Intervenção Urbana Coletiva em Aguascalientes: Proyecto BAGNET

BAGNET é um projeto cultural que utiliza uma estrutura com potencial arquitetônico para explorar a relação entre o ciclo de vida dos resíduos e a forma em que se constitui a cidade contemporânea. Durante um período de 24 dias, um grupo de arquitetos, designers, artistas, estudantes, profissionais de marketing e público em geral colaboraram na construção de um objeto coletivo dentro de um dos principais espaços culturais da cidade de Aguascalientes, a Casa de Cultura de Aguascalientes.

Mais informações e imagens, a seguir.

Intervenção Urbana Coletiva em Aguascalientes: Proyecto BAGNET - Mais Imagens+ 26

© Arturo Revilla

Durante este período, os participantes adicionaram mais de 40.000 sacolas plásticas recicladas a uma estrutura de aço envolvida por uma tela de arama e com isso expuseram como o espaço público, a construção comunitária por excelência, continua sendo o coração da urbanização e oferece infinitas possibilidades para a intervenção arquitetônica.

© Oscar Hernández

Baseado nos sistemas de comunicação horizontal, BAGNET revelou a importância dos networks nos ciclos de materiais com o plástico e suas relações com a fabricação, materialidade, forma, espaço e tecido social.

© Oscar Hernández

Através da conexão de dois diferentes setores sociais, produzidos por esse projeto, procura-se gerar acontecimentos urbanos que revelam a cidade como um contínuo material de comunicação. Uma parede de plástico transforma o espaço modificando sua temperatura, luminosidade, cor, textura e dimensão, instigando o vistante a utilizar todos os sentidos e participar ativamente não somente no metabolismo do espaço mas na fabricação e aquisição de material, reafirmando assim o espaço público e a cidade como um processo de criação perpétua.

© Arturo Revilla

Depois da inércia dos ciclos de materiais contemporâneos, as 40.000 bolsas de plástico utilizadas no BAGNET foram resultado da reciclagem de 15.000 garrafas PET da instalação anterior NUBE_PET.

© Arturo Revilla

Créditos do Projeto:

Projeto: Bagnet, Aguascalientes, México
Desenho: Arturo Revilla (Arquitetura) + Mónica Domínguez (Marketing)
Tempo de instalação: 3 dias
Tempo de exposição: 3 semanas

© Oscar Hernández

Com a colaboração de:

Universidad Autónoma de Aguascalientes, SAU
Universidad del Valle de México, UVM
La Architectural Association, AA
Instituto Cultural de Aguascalientes, ICA
Laura Jaret Arellanes Plascencia
Rodrigo Peña Camacho
Ricardo Sosa Mejía
Guadalupe Talamates Pérez
Luis Raúl González González
Guadalupe Roldan Silva
Delia Alejandra Perez Piña
Daniela Margarita Aldana Aguilar
Juan Omar Padilla Ramirez
Rolando Oseguera Ureta
Oscar Hernandez
Jose Luis Arias Reynoso
Jorge Gomez Castaings
Alejandro Perez Revilla

© Arturo Revilla

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cruz, Daniela. "Intervenção Urbana Coletiva em Aguascalientes: Proyecto BAGNET" [Intervención Urbana Colectiva en Aguascalientes: Proyecto BAGNET] 20 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624207/intervencao-urbana-coletiva-em-aguascalientes-proyecto-bagnet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.