El Zócalo: uma instalação temporária na praça central da Cidade do México

Na praça central da Cidade de México o arquiteto Alberto Odériz propôs um palco circular temporário de 20 metros de diâmetro construído a partir de 45 mil blocos de concreto que serão posteriormente reutilizados. Esta instalação é, na realidade, um convite à reflexão sobre os verdadeiros protagonistas das cidades: os cidadãos.

Veja a seguir mais informações sobre o projeto.

El Zócalo: uma instalação temporária na praça central da Cidade do México - Mais Imagens+ 18

© Alberto Odériz

Dos arquitetos

A origem do Zócalo - Em 1843 foi convocado um concurso na Cidade do México para erguer no centro de sua praça principal uma enorme coluna em homenagem aos Heróis da Independência. Começaram-se as obras porém a coluna nunca fora concluída, tendo sido finalizada apenas sua base (zócalo em espanhol). Os cidadãos passaram então a chamar de zócalo toda a praça.

© Alberto Odériz

Ao longo de  sua história a praça mudou de nome (Plaza de Armas, Plaza Mayor, Plaza Principal, Plaza de Palacio o Plaza de la Constitución), de símbolo e de usos (praça de touradas, mercado, desfiles, procissões). Contudo, o nome que lhe foi dado informalmente - Zócalo - persiste até hoje.

© Alberto Odériz

A história da origem do Zócalo nos faz lembrar que qualquer construção na praça é temporária e que os verdadeiros protagonistas são os cidadãos. Por ocasião da Feira das Culturas 2014, ao invés de construir um monumento, foi proposto uma espécie de palco a ser ocupado pelas pessoas. Um pequeno palco circular de 20 meros de diâmetro feito com blocos de concreto que serão posteriormente reutilizados.

© Alberto Odériz

Ao Zócalo tudo chega e dele tudo parte - Esta não é a primeira vez que o Zócalo recebe uma feira, tampouco será a última. Todo mês, toda semana, diariamente, a praça central da Cidade do México recebe eventos e novos visitantes. 

© Alberto Odériz

A instalação “el zócalo” pretende fazer parte da praça enquanto lugar de encontro, cujo significado está sempre em construção e não é outro além da soma de todas as experiências individuais e coletivas que ali acontecem. 

© Alberto Odériz

Disse Julio Cortázar em seu poema que  “uma ponte é um homem cruzando uma ponte"; assim, poderíamos afirmar também que uma praça são pessoas em uma praça.

Uma praça são pessoas em uma praça

© Alberto Odériz

Créditos:

Arquiteto: Alberto Odériz / Construção: Lucía Villers / Colaboradores: Alejandro Palafox e Pamela Hernández / Fotografia: Alberto Odériz / Localização: Zócalo da Cidade do México / Cliente: Feria de las Culturas Amigas 2014 – CDMX

Sobre este autor
Cita: González, Javiera. "El Zócalo: uma instalação temporária na praça central da Cidade do México" [El Zócalo: Una plaza temporal con material reutilizable en México] 21 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624248/el-zocalo-uma-instalacao-temporaria-na-praca-central-da-cidade-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.