Proposta para recuperar vazios urbanos e estimular a reativação econômica em cidades espanholas

A competição Iniciativas de Cidadania Europeia (ICE) nasce para divulgar a iniciativa homônima como instrumento de participação cidadã com o objetivo de promover sua intervenção na vida política da União Europeia. Neste contexto, a equipe finalista espanhola Aula de Arquitetura Social AAS UCAM propõe equipamentos públicos e postos de trabalhos nos centros históricos das cidades europeias. Tudo isto a partir da legislação do uso dos vazios urbanos deixados pela expansão urbana pré-crise, conferindo a eles um uso programático temporal e altamente flexível.

Veja o projeto a seguir.

Bruxelas [Depois]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

Descrição da Equipe: a Iniciativa de Cidadania Europeia que propomos vai de encontro a melhorias das condições de vida dos cidadãos e, para isso, primeiramente analisamos quais são os problemas que mais preocupam a sociedade. Consultamos a última medição do Centro de Investigação Sociológica que mostra resultados esclarecedores: mais de 75% dos entrevistados consideram que o desemprego é o maior problema.

O crescimento econômico dos anos anteriores à crise na maioria das cidades europeias tem feito com que uma quantidade importante dos recursos existentes - tanto públicos como privados - tenham se direcionado ao aumento dos espaços residenciais e aos grandes equipamentos socioculturais, deixando de lado tanto os centros históricos das cidades como os bairros mais insalubres, gerando uma série de vazios urbanos, isto é, todos aqueles terrenos inseridos num tecido consolidado que, por diferentes circunstâncias, não tiveram a ocupação prevista em médio e em longo prazo. 

Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

O que propomos é legislar o uso programático destes vazios urbanos conferindo-lhe um uso temporal e com a maior flexibilidade possível, a fim de alcançar os seguintes objetivos:

- Reativação urbana que gerará postos de trabalho

- Trazer serviços aos bairros do centro histórico, sobretudo naqueles mais degradados, já que devido à crise econômica, o investimento em infraestrutura pública vem sendo reduzido de maneira considerável.

- Conscientizar a população, fazendo com que ela participe do projeto, tanto na detecção do problema como na proposição de novos usos.

- Melhoria da imagem das cidades.

Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

A regra que propomos trata de regular o processo completo que vai desde a identificação do problema (no qual incluímos processos de participação dos cidadãos); localização dos vazios urbanos, análise do entorno urbano; possíveis propostas de intervenção; gestão econômica e administrativa do processo.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial propostas tem sido desenvolvidas para solucionar aqueles a questão dos terrenos que por motivos diversos têm sido deixados no abandono. Essas iniciativas em geral visam converter estes espaços em lugares de encontro entre as pessoas; um exemplo disso são os playgrounds em terrenos abandonados da Holanda, de Aldo Van Eyck

Itália [Antes]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
Itália [Depois]. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM

Um estudo detalhado das experiências mais recentes mostra que algumas das intervenções se aproveitam do vazio normativo que existe em determinados casos, fazendo com que os terrenos se destinem principalmente a usos sociais, por um tempo muito limitado, devido a seu caráter ilegal, como fazem por exemplo os coletivos Basurama o Zuloark.

Na verdade, é uma questão de interesse com diversos grupos envolvidos, por isso acreditamos que a chave seria lhes proporcionar um quadro jurídico que suporte as diferentes iniciativas. Por fim,  recompilamos de maneira esquemática as razões que nos levaram a propor esta ICE:

Ele aborda as principais questões e preocupações da população (o desemprego, a falta de serviços em determinados bairros e a deterioração das cidades); envolve cidadãos que participam em todas as etapas do processo; as propostas são ambientalmente sustentáveis, recicláveis e flexíveis, além de terem um custo mínimo; e permite que as administrações tenham espaço para cobrir necessidades específicas com um custo controlado.

Prancha 03. Imagem Cortesia de Aula de Arquitetura Social AAS UCAM
  • Concurso

    Iniciativas de Cidadania Européia
  • Prêmio

    Finalista
  • Nome da Obra

    Recycling Urban Void
  • Arquitetos

    Aula de Arquitectura Social AAS UCAM
  • Localização

    Espanha
  • Equipe de Projeto

    María de los Ángeles Hernández Beltrán, Juan José Mouliaa López, Marta Ortega de Alcover-Aguilar, Adriana Roldán Fernández y Álvaro Romero Martínez
  • Tutor

    Lorenzo Tomás Gabarrón
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografías

    Cortesia de Aula de Arquitectura Social AAS UCAM

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Proposta para recuperar vazios urbanos e estimular a reativação econômica em cidades espanholas" [Proponen recuperar vacíos urbanos para estimular la reactivación económica en España] 30 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623263/proposta-para-recuperar-vazios-urbanos-e-estimular-a-reativacao-economica-em-cidades-espanholas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.