O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Proposta para recuperar vazios urbanos e estimular a reativação econômica em cidades espanholas

Proposta para recuperar vazios urbanos e estimular a reativação econômica em cidades espanholas

Proposta para recuperar vazios urbanos e estimular a reativação econômica em cidades espanholas
Proposta para recuperar vazios urbanos e estimular a reativação econômica em cidades espanholas, Murcia [Depois]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Murcia [Depois]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

A competição Iniciativas de Cidadania Europeia (ICE) nasce para divulgar a iniciativa homônima como instrumento de participação cidadã com o objetivo de promover sua intervenção na vida política da União Europeia. Neste contexto, a equipe finalista espanhola Aula de Arquitetura Social AAS UCAM propõe equipamentos públicos e postos de trabalhos nos centros históricos das cidades europeias. Tudo isto a partir da legislação do uso dos vazios urbanos deixados pela expansão urbana pré-crise, conferindo a eles um uso programático temporal e altamente flexível.

Veja o projeto a seguir.

Bruxelas [Depois]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Bruxelas [Depois]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

Descrição da Equipe: a Iniciativa de Cidadania Europeia que propomos vai de encontro a melhorias das condições de vida dos cidadãos e, para isso, primeiramente analisamos quais são os problemas que mais preocupam a sociedade. Consultamos a última medição do Centro de Investigação Sociológica que mostra resultados esclarecedores: mais de 75% dos entrevistados consideram que o desemprego é o maior problema.

O crescimento econômico dos anos anteriores à crise na maioria das cidades europeias tem feito com que uma quantidade importante dos recursos existentes - tanto públicos como privados - tenham se direcionado ao aumento dos espaços residenciais e aos grandes equipamentos socioculturais, deixando de lado tanto os centros históricos das cidades como os bairros mais insalubres, gerando uma série de vazios urbanos, isto é, todos aqueles terrenos inseridos num tecido consolidado que, por diferentes circunstâncias, não tiveram a ocupação prevista em médio e em longo prazo. 

Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

O que propomos é legislar o uso programático destes vazios urbanos conferindo-lhe um uso temporal e com a maior flexibilidade possível, a fim de alcançar os seguintes objetivos:

- Reativação urbana que gerará postos de trabalho

- Trazer serviços aos bairros do centro histórico, sobretudo naqueles mais degradados, já que devido à crise econômica, o investimento em infraestrutura pública vem sendo reduzido de maneira considerável.

- Conscientizar a população, fazendo com que ela participe do projeto, tanto na detecção do problema como na proposição de novos usos.

- Melhoria da imagem das cidades.

Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

A regra que propomos trata de regular o processo completo que vai desde a identificação do problema (no qual incluímos processos de participação dos cidadãos); localização dos vazios urbanos, análise do entorno urbano; possíveis propostas de intervenção; gestão econômica e administrativa do processo.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial propostas tem sido desenvolvidas para solucionar aqueles a questão dos terrenos que por motivos diversos têm sido deixados no abandono. Essas iniciativas em geral visam converter estes espaços em lugares de encontro entre as pessoas; um exemplo disso são os playgrounds em terrenos abandonados da Holanda, de Aldo Van Eyck

Itália [Antes]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Itália [Antes]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Itália [Depois]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Itália [Depois]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

Um estudo detalhado das experiências mais recentes mostra que algumas das intervenções se aproveitam do vazio normativo que existe em determinados casos, fazendo com que os terrenos se destinem principalmente a usos sociais, por um tempo muito limitado, devido a seu caráter ilegal, como fazem por exemplo os coletivos Basurama o Zuloark.

Na verdade, é uma questão de interesse com diversos grupos envolvidos, por isso acreditamos que a chave seria lhes proporcionar um quadro jurídico que suporte as diferentes iniciativas. Por fim,  recompilamos de maneira esquemática as razões que nos levaram a propor esta ICE:

Ele aborda as principais questões e preocupações da população (o desemprego, a falta de serviços em determinados bairros e a deterioração das cidades); envolve cidadãos que participam em todas as etapas do processo; as propostas são ambientalmente sustentáveis, recicláveis e flexíveis, além de terem um custo mínimo; e permite que as administrações tenham espaço para cobrir necessidades específicas com um custo controlado.

Prancha 03. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Prancha 03. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
  • Concurso

    Iniciativas de Cidadania Européia
  • Prêmio

    Finalista
  • Nome da Obra

    Recycling Urban Void
  • Arquitetos

  • Localização

    Espanha
  • Equipe de Projeto

    María de los Ángeles Hernández Beltrán, Juan José Mouliaa López, Marta Ortega de Alcover-Aguilar, Adriana Roldán Fernández y Álvaro Romero Martínez
  • Tutor

    Lorenzo Tomás Gabarrón
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografías

    Cortesia de Aula de Arquitectura Social AAS UCAM

Ver a galeria completa

Cita: Valencia, Nicolás. "Proposta para recuperar vazios urbanos e estimular a reativação econômica em cidades espanholas" [Proponen recuperar vacíos urbanos para estimular la reactivación económica en España] 30 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623263/proposta-para-recuperar-vazios-urbanos-e-estimular-a-reativacao-economica-em-cidades-espanholas> ISSN 0719-8906