Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura

Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Janela, FachadaReabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Mesa, CadeiraReabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Janela, CadeiraReabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Mesa, Cadeira, Janela, IluminaçãoReabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Mais Imagens+ 23

  • Planejamento Estrutural: José Pedro Venâncio, Betar, estudos e projectos
  • Planejamento Elétrico E De Telecomunicações: Multitec- Consultores Técnicos Associados Lda.
  • Projeto Sanitário: Betar, estudos e projectos
  • Projeto Mecânico: Multitec- Consultores Técnicos Associados Lda.
  • Projeto De Conforto Térmico E Acústico: Multitec- Consultores Técnicos Associados Lda.
  • Cliente: Administração do Porto de Lisboa, APL
  • Arquitetos Responsáveis: Alexandre Marques Pereira, Manuel Tainha
  • Equipe De Projeto: Tânia Campos, Helena Arguelles, Daniela Decca
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Janela, Fachada
Pré-existente.Cortesia deAlexandre Marques Pereira, Arquitectura Unipessoal, Lda.

Do arquiteto: O edifício do Palacete do Relógio, situado na praça do Cais do Sodré voltado para o rio Tejo, é um pequeno conjunto que inclui um relógio com a hora oficial e o palacete propriamente dito, construído no início do século XX, nos primeiros anos da Republica, para abrigar a sede administrativa do Porto de Lisboa. O edifício foi projetado tardiamente em estilo “Beaux Arts”.

Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Janela, Fachada
© Pedro Ferreira

Após várias décadas de serviço, e após a transferência da Administração do Porto de Lisboa, este edifício permaneceu vários anos abandonado até se decidir, em meados da década passada por sua reabilitação a pretexto do arranjo de toda a área, para a instalação das Agências Europeias, projeto geral que ficou a cargo de Manuel Tainha.

Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Mesa, Cadeira
© Pedro Ferreira

O Palacete assume no plano geral um lugar central na definição de uma nova praça virada ao Tejo, ficando do lado leste o conjunto da Agencia Europeia de Segurança Marítima a AESM, ou EMSA e, do lado oeste o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência o OEDT, ou EMCDDA. As principais funções programáticas do palacete, são espaços de apoio às duas agências, principalmente ao OEDT, tais como espaços técnicos, escritórios de trabalho e salas de reuniões, tendo especial destaque o restaurante/cantina instalado no último piso, e a sua cozinha nos pisos de baixo.

Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Cadeira, Mesa
© Pedro Ferreira

A estratégia de projeto é relativamente simples de explicar, embora complexa de construir. A ideia central surgiu a partir da estrutura do edifício abandonado, com o seu átrio central de duplo pé-direito, a partir daqui refez-se e aprofundou-se esta ideia, acrescentado mais uma altura e redesenhou-se todo o conjunto - do todo ao fragmento -, introduziram-se dois elevadores de ferro e vidro, um no átrio interior e outro pelo exterior voltado para a praça e o Tejo.

Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Escada, Corrimão
© Pedro Ferreira

Em relação às escolhas dos materiais e cores, a ideia foi a partir de um contido desenho atual, fazer uma reinterpretação do conforto e do carácter, tanto dos exteriores como dos interiores Beaux Arts, neste sentido e para dramatizar esta estratégia, optou-se por reduzir pelo exterior o uso da cor, privilegiando o branco, o preto e os cinzentos, deixando a cor para os espaços interiores.

Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Janela, Fachada
© Pedro Ferreira

Assim diríamos que o novo e reabilitado Palacete, parte das memórias do existente, acrescenta outras memórias como os elevadores de Lisboa e a relação com a paisagem a sul com a magnífica vista do estuário do Tejo.

Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura  - Imagem 26 de 28
Corte AA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cais do Sodre, 1200 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação do Palacete do Relógio / Alexandre Marques Pereira Arquitectura " 14 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601607/reabilitacao-do-palacete-do-relogio-slash-alexandre-marques-pereira-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.