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Arquitetos: taller de arquitectura de bogotá
- Área: 3355 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pré-escola é composta por uma edificação de dois níveis formada a partir de três volumes autônomos dispostos em configuração triangular. Essa organização permite estabelecer três conexões principais com o campus: a entrada, o acesso à biblioteca e o vínculo com o parque. A arquitetura adota formas orgânicas, evitando arestas retas e privilegiando curvas, o que confere maior fluidez e suavidade aos espaços.


Os três volumes abrigam as salas de aula, além de espaços de serviço destinados ao corpo docente e áreas de apoio às atividades acadêmicas. Todos esses ambientes são articulados por uma ampla cobertura dobrada em concreto armado. As dobras dessa cobertura enriquecem a experiência espacial interna e dialogam com a geometria criada pelas paredes anguladas, resultando em uma composição coerente e dinâmica.


Em elevação, o volume se organiza em duas partes distintas: uma base composta por volumes em tijolo e um coroamento constituído por uma faixa envidraçada e pela cobertura dobrada. Os acessos que conectam a entrada principal à biblioteca são marcados por janelas de pé-direito duplo, que asseguram conforto térmico e qualidade ambiental. Já o acesso ao parque é totalmente aberto, promovendo continuidade visual e física entre o exterior e a ágora interna.

As circulações e as paredes foram projetadas para que a experiência das crianças fosse permeada pela surpresa e pela capacidade dos elementos arquitetônicos de estimular a brincadeira. Um exemplo emblemático é a rampa suspensa que desce da cobertura até o pátio central, funcionando como o principal acesso ao segundo nível. Sua inclinação acentuada não apenas facilita a subida das crianças, mas também as convida a correr e explorar o espaço de forma lúdica e espontânea.


Como premissa pedagógica e operacional, o projeto se organiza em torno de um amplo espaço central: uma ágora de encontro coletivo, protegida da chuva e circundada pelas salas de aula — um ambiente pensado para estimular a convivência e o senso de comunidade. Esse espaço é delimitado por um sistema de circulações perimetrais ao pátio triangular, que distribui e articula o acesso às diferentes salas.


O conjunto material resulta da combinação entre a argila de tonalidade arenosa dos tijolos de grande formato e os acabamentos em madeira presentes nos forros e pisos, compondo uma paleta cromática homogênea e acolhedora. Como complemento, cores pontuais são aplicadas de forma moderada no mobiliário, evitando o excesso cromático frequentemente observado em edificações escolares voltadas às primeiras infâncias.

A estrutura mista, composta por concreto armado e alguns pilares metálicos, se organiza a partir de uma série de colunas de seção circular. Essa solução permite desvincular completamente as paredes da estrutura, criando uma envoltória dilatada sob a cobertura e evidenciando a individualidade de cada elemento arquitetônico.























