![Restaurante Mestizo / Smiljan Radic - Imagem 1 de 48](https://images.adsttc.com/media/images/53c6/87d3/c07a/8049/2d00/00be/newsletter/_mg_2462.jpg?1405519820)
- Área: 652 m²
- Ano: 2007
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Fotografias:Gonzalo Puga
![Restaurante Mestizo / Smiljan Radic - Imagem 26 de 48](https://images.adsttc.com/media/images/53c6/8836/c07a/805e/0800/00c9/newsletter/_mg_2704.jpg?1405519919)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto ganhou uma licitação pública para um restaurante no Parque Las Américas, pela Câmara Municipal de Vitacura, em Santiago, em 2005.
O Mestizo está localizado no extremo nordeste do parque em construção projetado pelo arquiteto Teodoro Fernández. Ocupa uma área de frente para os jardins de água extraordinários, imprensado entre um morro e um passeio de pedestre que corre ao longo da Avenida Bicentenário.
![Restaurante Mestizo / Smiljan Radic - Imagem 1 de 48](https://images.adsttc.com/media/images/53c6/87d3/c07a/8049/2d00/00be/newsletter/_mg_2462.jpg?1405519820)
O primeiro projeto para o concurso consistia em construir com traços de pontos imaginários tomados literalmente. No modelo de teste, um bóia para as crianças de PVC revestido de poliéster que seria o telhado do salão; vigas de apoio industrial para o suporte do perímetro do teto e peças de mármore transportadas do canteiro de obras. O ambiente construído teria base na interpretação de pesos físicos e densidades de cada elemento individual. Tudo foi concebido para criar um pavilhão de estranhamento, como aqueles que aparecem de repente em parques históricos: o pavilhão chinês, japonês, grego, hall de aves, etc.
![Restaurante Mestizo / Smiljan Radic - Imagem 7 de 48](https://images.adsttc.com/media/images/53c6/8816/c07a/8049/2d00/00c2/medium_jpg/_mg_2561.jpg?1405519884)
Esta versão, aprovada pelo cliente, não foi colocada em prática porque pensava-se que o Município não aceitaria este artefato de material socialmente efêmero. Decidimoa mudar os pesos e o imaginário, sem alterar o conceito inicial de estranhamento: colocamos vigas de concreto armado pretas e lajes do mesmo material associados. Sua forma obtivemos de alguns grafittes urbanos pela cidade. Estas lajes são o céu falso do ambiente e descem as vigas para suportar pedras em lugares estratégicos, de diferentes tamanhos, alturas e pesos de até 10 toneladas. Felizmente, o novo modelo deve muito aos primeiros pavilhões e Sverre Fehn e ouso dizer que ocupa o mesmo sistema de desenho que detectamos em uma construção de Josep Quetglas B.Lubetkin, mas aqui no Chile as cariátides foram alteradas por granitos andinos.
![Restaurante Mestizo / Smiljan Radic - Imagem 5 de 48](https://images.adsttc.com/media/images/53c6/87e5/c07a/8049/2d00/00bf/medium_jpg/_mg_2490.jpg?1405519833)
"Essa abordagem de coisas de origem formalmente divergente é um procedimento comum em Lubetkin. Em Highpoint II, a ousada e fina laje de concreto foi apoiada por duas estátuas, reproduzindo as cariátides do Erechtheion. Lubetkin reconheceu que qualquer apoio da laje de concreto é uma perda, em comparação com a capacidade formal da laje para sugerir um balanço sem apoios.”
![](https://images.adsttc.com/media/images/53c6/87d1/c07a/80c6/4a00/00c2/newsletter/ubicacion.jpg?1405519814)
Tradução do artigo original feita por Maria Julia Martins. Equipe ArchDaily Brasil.