Arquitetura e Paisagem: HOME - um documentário por Yann Arthus-Bertrand

HOME é um documentário dirigido por Yann Arthus-Bertrand, que mostra impressionantes fotografias aéreas de diversos lugares do mundo. Temas como os rastros de nossas origens, a diversidade da vida na Terra, a geografia, as paisagens naturais e como as atividades humanas se converteram em uma ameaça ao equilíbrio do planeta são registrados no filme através de belíssimas imagens. Um lado sensível da arquitetura da paisagem, que nos mostra a transformação da Terra, permite-nos entender e valorizar nossos recursos naturais.

Mais detalhes a seguir.

A vida teve início há aproximadamente 4 bilhões de anos, entretanto, nós, humanos, existimos há apenas 200 mil anos. O documentário faz um percurso ao longo da história do planeta, desde as origens até o surgimento da nossa espécie. Uma transformação que nos permite entender e valorizar nossos recursos naturais.

Grandes paisagens vulcânicas oferecem um vislumbre do nascimento do nosso planeta, ponto de partida que busca explicar a origem de tudo a partir da evolução das algas, chegando à imensa quantidade de espécies que se desenvolveram a partir destes organismos unicelulares. 

© Vía Home

Contudo, nosso planeta é um "milagre" e a matéria viva permanece um mistério. O homo sapiens, o "homem que pensa", surge para mudar o sentido da história, desconstruindo o equilíbrio natural milenar do planeta.

O desequilíbrio gerado pelo desenvolvimento do homo sapiens chegou ao ponto de 20% da população mundial consumir 80% dos recursos do planeta; dos países do chamado terceiro mundo serem considerados "pobres", quando na realidade detém a maior parte dos recursos naturais que são importados pelos países do primeiro mundo, ou "ricos"; da floresta amazônica, último pulmão do planeta, estar desaparecendo devido ao cultivo de cereais destinados a alimentação de animais...

© Vía Home

Estamos vivendo um período crucial. Alguns cientistas dizem que temos cerca de uma década para mudarmos nosso hábitos, nosso modo de vida, para evitar o esgotamento dos recursos naturais e impedir uma mudança climática catastrófica. Para isso, cada um de nós deve participar deste esforço coletivo.

Este documentário foi lançado em junho de 2009 em diversos cinemas de todo o mundo. No YouTube pode ser vista uma versão mais curta do filme.

Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arquitetura e Paisagem: HOME - um documentário por Yann Arthus-Bertrand" [Arquitectura y Paisaje: HOME un documental de arquitectura terráquea por Yann Arthus-Bertrand] 20 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600497/arquitetura-e-paisagem-home-um-documentario-por-yann-arthus-bertrand> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.