BIG projeta um museu em espiral para relojoaria Audemars Piguet

A fabricante suíça de relógios de luxo Audemars Piguet anunciou que o escritório dinamarquês BIG será o responsável pela expansão de sua sede em Le Brassus, próximo a Le Chenit. O projeto inclui espaços de galerias para um museu, espaços de trabalho e acomodações para hóspedes. Concebido como um pavilhão de vidro espiralado incorporado à paisagem, o projeto do BIG - intitulado Maison des Fondateurs - conduzirá os visitantes por uma jornada narrativa através dos 139 anos da história da companhia.

Mais imagens a seguir.

BIG projeta um museu em espiral para relojoaria Audemars Piguet - Mais Imagens+ 16

© BIG

A forma espiralada foi concebida como uma resposta à demanda do programa, que pedia uma sucessão de galerias e oficinas. Contudo, a logística dessas últimas as obriga a serem conectadas. A forma espiral permite que as oficinas se distribuam ao longo do trajeto narrativo através do edifício, ao passo que permanecem fisicamente lado a lado. 

© BIG

A cobertura da edificação é uma superfície metálica revestida de bronze. Sua forma ondulada apresenta rasgos que permitem a entrada de luz anatural e oferecem perspectivas para a paisagem externa. Essa cobertura leva é apoiada sobre paredes de vidro estrutural que definem os trajetos e proporcionam transparência entre as galerias.

Além da estrutura em espiral, o edifício também conta com acomodações para hóspedes que, embora subterrâneas, contam com vistas para o Vallée de Joux.

© BIG

Comentando sobre o projeto, Bjarke Ingels disse: "Relojoaria, assim como arquitetura, é a arte e a ciência tonificando a matéria inanimada com inteligência e desempenho. É a arte de imbuir metais e minerais com energia, movimento, inteligência e equilíbrio - trazê-los à vida para marcar o tempo. Ao contrário da maioria das máquinas e edifícios de hoje que apresentam uma desconexão entre o corpo e a mente, entre o hardware e o software, para a Maison des Fondateurs buscamos integrar completamente a geometria e o desempenho, a forma e a função, o espaço e a estrutura, o interior e o exterior num todo simbiótico.

© BIG

"Sempre admirei a arquitetura suíça por sua impecabilidade nos detalhes. Edifícios suíços às vezes te fazem desconfiar de que foram construídos por relojoeiros. O fato de estarmos agora trabalhando diretamente com a família dos fundadores Audemars e Piguet será uma maravilhosa oportunidade de exploração em técnica e inovação."

© BIG
  • Arquitetos

  • Localização

    Route de France 22B, 1348 Le Chenit, Suíça
  • Arquiteto responsável

    Bjarke Ingels, Thomas Christoffersen
  • Líder de projeto

    Daniel Sundlin
  • Equipe de projeto

    Ji-Young Yoon, Jason Wu, Otilia Pupezeanu, Natalie Kwee, Beat Schenk, Dammy Lee, Blake Smith, Marie Lancon, Yaziel Juarbe, Julien Beauchamp-Roy, Kristian Hindsberg, Pauline Lavie
  • Colaborador

    Muller Illien
  • Cliente

    Audemars Piguet
  • Área

    2400.0 m?
  • Fotografias

    BIG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Route de France 22B, 1348 Le Chenit, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Stott, Rory. "BIG projeta um museu em espiral para relojoaria Audemars Piguet" [BIG Designs Spiralling Museum for Swiss Watchmaker] 23 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622719/big-projeta-um-museu-em-espiral-para-relojoaria-audemars-piguet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.