O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Peter Zumthor divulga modificações no projeto do LACMA

Peter Zumthor divulga modificações no projeto do LACMA

Peter Zumthor divulga modificações no projeto do LACMA
Peter Zumthor divulga modificações no projeto do LACMA, Maquete do novo projeto. Imagem © Atelier Peter Zumthor & Partner
Maquete do novo projeto. Imagem © Atelier Peter Zumthor & Partner

Peter Zumthor e o Los Angeles County Museum of Art (LACMA) divulgaram uma nova proposta para o edifício que será o novo lar do Museum Row em Los Angeles. O novo projeto ainda apresenta os panos de vidro sinuosos e lajes de concreto orgânicas, mas na nova proposta parte do museu atravessará o Wilshire Boulevard, ocupando o que hoje é um estacionamento.

A mudança vem em resposta às críticas de que o projeto anterior colocaria a região de La Brea Tar Pits em risco, ameaçando sua condição de sítio ativo de pesquisas paleontológicas e popular destino turístico. A nova proposta exclui o temido risco, afastando-se dos limites adjacentes aos poços de betume sem, com isso, comprometer o espaço interno do museu.

Mais sobre a nova proposta, a seguir.

Perspectiva a partir do Wilshire Boulevard. Imagem © Atelier Peter Zumthor & Partner Perspectiva  a partir do Wilshire Boulevard. Image © Atelier Peter Zumthor & Partner Maquete (imagem do modelo da proposta orifginal). Imagem © 2013 Museum Associates / LACMA Maquete (imagem do modelo da proposta orifginal). Imagem © 2013 Museum Associates / LACMA + 8

Perspectiva a partir do Wilshire Boulevard. Imagem © Atelier Peter Zumthor & Partner
Perspectiva a partir do Wilshire Boulevard. Imagem © Atelier Peter Zumthor & Partner

A passarela incorporada à proposta lhe proporciona uma nova dimensão, permitindo que os visitantes veja os carros passando pela avenida e oferecendo aos motoristas um vislumbre do museu acima. Zumthor comentou: "no início, esta deveria ser uma forma orgânica que se modifica e reage. Acho que está ainda mais bela agora."

Perspectiva  a partir do Wilshire Boulevard. Image © Atelier Peter Zumthor & Partner
Perspectiva a partir do Wilshire Boulevard. Image © Atelier Peter Zumthor & Partner

O novo projeto rendeu elogios de Jane Pisano, diretora do Museu de História Natural de Los Angeles, que disse ao New York Times: "O projeto original teria impactado gravemente seis dos nove poços de betume ativos. Estamos tão contentes... eu realmente acredito que esta mudança no projeto preserva e protege os poços."

Os representantes da cidade e do conselho também se impressionaram com a proposta, incluindo o Prefeito de LA, Eric Garcetti, e o Supervisor do Distrito, Zev Yaroslavsky.

Maquete (imagem do modelo da proposta orifginal). Imagem © 2013 Museum Associates / LACMA
Maquete (imagem do modelo da proposta orifginal). Imagem © 2013 Museum Associates / LACMA

Entretanto, nem todos foram convencidos pela nova forma do museu. Chirstopher Hawthorn, crítico de arquitetura do Los Angeles Times, comentou que, enquanto o projeto original "apresentava uma forma gráfica robusta", ele acredita que "ela se tornou disforme, como um pedaço de caramelo, com a decisão de estendê-la sobre o [Bulevar] Wilshire."

Maquete (imagem do modelo da proposta orifginal). Imagem © 2013 Museum Associates / LACMA
Maquete (imagem do modelo da proposta orifginal). Imagem © 2013 Museum Associates / LACMA

Contudo ele ainda tem esperanças em relação ao novo museu: "Ainda há muito tempo para que Zumthor repense o revestimento e a escala do edifício e os detalhes de sua relação com a avenida abaixo. Ele é um arquiteto que trabalha deliberadamente. E esta não é, de forma alguma, a proposta definitiva."

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Peter Zumthor divulga modificações no projeto do LACMA" [Peter Zumthor & LACMA Unveil Revised Museum Design] 14 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623961/peter-zumthor-divulga-modificacoes-no-projeto-do-lacma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.