Aparador "Explosion" / Sebastián Errázuriz

Explosion é uma nova peça de mobiliário que desafia o paradigma da concepção de "aparador". Explosion é um das obras centrais de Look Again, primeira exposição individual de Sebastián Errázuriz no Museu de Arte Carnegie. Segundo Rachel Delphia, encarregada da exposição, esta é "uma obra prima do design de móveis contemporâneo e do artesanato."

Cortesia de Sebastián Errázuriz

Fechado, Explosion é um aparador bonito, porém comum. Suas laterais de vidro oferecem uma visão do interior dessa caixa intrigante e sóbria. A abertura central, porém, se dá de modo muito surpreendente: com um suave impulso, as ripas deslizam umas sobre as outras e se abrem cada vez mais, chegando ao ponto de parecer que o aparador se abriu mais do que deveria, colocando em risco sua estabilidade. 

Cortesia de Sebastián Errázuriz

Trata-se de "uma obra bela, surpreendente e confusa que representa o caráter lúdico da exposição do mestre carpinteiro", acrescentou Delphia.

Cortesia de Sebastián Errázuriz

Apesar do elemento externo de Explosion se expandir, as proporções geométricas são mantidas. Isso é possível graças a uma técnica de encaixes e conexões que levou mais de um ano para ser aperfeiçoada para o caso específico desta peça de mobiliário. 

Cortesia de Sebastián Errázuriz

Designer: Sebastian Errazuriz
Ano: 2013
Materiais: Madeira de plátano, vidro e aço inoxidável
Dimensões: 74.30 x 142.24 x 40.48 cm
Museu de Arte Carnegie, Pittsburgh.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Aparador "Explosion" / Sebastián Errázuriz" [Gabinete Explosion / Sebastián Errázuriz] 16 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625541/aparador-explosion-sebastian-errazuriz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.