O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Zaha Hadid assina contrato para construir Parlamento do Iraque

Zaha Hadid assina contrato para construir Parlamento do Iraque

Zaha Hadid assina contrato para construir Parlamento do Iraque
Zaha Hadid assina contrato para construir Parlamento do Iraque, Proposta vencedora do escritório Assemblage, agora abandonada. Imagem © Assemblage
Proposta vencedora do escritório Assemblage, agora abandonada. Imagem © Assemblage

Zaha Hadid assinou o contrato para projetar o edifício do Parlamento iraquiano em Bagdá, apesar de ter ficado apenas em terceiro lugar na competição original de projetos. O BD Online informa que Hadid participou de uma cerimônia na Embaixada do Iraque em Londres onde firmou o contrato, colocando um fim às especulações a respeito da negociação. 

A competição original promovida pelo Royal Institute of British Architects a pedido Governo do Iraque teve como vencedor o escritório Assemblage, contudo, após o resultado oficial ter sido divulgado, o Conselho de Representantes do Iraque prosseguiu as negociações com o escritório de Hadid, que obteve o terceiro lugar na competição. As regras da competição deixavam claro que o cliente não tinha a obrigação de dar prosseguimento ao projeto vencedor.

Saiba mais sobre a controvérsia a seguir.

De algum modo, Hadid é a escolha natural para o projeto, já que é cidadã iraquiana e nasceu em Bagdá. Contudo, isso não impediu a enxurrada de críticas contra a falta de transparência do Conselho de Representantes. Peter Besley, diretor do Assemblage, disse que seu escritório nunca foi oficialmente informado de que seu projeto não seria levado adiante, embora - acrescentou - tenham lhe informado, em particular, sobre a decisão alguns meses antes. Besley também confirmou que, pelo menos, o Assemblage recebeu o prêmio de US$ 250 mil.

O sigilo em relação ao projeto de Hadid também foi alvo de críticas, com Ihsan Fethi, crítico de arquitetura iraquiano, dizendo que, apesar de ter solicitado inúmeras vezes, ainda não viu o projeto escolhido. "É claro que isso é contrário ao princípio de transparência e é absolutamente inaceitável que nós, arquitetos iraquianos, ou qualquer cidadão iraquiano, sejamos privados de saber como será nosso Parlamento. Não temos absolutamente nenhuma ideia", disse Fethi num e-mail enviado pela Sociedade de Arquitetos Iraquianos.

Aqueles que viram o projeto de Hadid, no entanto, levantaram críticas. Um dos jurados do concurso chamou o projeto de "muito complicado", acrescentando que, embora a competição pedisse por um projeto que tratasse de "como os deputados encontram seus eleitores e como as pessoas se reúnem", o projeto de Hadid, ao contrário, "afasta todo mundo". Na avaliação original da competição, o projeto de Hadid marcou 76%, enquanto que o do Assemblage obteve 88%.

Todavia, o novo acordo encerra oficialmente a discussão e - garantindo que o processo transcorra sem imprevistos a partir de agora - dará à Hadid seu segundo edifício em seu país natal - em 2012 a arquiteta foi escolhida para projetar o Banco Central do Iraque.

Via BD Online

Cita: Stott, Rory. "Zaha Hadid assina contrato para construir Parlamento do Iraque" [Zaha Hadid Officially Signed Up For Iraq Parliament Job] 05 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623457/zaha-hadid-assina-contrato-para-construir-parlamento-do-iraque> ISSN 0719-8906