Praça das Artes / Brasil Arquitetura

Praça das Artes / Brasil Arquitetura

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Janela, Tijolo, FachadaPraça das Artes / Brasil Arquitetura - Imagem 3 de 37Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Janela, Tijolo, FachadaPraça das Artes / Brasil Arquitetura - Janela, FachadaPraça das Artes / Brasil Arquitetura - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Brasil Arquitetura; Brasil Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  28500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Agtel, Deca, Docol, Doka, Forbo Flooring Systems, InterCemet, Isar, Isover, Knauf, Lanxess Bayferrox, Neo Rex, OWA, Permetal, Pisossul, Plaka, Projeto, Reka Iluminação, Tecelagem Lady, Tecvision, Vibtech, +2
  • Secretaria Municipal De Cultura: Marcos Cartum
  • Colaboradores: Cícero Ferraz Cruz, Fabiana Fernandes Paiva, Anselmo Turazzi, Carol Silva Moreira
  • Equipe: Anne Dieterich, Beatriz Marques de Oliveira, Felipe Zene, Fred Meyer, Gabriel Grispum, Gabriel Mendonça, Pedro Del Guerra,Thomas Kelley, Victor Gurgel ,Vinícius Spira
  • Estagiários: André Carvalho, Júlio Tarragó, Laura Ferraz
  • Equipe Desenvolvimento De Projeto Executivo: Apiacás Arquitetos e Yuri Faustinoni, Elcio Yokoyama, Ingrid Taets
  • Projeto Estrutural: FTOyamada
  • Projeto Fundações: Infraestrutura
  • Projeto Instalações Elétricas E Hidráulicas: PHE Engenharia
  • Projeto De Acústica E Cenotecnia: Acústica & Sônica
  • Projeto Luminotécnico: Ricardo Heder
  • Projeto Ar Condicionado E Exaustão: TRThermica
  • Paisagismo: Raul Pereira Paisagismo
  • Construtora: Consórcio Construcap/Triunfo
  • Restauro: Kruchin Arquitetura
  • Autores: Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz + Luciana Dornellas
  • Cidade: Sao Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Janela, Fachada
© Nelson Kon

Praça das Artes: Um espaço de música e dança para a requalificação do centro de São Paulo

“... uma coisa é o lugar físico, outra coisa é o lugar para o projeto. E o lugar não é nenhum ponto de partida, mas é um ponto de chegada. Perceber o que é o lugar é já fazer o projeto.” —Álvaro Siza

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Urbano
© Nelson Kon

 Há projetos de arquitetura que se impõem soberanos em grandes espaços livres, situações aprazíveis e visíveis à distância, e há outros projetos que se acomodam em situações adversas, espaços mínimos, nesgas de terrenos comprimidos por construções preexistentes, em que os parâmetros para seu desenvolvimento são ditados pelas dificuldades. O caso da Praça das Artes se enquadra dentre esses últimos. E não é por decisão voluntária ou por opção entre esse ou aquele approach, por essa ou aquela direção a tomar. O que nos leva a uma escolha e decisão conceitual é, precisamente, a natureza do lugar. É sua compreensão enquanto espaço resultante de fatores sócio-políticos ao longo de muitos anos – ou séculos – de formação da cidade. Compreender o lugar não somente como objeto físico, como diz Siza, mas como espaço de tensão, de conflitos de interesses, de subutilização ou mesmo abandono, tudo importa.

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Janela, Fachada
© Nelson Kon

Se, por um lado, o projeto deve responder à demanda de um programa de diversos novos usos ligados às artes musicais e do corpo, deve também responder de maneira clara e transformadora a uma situação física e espacial preexistente, com vida intensa e com uma vizinhança fortemente presente. Mais ainda, deverá criar novos espaços de convivência a partir da geografia urbana, da história local e dos valores contemporâneos da vida pública. 

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Janela, Tijolo, Fachada
© Nelson Kon

Concluindo, podemos dizer que neste caso, projetar é captar e inventar o lugar a um só tempo, numa mesma ação.

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Imagem 15 de 37
© Nelson Kon

A edificação do Antigo Conservatório Dramático Musical de São Paulo, que se encontrava incrustado no coração de uma região degradada do centro da cidade, é um importante marco histórico e arquitetônico e abriga uma rara sala de recitais, que há décadas estava inutilizada.

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Cadeira, Iluminação, Pilar
© Nelson Kon

O Projeto Praça das Artes restaurou e reabilitou este edifício, e vinculou-o a um complexo de novas construções e espaços de circulação e estar que abrigam as instalações para o funcionamento das Escolas e dos Corpos Artísticos do Teatro Municipal.

Diagrama de Usos

O novo conjunto integra as sedes das Orquestras Sinfônica Municipal e Experimental de Repertório, dos Corais Lírico e Paulistano, do Balé da Cidade e do Quarteto de Cordas. Abriga também as Escolas Municipais de Música e de Dança, o Museu do Teatro, o Centro de Documentação Artística, além de restaurantes, estacionamento subterrâneo e áreas de convivência. 

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Tijolo
© Nelson Kon
Corte B
Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Imagem 22 de 37
© Nelson Kon

A implantação desse equipamento cultural, além de atender à histórica carência de espaços para o funcionamento do Teatro, desempenha papel indutor estratégico na requalificação da área central da cidade, uma vez que o rico e complexo programa de uso, focado nas atividades profissionais e educacionais de música e dança, está fortemente marcado por funções de caráter público, convivência e vida urbana.

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Janela, Fachada
© Nelson Kon

A partir do centro da quadra o novo edifício se desenvolve em três direções – Vale do Anhangabaú (Rua Formosa), Avenida São João e Rua Conselheiro Crispiniano, como um polvo a estender seus tentáculos e ocupar espaços. Um conjunto de edifício em concreto aparente pigmentado, com área total de 28.500,00 m², é o elemento principal que estabelece o novo diálogo, tanto com os remanescentes integrantes do conjunto (o edifício do Conservatório Dramático e Musical e a fachada do Cine Cairo) como com a vizinhança.

Praça das Artes / Brasil Arquitetura - Janela, Urbano, Fachada
© Nelson Kon

Nota: este artigo foi originalmente publicado em 18 de Fevereiro de 2013.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. São João, 281 - Centro São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Materiais

Cita: "Praça das Artes / Brasil Arquitetura" 20 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626025/praca-das-artes-brasil-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.