Zaha Hadid Desenha um Iate para Blohm+Voss

Zaha Hadid colaborou com os estaleiros Blohm+Voss, de Hamburgo, para desenhar um novo conceito para a família de superyachts: um protótipo de 128 metros que acabará por gerar cinco, totalmente projetados, iates de 90 metros. Segundo Hadid, o projeto geral é formado pela "dinâmica dos fluídos e os ecossistemas submarinos, com a pesquisa hidrodinâmica moldando o desenho do casco."

Descrição da arquiteta, a seguir.

© Unique Circle Yachts / Zaha Hadid Architects for Bloom+Voss Shipyards

"A estrutura do exoesqueleto da secção superior é uma rede entrelaçada de suportes que variam de espessura e geram uma estética natural para a aparência externa do iate, evocando os sistemas estruturais orgânicos de formações naturais marinhas e conectando os vários níveis e decks do navio perfeitamente via linhas expressivas." Partindo do desenho tradicional de iates, o exoesqueleto do protótipo "cria uma conexão intensa entre as várias plataformas e elementos do projeto."

© Unique Circle Yachts / Zaha Hadid Architects for Bloom+Voss Shipyards
© Unique Circle Yachts / Zaha Hadid Architects for Bloom+Voss Shipyards

JAZZ, um iate de 90 metros, é o primeiro da série "Unique Circle Yachts", que possuirá um total de cinco iates. O projeto foi tecnicamente especificado e detalhado pelos arquitetos navais em Blohm+Voss. Sua linhagem a partir do protótipo mestre de 128 metros é evidente, com refinamentos técnicos para lidar com as especificações exigidas para travessias oceânicas.

© Unique Circle Yachts / Zaha Hadid Architects for Bloom+Voss Shipyards

"Como um objeto dinâmico que se move em ambientes dinâmicos, o projeto de um iate deve incorporar parâmetros adicionais, além daqueles para a arquitetura - todos se tornam muito mais extremos na água. Cada barco é uma plataforma de engenharia que integra as demandas hidrodinâmicas e estruturais específicas em conjunto com os mais altos níveis de conforto, qualidade e segurança espacial", explica Hadid.

© Unique Circle Yachts / Zaha Hadid Architects for Bloom+Voss Shipyards

Dr. Herbert Aly, CEO e Sócio Diretor da Blohm+Voss acrescenta: "A ideia do "Unique Circle Yachts" permite a variação de um genótipo e seus fenótipos, oferecendo uma gama de possíveis soluções com base em uma plataforma cognitiva. Como resultado, o projeto de Zaha Hadid é maleável para atender os desejos e necessidades muito individuais de um cliente potencial que se encontra no centro da abordagem Blohm+Voss para design de iates. A força do desenho encontra-se não apenas na sua funcionalidade e forma, mas também em sua fácil adaptabilidade".

  • Arquitetura

  • Projeto

    Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Equipe de Projeto

    Thomas Vietzke, Jens Borstelmann, Daniel Widrig, Sofia Daniilidou, Ben Grubert, Phillip Mecke, Patrick Euler
  • Engenharia Naval

    Michael Von der Heide, Thomas Sperling
  • Visualização

    Moka-Studio
  • L O A

    90.0M (295 FT)
  • Viga (Máx)

    16.0M (52FT)
  • Calibrador

    4.2M (13FT)
  • Velocidade (Máx)

    16.0 KN
  • Velocidade do Cruzeiro

    14.0KN
  • Alcance

    5000 Milhas Náuticas
  • Classe

    Lloyd’s Register
  • Propulsão

    2X2160 KW, Diesel via caixa de velocidades para propulsão fixa
  • Sistema de Manobra

    1 X Bow thruster
  • Fotografias

    Unique Circle Yachts / Zaha Hadid Architects for Bloom+Voss Shipyards

Notícia via ZHA, Blohm+Voss

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Zaha Hadid Desenha um Iate para Blohm+Voss" [Zaha Hadid Designs Superyacht] 04 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/387583/zaha-hadid-desenha-um-iate-para-blohm-plus-voss> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.