O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Primeiro Lugar no Concurso Internacional "Urban Revitalization of Mass Housing" da ONU-Habitat / Valência, Espanha

Primeiro Lugar no Concurso Internacional "Urban Revitalization of Mass Housing" da ONU-Habitat / Valência, Espanha

Primeiro Lugar no Concurso Internacional "Urban Revitalization of Mass Housing" da ONU-Habitat / Valência, Espanha
Primeiro Lugar no Concurso Internacional "Urban Revitalization of Mass Housing" da ONU-Habitat / Valência, Espanha, Exterior. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos
Exterior. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos

ONU-Habitat lançou em setembro passado o concurso internacional "Urban Revitalization of Mass Housing", voltado a estudantes e jovens profissionais de todo o mundo. A competição faz parte da Estratégia Mundial de Habitação da ONU, cujo objetivo é promover a mudança de paradigma na concepção de habitação adequada para todos e promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental das cidades.

Em meados de abril, no contexto do sétimo Fórum Urbano Mundial, foram anunciados os projetos vencedores entre as 752 propostas apresentadas: a revitalização de um bairro residencial periférico de Valência, um bidonville (favela) de Casablanca (Marrocos) e a reestruturação de uma comunidade informal em Florianópolis (Brasil), todos publicados há alguns dias no ArchDaily Brasil

Apresentamos a seguir o projeto vencedor do Primeiro Lugar, Recooperação, da equipe Improvisos, que desenvolve uma estratégia em várias escalas para o bairro Orba, na periferia metropolitana da cidade espanhola de Valência, às margens do mar Mediterrâneo.

Melhora do espaço público. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos
Melhora do espaço público. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos

Descrição dos arquitetos: o ponto de partida é valorizar a situação chave desta localidade, que faz parte da faixa urbanizada que se estende da cidade em direção ao sul. A restauração da continuidade entre ecossistemas e unidades de paisagem, especialmente a tradicional Horta Valenciana a oeste, o Parque Natural de L'Albufera a leste e a própria zona de extensão urbana, constitui o marco para a intervenção no bairro. A recuperação de valas de irrigação, a implantação de novos corredores ecológicos e a introdução de espaços de amortecimento entre as áreas mais alteradas pelo homem e zonas protegidas, deverão devolver as conexões mínimas no território fragmentado.

Esta área residencial, composta por blocos lineares dos anos sessenta com habitações muito similares entre si, apresenta uma alta taxa de desemprego desde que a indústria moveleira e de construção não deixaram de criar oportunidades de trabalho. A população envelhecida sofre a obsolescência da edificação em termos de diversidade e eficiência energética. Entretanto, os habitantes estão socialmente ativos e as associações de moradores já conseguiram no passado que a região desfrutasse de serviços e equipamentos básicos que careciam. Hoje reivindicam aluguéis sociais e a anuência da dívida para pessoas despejadas.

Novos Fluxos. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos
Novos Fluxos. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos
Habitação e Varanda compartilhada. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos
Habitação e Varanda compartilhada. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos

Neste contexto, as possibilidades de melhorias se baseiam na atividade das pessoas que residem aqui. O projeto explora um novo processo de transformação através de intervenções nos ciclos da madeira, da água, da energia e da atividade produtiva. Em estreita relação com a reabilitação do espaço público e o fomento da mobilidade com protagonismo do pedestre, deve-se impulsionar a produção de energia local, a criação de negócios sustentáveis e o consumo da horta próxima.

Usos comunitários e habitações satélite. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos
Usos comunitários e habitações satélite. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos

A atenção especial a uma escala menor de intervenção é importante se deseja partir do processo comunitário existente. Cada portal da acesso para 16 ou 20 habitações, 4 por planta organizadas em "H" entorno do núcleo de comunicação vertical. Há habitações vazias, habitações em que moram somente uma pessoa mais velha e habitações ocupadas por famílias numerosas. Um sistema comunitário de intercâmbio de espaços, bens e serviços permitiria às pessoas oferecerem o que não usam e obterem algo que necessitam. A comunidade de proprietários de cada portal pode então gestionar novas camadas de espaço compartilhado e integrar novos usos. Se propõe o anteprojeto de uma série de elementos estruturais, de divisão, de fechamento e de mobiliário em madeira para aumentar a flexibilidade e diversidade de espaços com alterações modificáveis, replicáveis e de baixo custo.

Planta de dois blocos
Planta de dois blocos

As empresas, a administração e os cidadãos podem trabalhar juntos na identificação de desafios e o projeto colaborativo de soluções, mas o processo escapa do alcance deste trabalho. Improvistos pretende facilitar o início, como mais um ator na transformação do bairro. Com o respaldo que supõe o prêmio das Nações Unidas, buscamos agora continuar colaborando com os vizinhos e a prefeitura. Nosso objetivo é aportar e desenvolver ideias que combinem aspectos sociais, econômicos, ambientais e urbanísticos para atender as necessidades reais das pessoas.

Extensão com banho e cozinha. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos
Extensão com banho e cozinha. Imagem Cortesia da Equipe Improvistos

  • Concurso

    Urban Revitalization of Mass Housing
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Nome da obra

    Recooperação
  • Arquitetos

  • Localização

    Orba, Alicante, Espanha
  • Equipe de Projeto

    María García Méndez e Gonzalo Navarrete Mancebo
  • Colaboradores

    Álvaro Soto Aguirre, Associação de Vizinhos do Parque Alcosa-Los Alfalares, Prefeitura de Alfafar, Universidade Politécnica de Valência, Universidade Politécnica de Madrid e vizinhos do bairro Orba de Valência
  • Ano do projeto

    2014

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Valencia, Nicolás. "Primeiro Lugar no Concurso Internacional "Urban Revitalization of Mass Housing" da ONU-Habitat / Valência, Espanha" [Primer Lugar de la Competición Internacional 'Urban Revitalization of Mass Housing' de ONU-Habitat / Valencia, España] 13 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601604/primeiro-lugar-no-concurso-internacional-urban-revitalization-of-mass-housing-da-onu-habitat-valencia-espanha> ISSN 0719-8906