Construção do Taipei Performing Arts Center do OMA

O Taipei Performing Arts Center (TPAC) do escritório OMA, em construção desde 2012, foi o palco de uma cerimônia que contou com a presença do prefeito de Taipei Hau Lung-pin e os parceiros do OMA, Rem Koolhaas e David Gianotten. Mesmo em seu atual estado de construção, a forma rigidamente geométrica é claramente expressa pelo volume central que acomoda os três auditórios, dois cúbicos e um esférico.O projeto do TPAC é, em muitos aspectos, experimental, onde os vários auditórios flexíveis podem até ser combinados, gerando espaços de extraordinários que permitem performances que seriam impossíveis em qualquer outro teatro.

Antes da cerimônia nós conversamos com um dos responsáveis pela obra, David Gianotten, que explicou os conceitos do projeto e os desafios (ou melhor, a surpreendente falta deles) na construção, e nos disse: "você só irá entender quando o ver, é muito emocionante, nós encorajamos todos aqueles que amam arquitetura a vir até aqui e vê-lo porque é espetacular. "

Leia a seguir, a entrevista na íntegra

Construção do Taipei Performing Arts Center do OMA - Mais Imagens+ 11

Cortesia de OMA; Fotografia de Philippe Ruault

ArchDaily: O projeto, baseado em volumes geométricos básicos que agora estão muito claros, apareceu na época do Prada Transformer do OMA (uma torção de volumes geométricos puros). Estamos interessados ​​em saber como e por que o OMA está buscando complexidade e flexibilidade dentro das limitações de formas rigidamente geométricas.

David Gianotten: Acho que o que tentamos alcançar foi criar um diagrama para a construção de um teatro que agiria como uma máquina. Se você olhar para o edifício, hoje, você sempre perceberá primeiramente a sua imagem mais marcante: o cubo com os volumes em suspensão, e os volumes que combinados, formam um elemento maior. Assim, o edifício é muito legível como um diagrama geométrico puro. Ao mesmo tempo, quando você olha para o que fizemos a fim de reforçar o esquema, ele torna-se um edifício em camadas: uma parte muito pública com uma parte muito privada, também. Assim, a clareza é intencional. É um cubo com três volumes. E, ao mesmo tempo, isso nos conferiu a oportunidade de brincar com o local onde o público vai, e esse foi o resultado real da competição - que, obviamente, não sabíamos que se íamos ganhar.

Quando estávamos entre os finalistas e, no final, ganhamos, mantivemos essa pureza. Se você olhar para o local hoje, é tão legível e compreensível. Nós não precisamos explicar o edifício, todo mundo entende, tanto os que estão dentro dele quanto os que o observam de fora. Mas ao mesmo tempo, é um objeto muito estranho na cidade. É muito geométrico e ao mesmo tempo muito incomum, muito grande quando comparado ao seu entorno. É uma forma muito interessante, básica, que você lê como um diagrama que às vezes se torna o edifício, e de repente se torna o diagrama de novo.

AD: Qual a importância da parte pública - e o "teatro" não planejado que é oferecido gratuitamente ao público - para atrair a atenção para o teatro e garantir o sucesso de ambos os edifícios e suas produções teatrais em geral? Este projeto apresenta uma parte pública (como no CCTV) e expõe aos visitantes como o teatro e as obras funcionam verdadeiramente. Por que vocês incorporaram um recurso como esse e o que vocês esperam que ele instigue?

DG: Nós tentamos sempre diluir a linha entre o privado e o público, para fazer com que as pessoas se familiarizem com o programa. Nesta área há um mercado à noite e nós expandimos o projeto até a praça em frente ao prédio, abaixo dos volumes e até o lobby, criando um espaço para a cultura inserido na cidade. A maioria das pessoas normalmente não vai ao teatro ou à ópera mas pelo fato de que o edifício está tão perto do mercado noturno, a ideia do projeto era aproveitar esse fluxo de pessoas e convidá-las a mostrar o que existe dentro do teatro, através de todos os espaços: dos bastidores, dos jardins, cafés e plataformas de exibição pública ... Diluir esse limite é muito importante para que as pessoas possam fazer a transição entre realmente usar o espaço e experimentá-lo. E é por isso criamos essa situação - para tornar o espaço mais acessível.

Cortesia de OMA; Fotografia de Philippe Ruault

AD: Com um projeto como este, eu posso imaginar que surgem muitos desafios. Você pode falar sobre alguns dos desafios inesperados? O projeto é capaz de reunir três partes, o núcleo central, os bastidores e o cubo principal. Quais foram os desafios estruturais para criar essa volumetria?

DG: Pelo fato do diagrama do projeto ser incrivelmente claro, a estrutura do edifício, uma vez que resolvemos como construir o cubo para sustentar os balanços, foi realmente muito fácil de construir. Não que ela não fosse uma estrutura desafiadora, mas todos os volumes estavam alinhados no modo como deveríamos fazê-lo. Encontramos também um empreiteiro que realmente entendeu a essência do edifício e o executou.

Para ser muito honesto, em comparação com muitos dos nossos edifícios na região da Ásia, este tem sido um processo tranquilo porque todas as partes - governo, arquitetos, engenheiros, empreiteiros, os vizinhos, as pessoas no mercado noturno - estavam todos cooperando bastante desde o início do projeto, e todo mundo sabia o papel que deveria desempenhar. E agora temos o esqueleto do edifício e a construção será concluída em ano e meio a partir de agora. Isso tem sido muito bom em comparação com muitos outros projetos.

É claro que apareceram muitas coisas inesperadas para resolver, mas, em geral, ainda é, em essência, a mesma coisa que nós projetamos no concurso, e com certeza continuará assim. 

Cortesia de OMA; Fotografia de Philippe Ruault

AD: E por fim, as artes cênicas são muito importantes na cultura de Taiwan. Quais foram as principais contribuições de consultores teatro / performance para garantir que esta configuração particular funcionasse corretamente para seu uso pretendido?

DG: O espaço é concebido como uma máquina para acolher tudo - teatro tradicional, ópera, dança - tudo pode acontecer lá, nas diferentes configurações do edifício. E por todo mundo ter visto aquele lugar como uma oportunidade, eles cooperaram com os objetivos, porque já estavam pensando sobre os shows que poderiam ser realizados lá e que não poderiam ser feitos em qualquer outro teatro na Ásia, e talvez em todo o mundo. Ele foi imediatamente compreendido que não foi projetado para ser um edifício para os arquitetos, foi concebido como uma ferramenta para se trabalhar. 

É muito raro que os clientes e a equipe de arquitetos e de engenharia estejam todos caminhando para o mesmo objetivo, e é por isso que foi incrivelmente rápido sair de um concurso de projetos para o esqueleto de um edifício, em um lugar tão proeminente na cidade. Nós ainda pensamos, às vezes, "isso é real?" Porque foi em tal harmonia e em tal velocidade que tudo aconteceu que até nós mesmos nos surpreendemos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Quintal, Becky. "Construção do Taipei Performing Arts Center do OMA" [OMA's Taipei Performing Arts Center (TPAC) Tops Out] 27 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626050/construcao-do-taipei-performing-arts-center-do-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.