A nova torre de observação com escorregador do Vitra Campus

A Vitra acaba de revelar o mais novo acréscimo ao conjunto de icônicos edifícios que compõem seu campus, uma torre de observação e um escorregador projetados por Carsten Höller. Localizado num promenade de Álvaro Siza que conecta o Vitrahaus de Herzog & de Meuron ao Posto de Bombeiros de Zaha Hadid, a nova torre oferece dois novos modos de ver o Vitra Campus: de cima, observando sobre os outros edifícios; e numa vertiginosa descida, já que a cobertura transparente do escorregador oferece inusitadas vistas para o entorno.

Mais sobre o Vitra Slide Tower a seguir.

A nova torre de observação com escorregador do Vitra Campus - Mais Imagens+ 3

Vitra Slide Tower / Carsten Höller. Imagem © Vitra

A torre de 30 metros de altura consiste em um tripé de colunas inclinadas que suportam uma plataforma de observação e um escorregador em espiral. No topo da torre, onde as três colunas se encontram, há um relógio de seis metros de diâmetro - um acréscimo pragmático a essa extravagante escultura que, todavia, evita a utilidade, pois está instalado diagonalmente e não conta com números, assim, não se pode apontar com clareza as horas do relógio.

Vitra Slide Tower / Carsten Höller. Em primeiro plano o projeto Diogenes de Renzo Piano. Imagem © Vitra

Escorregadores são um tema recorrente na obra do artista Carsten Höller, figurando previamente no New Museum de Nova Iorque e no Turbine Hall do Tate Modern de Londres. Comentando sobre a ideia do escorregador, Höller  disse: "um escorregador é um trabalho escultural com um aspecto pragmático, uma escultura onde se pode viajar. Contudo, seria um equívoco pensar que se deve usar o escorregador para que a obra faça sentido. Observar a obra a partir do exterior é uma experiência diferente mas igualmente válida. 

Vitra Slide Tower / Carsten Höller. Imagem © Vitra

Höller continua: "Por uma perspectiva arquitetônica e prática, os escorregadores representam um dos meios de transporte possíveis em um edifício, equivalente ao elevador, escadas rolantes e escadas. Os escorregadores transportam as pessoas rapidamente, em segurança e elegantemente até seus destinos, são construções baratas e energeticamente eficientes. São também dispositivos que permitem experienciar um estado emocional único, próximo ao prazer e à loucura."

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "A nova torre de observação com escorregador do Vitra Campus" [Vitra Campus Adds A Viewing Tower With a Slide] 30 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623249/a-nova-torre-de-observacao-com-escorregador-do-vitra-campus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.