Peter Zumthor divulga modificações no projeto do LACMA

Peter Zumthor e o Los Angeles County Museum of Art (LACMA) divulgaram uma nova proposta para o edifício que será o novo lar do Museum Row em Los Angeles. O novo projeto ainda apresenta os panos de vidro sinuosos e lajes de concreto orgânicas, mas na nova proposta parte do museu atravessará o Wilshire Boulevard, ocupando o que hoje é um estacionamento.

A mudança vem em resposta às críticas de que o projeto anterior colocaria a região de La Brea Tar Pits em risco, ameaçando sua condição de sítio ativo de pesquisas paleontológicas e popular destino turístico. A nova proposta exclui o temido risco, afastando-se dos limites adjacentes aos poços de betume sem, com isso, comprometer o espaço interno do museu.

Mais sobre a nova proposta, a seguir.

Peter Zumthor divulga modificações no projeto do LACMA - Mais Imagens+ 3

Perspectiva a partir do Wilshire Boulevard. Imagem © Atelier Peter Zumthor & Partner

A passarela incorporada à proposta lhe proporciona uma nova dimensão, permitindo que os visitantes veja os carros passando pela avenida e oferecendo aos motoristas um vislumbre do museu acima. Zumthor comentou: "no início, esta deveria ser uma forma orgânica que se modifica e reage. Acho que está ainda mais bela agora."

Perspectiva a partir do Wilshire Boulevard. Image © Atelier Peter Zumthor & Partner

O novo projeto rendeu elogios de Jane Pisano, diretora do Museu de História Natural de Los Angeles, que disse ao New York Times: "O projeto original teria impactado gravemente seis dos nove poços de betume ativos. Estamos tão contentes... eu realmente acredito que esta mudança no projeto preserva e protege os poços."

Os representantes da cidade e do conselho também se impressionaram com a proposta, incluindo o Prefeito de LA, Eric Garcetti, e o Supervisor do Distrito, Zev Yaroslavsky.

Maquete (imagem do modelo da proposta orifginal). Imagem © 2013 Museum Associates / LACMA

Entretanto, nem todos foram convencidos pela nova forma do museu. Chirstopher Hawthorn, crítico de arquitetura do Los Angeles Times, comentou que, enquanto o projeto original "apresentava uma forma gráfica robusta", ele acredita que "ela se tornou disforme, como um pedaço de caramelo, com a decisão de estendê-la sobre o [Bulevar] Wilshire."

Maquete (imagem do modelo da proposta orifginal). Imagem © 2013 Museum Associates / LACMA

Contudo ele ainda tem esperanças em relação ao novo museu: "Ainda há muito tempo para que Zumthor repense o revestimento e a escala do edifício e os detalhes de sua relação com a avenida abaixo. Ele é um arquiteto que trabalha deliberadamente. E esta não é, de forma alguma, a proposta definitiva."

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Peter Zumthor divulga modificações no projeto do LACMA" [Peter Zumthor & LACMA Unveil Revised Museum Design] 14 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623961/peter-zumthor-divulga-modificacoes-no-projeto-do-lacma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.