O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Artes
  4. Brasil
  5. Brasil Arquitetura
  6. 2012
  7. Praça das Artes / Brasil Arquitetura

Praça das Artes / Brasil Arquitetura

  • 20:34 - 18 Fevereiro, 2013
Praça das Artes / Brasil Arquitetura
Praça das Artes / Brasil Arquitetura, ©  Nelson Kon
© Nelson Kon

©  Nelson Kon ©  Nelson Kon ©  Nelson Kon ©  Nelson Kon + 37

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. São João, 281 - Centro São Paulo - SP, Brasil
  • Autores

    Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz + Luciana Dornellas
  • Área

    28500.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

  • Category

  • Secretaria Municipal de Cultura

    Marcos Cartum
  • Colaboradores

    Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes Paiva, Anselmo Turazzi, Carol Silva Moreira
  • Equipe

    Anne Dieterich, Beatriz Marques de Oliveira, Felipe Zene, Fred Meyer, Gabriel Grispum, Gabriel Mendonça, Pedro Del Guerra,Thomas Kelley, Victor Gurgel ,Vinícius Spira
  • Estagiários

    André Carvalho, Júlio Tarragó, Laura Ferraz
  • Equipe Desenvolvimento de projeto executivo

    Apiacás Arquitetos e Yuri Faustinoni, Elcio Yokoyama, Ingrid Taets
  • Projeto Estrutural

    FTOyamada
  • Projeto Fundações

    Infraestrutura
  • Projeto Instalações Elétricas e Hidráulicas

    PHE Engenharia
  • Projeto de Acústica e Cenotecnia

    Acústica & Sônica
  • Projeto Luminotécnico

    Ricardo Heder
  • Projeto Ar Condicionado e Exaustão

    TRThermica
  • Paisagismo

    Raul Pereira Paisagismo
  • Construtora

    Consórcio Construcap/Triunfo
  • Restauro

    Kruchin Arquitetura
  • Mais informações Menos informações
©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Praça das Artes: Um espaço de música e dança para a requalificação do centro de São Paulo

“... uma coisa é o lugar físico, outra coisa é o lugar para o projeto. E o lugar não é nenhum ponto de partida, mas é um ponto de chegada. Perceber o que é o lugar é já fazer o projeto.” —Álvaro Siza

 Há projetos de arquitetura que se impõem soberanos em grandes espaços livres, situações aprazíveis e visíveis à distância, e há outros projetos que se acomodam em situações adversas, espaços mínimos, nesgas de terrenos comprimidos por construções preexistentes, em que os parâmetros para seu desenvolvimento são ditados pelas dificuldades. O caso da Praça das Artes se enquadra dentre esses últimos. E não é por decisão voluntária ou por opção entre esse ou aquele approach, por essa ou aquela direção a tomar. O que nos leva a uma escolha e decisão conceitual é, precisamente, a natureza do lugar. É sua compreensão enquanto espaço resultante de fatores sócio-políticos ao longo de muitos anos – ou séculos – de formação da cidade. Compreender o lugar não somente como objeto físico, como diz Siza, mas como espaço de tensão, de conflitos de interesses, de subutilização ou mesmo abandono, tudo importa.

Corte A Implantação Planta 2° Pavimento Croquis 3 + 37

Se, por um lado, o projeto deve responder à demanda de um programa de diversos novos usos ligados às artes musicais e do corpo, deve também responder de maneira clara e transformadora a uma situação física e espacial preexistente, com vida intensa e com uma vizinhança fortemente presente. Mais ainda, deverá criar novos espaços de convivência a partir da geografia urbana, da história local e dos valores contemporâneos da vida pública. 

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Concluindo, podemos dizer que neste caso, projetar é captar e inventar o lugar a um só tempo, numa mesma ação.

A edificação do Antigo Conservatório Dramático Musical de São Paulo, que se encontrava incrustado no coração de uma região degradada do centro da cidade, é um importante marco histórico e arquitetônico e abriga uma rara sala de recitais, que há décadas estava inutilizada.

Praça das Artes / Brasil Arquitetura, ©  Nelson Kon
© Nelson Kon

O Projeto Praça das Artes restaurou e reabilitou este edifício, e vinculou-o a um complexo de novas construções e espaços de circulação e estar que abrigam as instalações para o funcionamento das Escolas e dos Corpos Artísticos do Teatro Municipal.

Diagrama de Usos
Diagrama de Usos

O novo conjunto integra as sedes das Orquestras Sinfônica Municipal e Experimental de Repertório, dos Corais Lírico e Paulistano, do Balé da Cidade e do Quarteto de Cordas. Abriga também as Escolas Municipais de Música e de Dança, o Museu do Teatro, o Centro de Documentação Artística, além de restaurantes, estacionamento subterrâneo e áreas de convivência. 

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

©  Nelson Kon ©  Nelson Kon ©  Nelson Kon ©  Nelson Kon + 37

A implantação desse equipamento cultural, além de atender à histórica carência de espaços para o funcionamento do Teatro, desempenha papel indutor estratégico na requalificação da área central da cidade, uma vez que o rico e complexo programa de uso, focado nas atividades profissionais e educacionais de música e dança, está fortemente marcado por funções de caráter público, convivência e vida urbana.

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

A partir do centro da quadra o novo edifício se desenvolve em três direções – Vale do Anhangabaú (Rua Formosa), Avenida São João e Rua Conselheiro Crispiniano, como um polvo a estender seus tentáculos e ocupar espaços. Um conjunto de edifício em concreto aparente pigmentado, com área total de 28.500,00 m², é o elemento principal que estabelece o novo diálogo, tanto com os remanescentes integrantes do conjunto (o edifício do Conservatório Dramático e Musical e a fachada do Cine Cairo) como com a vizinhança.

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça das Artes / Brasil Arquitetura" 18 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626025/praca-das-artes-brasil-arquitetura> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.