Palazzo Zen / O-office Architects

Palazzo Zen / O-office Architects - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: O-office Architects; Jianxiang HE & Ying JIANG
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  390
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
Cortesia de Interpress Photo & O-office

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fundação EMGdotArt, de Veneza, está instalada no pavimento térreo do Palazzo Zen, um edifício histórico construído em 1537 e situado junto a um canal típico da cidade italiana. Lidando com a renovação e (re)adaptação, os 390m² de espaço foram transformados em uma galeria de arte com salas de exposições, de conferências e reuniões, além de um espaço de trabalho para a Fundação EMGdotART.

Cortesia de Interpress Photo & O-office

As grossas paredes - de caráter estrutural - definem os três espaços principais programados para receber as atividades públicas e privadas mencionadas. Mas como restaurar e incluir os elementos históricos que compõem o edifício? Mesclar um piso veneziano do século XVI, as antigas decorações de teto e as velhas portas do Palazzo Zen aos aos novos revestimentos  e à fachada renovada: esse se provou o mais interessante dilema do projeto.

Planta Baixa

O projeto une todos esses espaços e elementos através de novas instalações metálicas - que chamamos de arquitetura em miniatura - que conectam os muitos elementos construtivos antigos que compõem a galeria EMG Veneza. Concebida como um corredor híbrido, a maior instalação de metal conduz os visitantes do hall de entrada para as novas salas. Ao invés de portas, caixas metálicas pretas agem como interface entre os diferentes ambientes espaciais e tectônicos, fazendo, assim, a transição de um tempo/espaço para outro.

Cortesia de Interpress Photo & O-office

A área de exposição central possui um piso de pedra branca típica de Istria (Croácia). Esta densa pedra calcária é impermeável e tem sido usada desde os primórdios da arquitetura de Veneza. Exibindo uma continuidade histórica, a área de exposição central - um espaço contemporâneo "arqueológico" - mostra como esta antiga pedra é retrabalhada segundo as novas necessidades da Fundação EMGdotART.

Planta Baixa

Devido às marés altas, as duas salas laterais do edifício permanecem ocasionalmente inundadas durante muitos dias do ano. Essa infiltração involuntária gera um interessante efeito de luz; um efeito tão surpreendente que um destes espaços inundados foi incluído como uma parte da exposição.

Cortesia de Interpress Photo & O-office

O Palazzo Zen está, no momento, abrigando a exposição "Adaptation – Chinese Architecture and Change", que faz parte dos eventos paralelos da Bienal de Veneza de 2014. A exposição apresenta 11 arquitetos chineses, seus trabalhos e ideias independentes. "Adaptation se concentra em como alguns arquitetos chineses negociam as restrições impostas pelos contextos, clientes e capital. Seus trabalhos estão aptos para a mudança, revelando uma nova compreensão cultural caracterizada por interpretações modernas de conceitos espaciais tradicionais, revitalização do patrimônio industrial e adaptações a geografias remotas."

Detalhe

O projeto espacial para a exposição também foi conduzido por O-office, seguindo o tema "memória e flutuação". Várias formas de mídia são exibidas em diferentes espaços. Um painel composto por sobreposições de imagens urbanas e elementos construtivos foi pendurado no hall de entrada, simbolizando a complexidade das cidades e da arquitetura chinesa contemporânea. Cinco mesas circulares pendentes de acrílico transparente foram dispostas no corredor lateral e exibem maquetes de cinco diferentes arquitetos. Outras formas de mídia, como vídeo e design de móveis, também estão expostas, mostrando a diversidade da experiência dos arquitetos chineses.

Cortesia de Interpress Photo & O-office

"Na China, o principal desafio é entender o ciclo de vida de tais projetos adaptativos. A maioria dos nossos projetos de renovação estavam no início e durariam mais de 5 anos, e temos de competir contra o tempo. Por outro lado, sabíamos que a galeria EMG em Veneza estaria ali para sempre. Assim, o objetivo do projeto focou em como lidar com este espaço, tendo como base as diversas camadas históricas do lugar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cannaregio, 30121 Veneza, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Palazzo Zen / O-office Architects" [Palazzo Zen / O-office Architects] 29 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624682/palazzo-zen-o-office-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.