O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas”, na UFRN

I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas”, na UFRN

  • 15:00 - 14 Maio, 2014
I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas”, na UFRN
I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas”, na UFRN, Arena Dunas, Natal - RN. Image © Demis Roussos/Canindé Soares
Arena Dunas, Natal - RN. Image © Demis Roussos/Canindé Soares

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, promove, nos dias 15 e 16 de maio, o I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas” com o propósito de debater as questões que permeiam os megaeventos esportivos no Brasil, com especial enfoque para a cidade de Natal, RN.

O evento está aberto a pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, setor público e privado e sociedade em geral, já que a realização de megaeventos no Brasil, direta ou indiretamente, interessa e afeta a todos. 

Apresentação

Desde a instituição dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, que as nações disputam o recebimento dos grandes eventos esportivos. Ao longo do século XX, o esporte foi usado como ferramenta de propaganda política, ou seja, através do esporte os governos dos países que recebiam estes eventos mostravam ao mundo a sua condição de superioridade. Na sociedade global, os grandes eventos esportivos, agora denominados de megaeventos dada a sua grandiosidade, se relacionam majoritariamente a perspectivas de rendimentos econômicos. Assim, as administrações públicas das nações que pretendem hospedar estes megaeventos não medem esforços para tentar convencer as entidades promotoras de que estão aptas a receber tais eventos desse porte.

O Brasil vive um momento singular na sua história esportiva haja vista ter sido o país escolhido para hospedar os dois principais megaeventos da atualidade. Do sorriso contagiante de Pelé na sede da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), em Zurique/Suiça em 2007, quando em uma candidatura única a entidade ratificou a escolha do país para receber a Copa do Mundo de Futebol de 2014, aos prantos do ex-presidente Lula em outubro de 2009 em Copenhague/Dinamarca, quando o Rio de Janeiro foi escolhida a cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o país vem se preparando para receber o mundo do esporte nos próximos anos.

Porém, o que se anunciava como uma grande oportunidade para a sociedade brasileira – uma vez que hospedar os dois maiores megaeventos esportivos da atualidade pode resultar em legados de diversas ordens – tem se mostrado nefasto. Superfaturamento de obras públicas, financiamento público à construção de estádios privados que serão elefantes brancos, obras de mobilidade urbana que direcionam e condicionam o uso do automóvel individual, remoções de comunidades carentes para projetos de verticalização de áreas a serem exploradas pelo capital imobiliário, processos de exclusão e gentrificação, leis nacionais sendo revogadas em virtude dos interesses privados da FIFA e COI que promovem os megaeventos são elementos que marcam a passagem da Copa e Olimpíadas no país. 

PROGRAMAÇÃO

15 de maio (quinta-feira)

  • 9h - Abertura
  • 9h30 - Conferência 1: Adriana Araújo Nascimento (ONG Atletas pelo Brasil) / Mediador: Fábio Fonseca Figueiredo
  • 10h30 - Conferência 2: Alysson Carvalho (Dep. Educação Física/UFRN) / Mediador: Fábio Fonseca Figueiredo
  • 11h30 - Debate da conferência – aberto ao público  

16 de maio (sexta-feira)

  • 9h - Conferência 1: Luciano Ramos (Procurador Geral do Rio Grande do Norte) / Mediador: Fernando Manuel Rocha da Cruz
  • 10h30 - Conferência 2: Patrícia Borba Vilar Guimarães (Dep. Direito PúblicoUFRN) / Mediador: Fernando Manuel Rocha da Cruz
  • 11h30 - Debate das conferências – aberto ao público 

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e realizadas no local do evento. Para mais informações, acesse a página oficial do evento.

Cita: "I Encontro “Esporte, Sociedade e Políticas Públicas”, na UFRN" 14 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601610/i-encontro-esporte-sociedade-e-politicas-publicas-na-ufrn> ISSN 0719-8906