O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edificios Públicos
  4. Portugal
  5. Alexandre Marques Pereira Arquitectura
  6. 2007
  7. Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura

Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura

  • 12:00 - 14 Maio, 2014
Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura
Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura , © Pedro Ferreira
© Pedro Ferreira

© Pedro Ferreira © Pedro Ferreira © Pedro Ferreira © Pedro Ferreira + 28

  • Planejamento estrutural

    José Pedro Venâncio, Betar, estudos e projectos
  • Planejamento elétrico e de telecomunicações

    Multitec- Consultores Técnicos Associados Lda.
  • Projeto sanitário

    Betar, estudos e projectos
  • Projeto mecânico

    Multitec- Consultores Técnicos Associados Lda.
  • Projeto de conforto térmico e acústico

    Multitec- Consultores Técnicos Associados Lda.
  • Cliente

    Administração do Porto de Lisboa, APL
  • Mais informações Menos informações
Pré-existente.Cortesia deAlexandre Marques Pereira, Arquitectura Unipessoal, Lda.
Pré-existente.Cortesia deAlexandre Marques Pereira, Arquitectura Unipessoal, Lda.

Do arquiteto: O edifício do Palacete do Relógio, situado na praça do Cais do Sodré voltado para o rio Tejo, é um pequeno conjunto que inclui um relógio com a hora oficial e o palacete propriamente dito, construído no início do século XX, nos primeiros anos da Republica, para abrigar a sede administrativa do Porto de Lisboa. O edifício foi projetado tardiamente em estilo “Beaux Arts”.

© Pedro Ferreira
© Pedro Ferreira

Após várias décadas de serviço, e após a transferência da Administração do Porto de Lisboa, este edifício permaneceu vários anos abandonado até se decidir, em meados da década passada por sua reabilitação a pretexto do arranjo de toda a área, para a instalação das Agências Europeias, projeto geral que ficou a cargo de Manuel Tainha.

© Pedro Ferreira
© Pedro Ferreira

O Palacete assume no plano geral um lugar central na definição de uma nova praça virada ao Tejo, ficando do lado leste o conjunto da Agencia Europeia de Segurança Marítima a AESM, ou EMSA e, do lado oeste o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência o OEDT, ou EMCDDA. As principais funções programáticas do palacete, são espaços de apoio às duas agências, principalmente ao OEDT, tais como espaços técnicos, escritórios de trabalho e salas de reuniões, tendo especial destaque o restaurante/cantina instalado no último piso, e a sua cozinha nos pisos de baixo.

© Pedro Ferreira
© Pedro Ferreira

A estratégia de projeto é relativamente simples de explicar, embora complexa de construir. A ideia central surgiu a partir da estrutura do edifício abandonado, com o seu átrio central de duplo pé-direito, a partir daqui refez-se e aprofundou-se esta ideia, acrescentado mais uma altura e redesenhou-se todo o conjunto - do todo ao fragmento -, introduziram-se dois elevadores de ferro e vidro, um no átrio interior e outro pelo exterior voltado para a praça e o Tejo.

© Pedro Ferreira
© Pedro Ferreira

Em relação às escolhas dos materiais e cores, a ideia foi a partir de um contido desenho atual, fazer uma reinterpretação do conforto e do carácter, tanto dos exteriores como dos interiores Beaux Arts, neste sentido e para dramatizar esta estratégia, optou-se por reduzir pelo exterior o uso da cor, privilegiando o branco, o preto e os cinzentos, deixando a cor para os espaços interiores.

© Pedro Ferreira
© Pedro Ferreira

Assim diríamos que o novo e reabilitado Palacete, parte das memórias do existente, acrescenta outras memórias como os elevadores de Lisboa e a relação com a paisagem a sul com a magnífica vista do estuário do Tejo.

Corte AA
Corte AA

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura " 14 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601607/reabilitacao-do-palacete-do-relogio-slash-alexandre-marques-pereira-arquitectura> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.