.000 km de extensão.

Croquis 04. Cortesia da equipe vencedora

Os cabos se prendem às árvores de ambas as margens do rio, em seguida, as barracas são armadas e erguidas. Apesar da fauna e da vegetação, os pontos de apoio da proposta ficam protegidos por um sutil e leve sistema de ancoragem aos troncos. 

Croquis 06. Cortesia da equipe vencedora

Além disso, o viajante deverá carregar consigo - dependendo do país, topografia e características da região - uma das barracas recomendadas pelos governos e agências. Essas barracas passarão por uma fase de testes até que se comprove sua segurança e funcionalidade.

Croquis 07. Cortesia da equipe vencedora

A barraca “Hang-And-See” paira sobre o rio oferecendo ao viajante uma experiência inesquecível no Amazonas, com uma visão única do entorno natural.

Meandro. Cortesia da equipe vencedora
  • Concurso

    Concurso Arquideas Nature Observatory of Amazonia (NOA América do Sul)
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Nome do projeto

    Amazon Canoeing Station System
  • Arquitetos

    José María Ordovás, Alejandro Fernández-Linares García
  • Localização

    Amazonas, Brasil
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de Equipo Primer Lugar

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Primeiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil" [Primer Lugar en Concurso de Ideas Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil] 27 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626081/primeiro-lugar-no-concurso-de-ideias-nature-observatory-of-amazonia-noa-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.