I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas”, na UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, promove, nos dias 15 e 16 de maio, o I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas” com o propósito de debater as questões que permeiam os megaeventos esportivos no Brasil, com especial enfoque para a cidade de Natal, RN.

O evento está aberto a pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, setor público e privado e sociedade em geral, já que a realização de megaeventos no Brasil, direta ou indiretamente, interessa e afeta a todos. 

Apresentação

Desde a instituição dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, que as nações disputam o recebimento dos grandes eventos esportivos. Ao longo do século XX, o esporte foi usado como ferramenta de propaganda política, ou seja, através do esporte os governos dos países que recebiam estes eventos mostravam ao mundo a sua condição de superioridade. Na sociedade global, os grandes eventos esportivos, agora denominados de megaeventos dada a sua grandiosidade, se relacionam majoritariamente a perspectivas de rendimentos econômicos. Assim, as administrações públicas das nações que pretendem hospedar estes megaeventos não medem esforços para tentar convencer as entidades promotoras de que estão aptas a receber tais eventos desse porte.

O Brasil vive um momento singular na sua história esportiva haja vista ter sido o país escolhido para hospedar os dois principais megaeventos da atualidade. Do sorriso contagiante de Pelé na sede da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), em Zurique/Suiça em 2007, quando em uma candidatura única a entidade ratificou a escolha do país para receber a Copa do Mundo de Futebol de 2014, aos prantos do ex-presidente Lula em outubro de 2009 em Copenhague/Dinamarca, quando o Rio de Janeiro foi escolhida a cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o país vem se preparando para receber o mundo do esporte nos próximos anos.

Porém, o que se anunciava como uma grande oportunidade para a sociedade brasileira – uma vez que hospedar os dois maiores megaeventos esportivos da atualidade pode resultar em legados de diversas ordens – tem se mostrado nefasto. Superfaturamento de obras públicas, financiamento público à construção de estádios privados que serão elefantes brancos, obras de mobilidade urbana que direcionam e condicionam o uso do automóvel individual, remoções de comunidades carentes para projetos de verticalização de áreas a serem exploradas pelo capital imobiliário, processos de exclusão e gentrificação, leis nacionais sendo revogadas em virtude dos interesses privados da FIFA e COI que promovem os megaeventos são elementos que marcam a passagem da Copa e Olimpíadas no país. 

PROGRAMAÇÃO

15 de maio (quinta-feira)

  • 9h - Abertura
  • 9h30 - Conferência 1: Adriana Araújo Nascimento (ONG Atletas pelo Brasil) / Mediador: Fábio Fonseca Figueiredo
  • 10h30 - Conferência 2: Alysson Carvalho (Dep. Educação Física/UFRN) / Mediador: Fábio Fonseca Figueiredo
  • 11h30 - Debate da conferência – aberto ao público  

16 de maio (sexta-feira)

  • 9h - Conferência 1: Luciano Ramos (Procurador Geral do Rio Grande do Norte) / Mediador: Fernando Manuel Rocha da Cruz
  • 10h30 - Conferência 2: Patrícia Borba Vilar Guimarães (Dep. Direito PúblicoUFRN) / Mediador: Fernando Manuel Rocha da Cruz
  • 11h30 - Debate das conferências – aberto ao público 

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e realizadas no local do evento. Para mais informações, acesse a página oficial do evento.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas”, na UFRN" 14 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601610/i-encontro-esporte-sociedade-e-politicas-publicas-na-ufrn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.