Uma casa para o futuro inspirada em Alice no País das Maravilhas

Se você pudesse projetar a casa ideal do futuro, como ela seria? Dada a oportunidade de responder a essa pergunta, a designer de interiores e de produto Louise Campbell se voltou para uma inspiração improvável - Alice no País das Maravilhas. Para saber como a estória influenciou o projeto, leia o artigo a seguir, publicado originalmente como Through the Looking Glass no Metropolis Magazine.

Todos os anos a feira de móveis imm Cologne recebe Das Haus, um modelo em escala real de uma casa ideal do futuro; este ano Louise Campbell assumiu a tarefa. Designer de interiores e de produto, Campbell criou o que parece ser uma máquina de vida comunitária (ou talvez a residência de uma sofisticada comuna escandinava).

De 0 a 100 (Feita sob medida), Campbell dispensou elementos funcionais como escadas e divisórias internas e, ao invés disso, "se concentrou no que é realmente importante numa casa", acrescentando, "quero que o projeto seja um lugar onde os moradores se sintam genuinamente em casa." Colchões colocados lado a lado sobre plataformas ocupam uma parede inteira da área central; uma grande mesa domina o meio do espaço. Na cozinha, centenas de ferramentas e utensílios estão dispostos num painel sobre um balcão, muitos deles fora de alcance. Essa não é uma casa ideal para os mais reservados: uma banheira está colocada à vista de todos logo na entrada, e divisórias de tecido que podem ser enroladas quando estão sendo usadas são os únicos elementos de divisão espacial.

Cortesia de Constantin Meyer/Koelnmess

Essas escolhas se tornam claras após descobrirmos as inspirações de Campbell (Alice no País das Maravilhas) e vermos sua versão lunática de uma casa de bonecas. "Eu queria a liberdade do mundo de Alice para ser constantemente puxada de volta para a terra pela IMM - afinal, essa é uma feira comercial", disse Campbell. "O conflito inerente torna isso emocionante para mim."

A designer dinamarquesa Louise Campbell analisa o modelo para a Das Haus. Cortesia de Constantin Meyer/Koelnmess

O modelo foi concebido como uma série de caixas modulares em estrutura de madeira, empilhadas duas a duas e alinhadas numa longa fileira. Plantas e luminárias irrompem das paredes e pisos. Painéis de cobertura dispostos aqui e acolá e divisórias internas e externas tornam o modelo bastante lúdico. "A casa é aberta e, ainda assim, privada; íntima e, ainda assim, flexível", diz Campbell. "Todos esses contrastes com os quais eu sempre trabalhei foram incorporados à casa."

Cortesia de Constantin Meyer/Koelnmess
Sobre este autor
Cita: Derrick Mead. "Uma casa para o futuro inspirada em Alice no País das Maravilhas" [A House for the Future Inspired by Alice in Wonderland] 22 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622562/uma-casa-para-o-futuro-inspirada-em-alice-no-pais-das-maravilhas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.