Biblioteca Central de Seattle / OMA + LMN

Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Imagem 2 de 49Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Imagem 3 de 49Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Urbano, FachadaBiblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Imagem 5 de 49Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Mais Imagens+ 44

  • Consultores: Arup, Bruce Mau Design, Davis Langdon, Dewhurst Macfarlane, Front, HKA, Hoffman Construction, Inside/Oustide, Jones & Jones, Kugler Tillotson, Magnusson Klemencic, McGuire, Michael Yantis, Pielow Fair, Quinze & Milan, Seele
  • Cliente: Biblioteca Pública de Seattle
  • Custo: US$ 169.2 M
  • Equipe: Rem Koolhaas and Joshua Prince-Ramus, com Mark von Hof-Zogrotzki, Natasha Sandmeier, Meghan Corwin, Bjarke Ingels, Carol Patterson
  • Cidade: Seattle
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Urbano, Fachada
© Philippe Ruault

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é, sem dúvidas, e um dos projetos mais inspiradores que conheço. E não é apenas pela pele ou pela estrutura. São as novas relações do programa, que fazem desta mais que uma simples biblioteca, mas um espaço público aprimorado em torno do conhecimento.

Diagrama

A Biblioteca Central de Seattle redefine a biblioteca como uma instituição já não exclusivamente dedicada aos livros, mas como um armazenamento de informações, onde todas as formas potentes de mídia, nova e antiga, são apresentadas de forma igual e legível. Em uma época onde as informações podem ser acessadas em qualquer lugar, é a simultaneidade de todas as mídias e, mais importante, a curadoria do seu conteúdo que vai fazer da biblioteca um espaço vital.

Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Imagem 3 de 49
© Iwan Baan

Flexibilidade em bibliotecas contemporâneas é concebida com a criação de pisos genéricos em que quase todas as atividades possam acontecer. Os programas não são separados, salas ou espaços individuais não são espaços únicos. Na prática, isso significa que as estantes definem generosas (embora indescritíveis) áreas de leitura no dia de abertura, mas, por meio da expansão incessante da coleção, inevitavelmente, virão a ocupar o espaço público. Em última análise, por esta forma de flexibilidade, a biblioteca estrangula as próprias atrações que a diferenciam de outros recursos de informação.

Diagrama

Em vez de sua atual flexibilidade ambígua, a biblioteca poderia cultivar uma abordagem mais refinada, organizando-se em compartimentos espaciais, cada um dedicado e equipado para deveres específicos. Flexibilidade adaptável continua a ser possível dentro de cada compartimento, mas sem a ameaça de uma seção prejudicando as outras.

Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Mesa, Cadeira
© Ramon Prat

Nossa primeira operação foi consolidar a proliferação aparentemente ingovernada de programas e mídia da biblioteca. Através da combinação de igual para igual, identificamos grupos programáticos: cinco de estabilidade e quatro de instabilidade.

Diagrama

Cada plataforma é um conjunto programático que é arquitetonicamente definido e equipado em seu máximo desempenho. Porque cada plataforma é projetada para um único propósito, o seu tamanho, flexibilidade, circulação, materiais e estrutura.

Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Imagem 5 de 49
© Fernando Herrera

Os espaços entre a as plataformas funcionais são onde os bibliotecários informam e estimulam, onde a interface entre as diferentes plataformas é organizado - espaços para o trabalho, interação e atrações.

Corte AA

Ao modificar geneticamente a superposição dos andares no típico “high rise” americano, um edifício que surge é, ao mesmo tempo sensível (a geometria fornece sombra e luz natural, onde desejável), contextual (cada lado reage de maneira diferente às condições urbanas específicas) e icônico.

Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Imagem 15 de 49
© Fernando Herrera

O problema da organização da biblioteca tradicional é ela ser plana. Os departamentos são organizados de acordo com as plantas. Cada andar é discreto; os ataques imprevisíveis de crescimento e contração em determinadas seções são, teoricamente, contidos dentro de um único piso.

Biblioteca Central de Seattle  / OMA + LMN - Fachada
© Fernando Herrera

Artigo original traduzido por Maria Julia Martins. Equipe ArchDaily Brasil.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seattle, WA, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca Central de Seattle / OMA + LMN" 21 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624269/biblioteca-central-de-seattle-oma-mais-lmn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.