O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Suíça
  5. Bjarke Ingels Group
  6. BIG projeta um museu em espiral para relojoaria Audemars Piguet

BIG projeta um museu em espiral para relojoaria Audemars Piguet

BIG projeta um museu em espiral para relojoaria Audemars Piguet
BIG projeta um museu em espiral para relojoaria Audemars Piguet, © BIG
© BIG

A fabricante suíça de relógios de luxo Audemars Piguet anunciou que o escritório dinamarquês BIG será o responsável pela expansão de sua sede em Le Brassus, próximo a Le Chenit. O projeto inclui espaços de galerias para um museu, espaços de trabalho e acomodações para hóspedes. Concebido como um pavilhão de vidro espiralado incorporado à paisagem, o projeto do BIG - intitulado Maison des Fondateurs - conduzirá os visitantes por uma jornada narrativa através dos 139 anos da história da companhia.

Mais imagens a seguir.

© BIG © BIG © BIG © BIG + 21

© BIG
© BIG

A forma espiralada foi concebida como uma resposta à demanda do programa, que pedia uma sucessão de galerias e oficinas. Contudo, a logística dessas últimas as obriga a serem conectadas. A forma espiral permite que as oficinas se distribuam ao longo do trajeto narrativo através do edifício, ao passo que permanecem fisicamente lado a lado. 

© BIG
© BIG

A cobertura da edificação é uma superfície metálica revestida de bronze. Sua forma ondulada apresenta rasgos que permitem a entrada de luz anatural e oferecem perspectivas para a paisagem externa. Essa cobertura leva é apoiada sobre paredes de vidro estrutural que definem os trajetos e proporcionam transparência entre as galerias.

Além da estrutura em espiral, o edifício também conta com acomodações para hóspedes que, embora subterrâneas, contam com vistas para o Vallée de Joux.

© BIG
© BIG

Comentando sobre o projeto, Bjarke Ingels disse: "Relojoaria, assim como arquitetura, é a arte e a ciência tonificando a matéria inanimada com inteligência e desempenho. É a arte de imbuir metais e minerais com energia, movimento, inteligência e equilíbrio - trazê-los à vida para marcar o tempo. Ao contrário da maioria das máquinas e edifícios de hoje que apresentam uma desconexão entre o corpo e a mente, entre o hardware e o software, para a Maison des Fondateurs buscamos integrar completamente a geometria e o desempenho, a forma e a função, o espaço e a estrutura, o interior e o exterior num todo simbiótico.

© BIG
© BIG

"Sempre admirei a arquitetura suíça por sua impecabilidade nos detalhes. Edifícios suíços às vezes te fazem desconfiar de que foram construídos por relojoeiros. O fato de estarmos agora trabalhando diretamente com a família dos fundadores Audemars e Piguet será uma maravilhosa oportunidade de exploração em técnica e inovação."

© BIG
© BIG
  • Arquitetos

    BIG
  • Localização

    Route de France 22B, 1348 Le Chenit, Suíça
  • Arquiteto responsável

    Bjarke Ingels, Thomas Christoffersen
  • Líder de projeto

    Daniel Sundlin
  • Equipe de projeto

    Ji-Young Yoon, Jason Wu, Otilia Pupezeanu, Natalie Kwee, Beat Schenk, Dammy Lee, Blake Smith, Marie Lancon, Yaziel Juarbe, Julien Beauchamp-Roy, Kristian Hindsberg, Pauline Lavie
  • Colaborador

    Muller Illien
  • Cliente

    Audemars Piguet
  • Área

    2400.0 m?
  • Fotografias

    BIG

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
BIG
Escritório
Cita: Stott, Rory. "BIG projeta um museu em espiral para relojoaria Audemars Piguet" [BIG Designs Spiralling Museum for Swiss Watchmaker] 23 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622719/big-projeta-um-museu-em-espiral-para-relojoaria-audemars-piguet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.