O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Arquitetos(as) e Urbanistas de todo o Brasil se encontram na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

Arquitetos(as) e Urbanistas de todo o Brasil se encontram na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

  • 19:00 - 22 Abril, 2014
Arquitetos(as) e Urbanistas de todo o Brasil se encontram na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo
Arquitetos(as) e Urbanistas de todo o Brasil se encontram na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

Para promover maior integração entre a sociedade e os arquitetos e urbanistas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promove a I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que tem início hoje, 22 de abril, e segue até o dia 25, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Sob o tema “Arquitetura e Urbanismo para Todos”, especialistas e sociedade poderão debater sobre a qualidade de vida nas cidades, preservação do patrimônio, manutenção e preservação de espaços públicos de uso coletivo, além de discutir sobre práticas e ética profissionais. Serão mais de 600 arquitetos e urbanistas trocando experiências com especialistas de outras áreas.

Sendo a Arquitetura uma das disciplinas essenciais para moldar o espaço construído de acordo com as necessidades sociais, o diálogo com diversos atores sociais é fundamental para a construção de espaços urbanos mais eficazes e democráticos. O evento acontece em meio a um momento histórico para o Brasil, em que os brasileiros saem às ruas para pedir transparência nos gastos públicos e urbanismo, além de cidades bem planejadas e com boa qualidade de vida. 

Paralelamente ao evento, ocorrerão outros encontros de entidades representativas da categoria, como o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), que contará com cerca de 2.000 profissionais. Também estarão reunidos o Conselho de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) e a Federação Nacional de Arquitetos (FNA), além de todas as delegações do IAB

MOMENTO HISTÓRICO

São os maiores eventos desde a publicação da Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Trata-se de um momento histórico, em que os profissionais da área possuem uma série de novas normas, como o Código de Ética, a Tabela de Honorários e a Resolução sobre Direitos Autorais de arquitetos e urbanistas.

“A I Conferência tem um significado especial para o CAU/BR, pois se realiza logo do início do terceiro ano de sua instalação”, diz Haroldo Pinheiro, presidente do Conselho. Para ele, a realização conjunta da Conferência do CAU e do próprio CBA possibilitarão uma visão maior, federativa, da realidade do País e da Arquitetura e do Urbanismo. Para o CAU/BR será também uma nova oportunidade para defesa da boa prática da profissão.

Estruturada em três eixos, a Conferência contará com Grupos de Trabalho (GT) que discutirão os seguintes temas: (i) o CAU, a Sociedade e as Políticas Públicas; (ii) Formação, Exercício e Compromisso Social; e (iii) Ética Profissional e Cidadania. Cada GT terá a duração de 3 horas, com a participação de um presidente de mesa, um mediador e dois debatedores convidados.

Na terça-feira (22/04), o evento inicia-se com a abertura da Plenária às 13h e aprovação do regimento em seguida. A partir das 14h, o primeiro dia é marcado pelo tema “O CAU, a Sociedade e as Políticas Públicas”. Os debatedores serão o jornalista Washington Novaes e a socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Eles vão discutir a importância da Arquitetura, dos planos e projetos na organização das cidades, do espaço construído e de seus reflexos positivos para a qualidade de vida dos cidadãos.

O segundo dia (23/04) traz o GT “Formação, Exercício e Compromisso Social”. O debate acontecerá em torno de uma das profissões que mais impacta a vida das pessoas. Que não apenas moram em casas e edifícios criados por arquitetos e urbanistas, mas também estudam, trabalham e realizam a maioria de suas atividades em espaços criados por esses profissionais. Para o debate, estarão presentes Nilson José Machado, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Hélio Campos Mello, fotógrafo, ex-diretor de redação da IstoÉ e um dos fundadores da revista Brasileiros.

O último GT acontece na quarta (24/04), com a presença de Márcia Tiburi, graduada em filosofia e artes e doutora em filosofia, com publicações em jornais e revistas sobre temas de ética. Conhecida também por ter apresentado o programa Saia Justa, no canal GNT, Márcia dividirá a mesa com Paulo Markun, jornalista, escritor e documentarista. Eles debaterão questões relacionadas à ética profissional e a importância do arquiteto como intérprete da cultura e da sociedade da qual faz parte.

DEBATE COM A PLATEIA

Para estimular a participação do maior número profissionais, a Conferência será realizada nos mesmos dias e local do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos. As sessões ocorrerão em horários diferentes às do Congresso, de maneira que todos os que estiverem em Fortaleza possam participar de ambos os eventos.

Arquitetos e urbanistas inscritos no encontro terão direito a voz e voto nas discussões – que contarão também com expositores, convidados e representantes das principais organizações da área no Brasil.

As conclusões construídas durante a I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo serão adotadas pelo CAU/BR e pelos CAU/UF como recomendações. Ou seja, trata-se de efetivamente levar a opinião dos arquitetos e urbanistas brasileiros para a pauta dos conselhos.

PROTESTOS

A marca da Conferência tem como imagem de fundo foto das manifestações de junho de 2013, no Congresso Nacional, em Brasília. A questão urbana – com suas inúmeras nuances – foi o denominador comum dos protestos, que começaram em São Paulo com a discussão da mobilidade e se espalharam pelo País, ganhando forte apoio popular. A foto é de Fábio Pozzebom, da Agência Brasil.

I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

  • Quando: de 22 a 25 de abril de 2014
  • Onde: Centro de Eventos do Ceará
  • Endereço: Av. Washington Soares, 1117, Fortaleza, CE
  • Informações: aqui

  • Título

    I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo
  • Website

  • Organizadores

  • De

    22 de Abril de 2014, 00:00
  • Até

    25 de Abril de 2014, 00:00
  • Onde

    Centro de Eventos do Ceará
  • Endereço

    Avenida Washington Soares, 1117 - Edson Queiroz, Fortaleza - Ceará, Brasil
Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Arquitetos(as) e Urbanistas de todo o Brasil se encontram na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo " 22 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601245/arquitetos-as-e-urbanistas-de-todo-o-brasil-se-encontram-na-i-conferencia-nacional-de-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906