Galeria Mauritshuis, na Holanda, reabre após obras de renovação

A Galeria Mauritshuis, um palácio holandês do século XVII localizado em Haia, foi recentemente re-inaugurada após intensos trabalhos de renovação e extensão a cargo do escritório Hans van Heeswijk e da Arup, responsável pelos serviços de engenharia e proteção contra incêndios. Similar ao Rijksmuseum de Amsterdã, que reabriu após dez anos de restauros e remodelação, a Galeria Mauritshuis exibe uma das mais valiosas coleções de pinturas da Era de Ouro holandesa, incluindo o famoso quadro Rapariga ou Moça com o Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer. Além do trabalho de renovação, o escritório Hans van Heeswijk Architects também ampliou as galerias, acrescentando novos espaços de exposição, um auditório e espaços educacionais.

Galeria Mauritshuis, na Holanda, reabre após obras de renovação - Mais Imagens+ 19

Destacando a transparência do edifício. Cortesia de Arup / Hans van Heeswijk

Segundo a Arup, "os elementos principais da arquitetura de Hans van Heeswijk Architects são a luz e a transparência." Seus objetivos desde o início do projeto eram proteger o edifício existente, sua coleção d arte, funcionários e visitantes contra incêndios, roubos, danos e influências climáticas. Os dispositivos para tanto estão fora do alcance dos olhos, "absorvidos pela arquitetura do monumental edifício." Para encontrar a melhor maneira de integrar os equipamentos técnicos ao edifício, ferramentas BIM (Building Information Modelling) foram amplamente empregadas na colaboração com os arquitetos de restauro.

Willem-Alexander, Rei dos Países Baixos, reabriu a galeria Mauritshuis no dia 27 de junho. Veja a seguir um timelapse do processo de construção.

Rapariga ou Moça com o Brinco de Pérola, de Vermeer, retorna ao seu lar. Image © Ivo Hoekstra
Cortesia de Mauritshuis, Haia. Imagem © Ronald Tilleman
Cortesia de Mauritshuis, Haia. Imagem © Ronald Tilleman
Cortesia de Mauritshuis, Haia. Imagem © Ronald Tilleman

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Galeria Mauritshuis, na Holanda, reabre após obras de renovação" [The Dutch Royal Picture Gallery at The Hague to Reopen Following Extensive Renovation] 08 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623581/galeria-mauritshuis-na-holanda-reabre-apos-obras-de-renovacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.