O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Galeria
  4. Itália
  5. O-office Architects
  6. 2014
  7. Palazzo Zen / O-office Architects

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Palazzo Zen / O-office Architects

  • 22:00 - 29 Julho, 2014
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Palazzo Zen / O-office Architects
Palazzo Zen / O-office Architects, Cortesia de Interpress Photo & O-office
Cortesia de Interpress Photo & O-office

Cortesia de Interpress Photo & O-office Cortesia de Interpress Photo & O-office Cortesia de Interpress Photo & O-office Cortesia de Interpress Photo & O-office + 38

  • Arquitetos

    Jianxiang HE & Ying JIANG
  • Localização

    Cannaregio, 30121 Veneza, Itália
  • Equipe

    Thomas ODORICO, Yang LIU
  • Área

    390.0m²
  • Ano do projeto

    2014
Cortesia de Interpress Photo & O-office
Cortesia de Interpress Photo & O-office

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fundação EMGdotArt, de Veneza, está instalada no pavimento térreo do Palazzo Zen, um edifício histórico construído em 1537 e situado junto a um canal típico da cidade italiana. Lidando com a renovação e (re)adaptação, os 390m² de espaço foram transformados em uma galeria de arte com salas de exposições, de conferências e reuniões, além de um espaço de trabalho para a Fundação EMGdotART.

Cortesia de Interpress Photo & O-office
Cortesia de Interpress Photo & O-office

As grossas paredes - de caráter estrutural - definem os três espaços principais programados para receber as atividades públicas e privadas mencionadas. Mas como restaurar e incluir os elementos históricos que compõem o edifício? Mesclar um piso veneziano do século XVI, as antigas decorações de teto e as velhas portas do Palazzo Zen aos aos novos revestimentos  e à fachada renovada: esse se provou o mais interessante dilema do projeto.

Planta Baixa
Planta Baixa

O projeto une todos esses espaços e elementos através de novas instalações metálicas - que chamamos de arquitetura em miniatura - que conectam os muitos elementos construtivos antigos que compõem a galeria EMG Veneza. Concebida como um corredor híbrido, a maior instalação de metal conduz os visitantes do hall de entrada para as novas salas. Ao invés de portas, caixas metálicas pretas agem como interface entre os diferentes ambientes espaciais e tectônicos, fazendo, assim, a transição de um tempo/espaço para outro.

Cortesia de Interpress Photo & O-office
Cortesia de Interpress Photo & O-office

A área de exposição central possui um piso de pedra branca típica de Istria (Croácia). Esta densa pedra calcária é impermeável e tem sido usada desde os primórdios da arquitetura de Veneza. Exibindo uma continuidade histórica, a área de exposição central - um espaço contemporâneo "arqueológico" - mostra como esta antiga pedra é retrabalhada segundo as novas necessidades da Fundação EMGdotART.

Planta Baixa
Planta Baixa

Devido às marés altas, as duas salas laterais do edifício permanecem ocasionalmente inundadas durante muitos dias do ano. Essa infiltração involuntária gera um interessante efeito de luz; um efeito tão surpreendente que um destes espaços inundados foi incluído como uma parte da exposição.

Cortesia de Interpress Photo & O-office
Cortesia de Interpress Photo & O-office

O Palazzo Zen está, no momento, abrigando a exposição "Adaptation – Chinese Architecture and Change", que faz parte dos eventos paralelos da Bienal de Veneza de 2014. A exposição apresenta 11 arquitetos chineses, seus trabalhos e ideias independentes. "Adaptation se concentra em como alguns arquitetos chineses negociam as restrições impostas pelos contextos, clientes e capital. Seus trabalhos estão aptos para a mudança, revelando uma nova compreensão cultural caracterizada por interpretações modernas de conceitos espaciais tradicionais, revitalização do patrimônio industrial e adaptações a geografias remotas."

Detalhe
Detalhe

O projeto espacial para a exposição também foi conduzido por O-office, seguindo o tema "memória e flutuação". Várias formas de mídia são exibidas em diferentes espaços. Um painel composto por sobreposições de imagens urbanas e elementos construtivos foi pendurado no hall de entrada, simbolizando a complexidade das cidades e da arquitetura chinesa contemporânea. Cinco mesas circulares pendentes de acrílico transparente foram dispostas no corredor lateral e exibem maquetes de cinco diferentes arquitetos. Outras formas de mídia, como vídeo e design de móveis, também estão expostas, mostrando a diversidade da experiência dos arquitetos chineses.

Cortesia de Interpress Photo & O-office
Cortesia de Interpress Photo & O-office

"Na China, o principal desafio é entender o ciclo de vida de tais projetos adaptativos. A maioria dos nossos projetos de renovação estavam no início e durariam mais de 5 anos, e temos de competir contra o tempo. Por outro lado, sabíamos que a galeria EMG em Veneza estaria ali para sempre. Assim, o objetivo do projeto focou em como lidar com este espaço, tendo como base as diversas camadas históricas do lugar.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Palazzo Zen / O-office Architects" [Palazzo Zen / O-office Architects] 29 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624682/palazzo-zen-o-office-architects> ISSN 0719-8906